A escritora moçambicana Paulina Chiziane é o Prémio Camões 2021. Os autores moçambicanos que já receberam esta distinção são José Craveirinha, em 1991, e Mia Couto em 2013.
Na reação, de Maputo, a autora fala de uma "surpresa agradável e reflexiva". Paulina Chiziane disse que foi teimosa, mesmo estando fora dos "cânones consagrados da altura" de sua instrução inicial.
Ela considera ter sido premiada pela afirmação de identidade como "moçambicana, negra e mulher".
Veja agora no vídeo abaixo a reação da autora ao saber do Prémio Camões.
Das Portas de Brandenburgo, em Berlim, ao Museu Guggenheim de Bilbau; do Arco do Triunfo em Paris ao Palácio dos Doges em Veneza, ou ao Coliseu de Roma, passando pela London Bridge e pela Torre de Belém, em Lisboa e ainda por várias outras obras espetaculares contemporâneas, em várias capitais, todas retratadas à noite, sob iluminação artificial, são imagens fantásticas.
De acordo com o seu autor, Luke Shepard, estudante da American University em Paris; "este vídeo é uma celebração do brilho e da diversidade da arquitetura Europa afora".
Ele e uma amiga viajaram durante três meses por 36 cidades de 21 países europeus com a ambição de "captar imagens de algumas das grandes estruturas arquitetónicas europeias de uma forma nova, diferente".
O vídeo é composto de milhares de fotos transformadas em vídeo, com o objetivo de "inspirar a apreciação por essas obras-primas realizadas pela mão do homem".
Uma verdadeira maravilha da tecnologia que não deve perder.
Rembrandt(1606 - 1669) foi um pintor e gravador holandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa. É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos.
Rembrandt viveu muitos anos em Jodenbreestaat, Grande Rua Judaica, a principal artéria do bairro judaico de Amesterdão. Era amigo dos seus vizinhos, pintou-os e pintou para eles, muitos deles prósperos amantes das belas-artes.
O quadro é considerado um dos mais belos e misteriosos do artista. Ele retrata um homem e uma mulher vestidos elegantemente, mas não oferece muitos elementos sobre o ambiente – apresentando apenas um vaso com uma planta e parte de uma parede detrás de ambos. Um dos aspetos que mais chama a atenção nesta obra são os olhares distantes do homem e da mulher, que parecem estar em profunda meditação.
Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!
Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho analisa os sotaques de Lisboa, Coimbra, Porto, Braga, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores para descobrir qual é o sotaque mais neutro de Portugal.
Não perca a oportunidade de aprender um pouco mais.
Nalini Elvino de Sousanasceu em Lisboa, mas é de origem goesa e decidiu mudar-se para Goa onde vive há 19 anos.
Os aspectos multi-culturais inerentes à sua pessoa e o seu espírito positivo são visíveis em tudo o que faz. Dedica-se de corpo e alma a todos os projetos que estão ligados à educação e aos media.
Realizou, apresentou e produziu mais de 100 documentários para a série "Contacto Goa" que foram transmitidos na RTPi e RTP Africa. É neste momento responsável pelo programa "Hora dos Portugueses" na Índia, transmitido na RTPi e RTP1. Produz também curtas-metragens e outros documentários através da sua produtora Lotus Film & TV Production.
Enviado Especial narra a história de Aquino de Bragança, um homem que lutou a vida inteira pela paz em África.
Este documentário da realizadora portuguesa Nalini Elvino de Sousa, retrata o sonho de um homem para alcançar o diálogo e a paz.
A história de vida de Aquino de Bragança, um intelectual e jornalista indiano que teve como objetivo de vida lutar contra o colonialismo e ajudar Goa e todos os países africanos a obter a independência e a paz. É também a história da sua amizade com Samora Machel, que foi tragicamente selada por um acidente de avião, a 19 de outubro de 1986, onde ambos perderam a vida.