sábado, outubro 14, 2023

Credo

 Creio nos anjos que andam pelo mundo,
creio na deusa com olhos de diamantes,
creio em amores lunares com piano ao fundo,
creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes;

creio num engenho que falta mais fecundo
de harmonizar as partes dissonantes,
creio que tudo é eterno num segundo,
creio num céu futuro que houve dantes,

creio nos deuses de um astral mais puro,
na flor humilde que se encosta ao muro,
creio na carne que enfeitiça o além,

creio no incrível, nas coisas assombrosas,
na ocupação do mundo pelas rosas,
creio que o amor tem asas de ouro. Amém.

sexta-feira, outubro 13, 2023

Quer Falar Português Como Um Nativo?

Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho lhe ensina três dicas para falar português como um nativo.

Não perca esta oportunidade. 

Ora veja.



quinta-feira, outubro 12, 2023

Paz e Amor

Ouça o trio brasileiro Melim em Paz e Amor.
Melim é um trio musical brasileiro formado pelos irmãos Rodrigo, Gabriela e Diogo de Paula Pontes Melim. Interessados por música desde a infância, os irmãos tinham projetos separados antes de se juntarem para formar a banda. 

Te amo demais, nunca se esqueça
Pro que der e vier, cê sabe, eu tô aqui, eu tô aqui
Levante a mão, sorria e agradeça
Positividade cura a dor, a dor de cabeça

Achar o que te faça rir
É a chave pra fugir dos seus problemas
A bondade que cê vê, é o espelho de você
E o mal que faz pro outro te envenena
Somos filhos da mesma esfera
Quem ama de verdade não faz guerra

Quem no mundo não quer paz e amor? Ô-ô
Te desejo muita paz, meu amor, meu amor
Quem no mundo não quer paz e amor? Ô-ô
Te desejo muita paz, meu amor

Seria tão bom empatia
Entre todos os povos, nações
Chega de briga

Achar o que te faça rir
É a chave pra fugir dos seus problemas
A bondade que cê vê, é o espelho de você
E o mal que faz pro outro te envenena
Nós somos filhos da mesma esfera
Quem ama de verdade não faz guerra

Quem no mundo não quer paz e amor? Ô-ô
Te desejo muita paz, meu amor, meu amor
Quem no mundo não quer paz e amor? (Quem não quer paz e amor)
Te desejo muita paz, meu amor

Quero mais, quero mais paz e amor
Quero paz, quero paz, quero paz, paz e amor
Quero paz, quero mais paz e amor
Quero paz, quero mais paz e amor, paz e amor

quarta-feira, outubro 11, 2023

O Dinheiro dos Pobres

O Dinheiro dos Pobres (1956) é um filme realizado por Artur Semedo.

Nesta sua primeira incursão no cinema como realizador, Artur Semedo filmou um drama e dirigiu grandes atores como, Vasco Santana e António Silva, ou então ainda iniciados, como Isabel de Castro, aqui no seu quarto filme.

Esta a intriga é um argumento original de Artur Semedo e de João César de Sá.

Sinopse:

Na sequência de uma desilusão de amor com Madalena, Manuel das Dores torna-se padre e cria um orfanato. Na sequência de um incêndio, o orfanato fica destruído, mas Manuel das Dores, com a ajuda de um mestre-escola, consegue angariar dinheiro para a sua reconstrução. Pedro, irmão transviado de Manuel, rouba esse dinheiro – e Manuel, não o querendo denunciar, acaba preso, acusado de lhe ter dado desvio, mancomunado com Madalena. Mas no dia em que a sentença está para ser lida, Pedro apresenta-se no tribunal, arrependido, e confessa que fora ele quem largara fogo ao orfanato, quem roubara o dinheiro, quem causara todas as desgraças.

terça-feira, outubro 10, 2023

Jaipur: A Cidade Rosa

Jaipur é a capital e a maior cidade do estado do Rajastão, na Índia. Tem cerca de 3 milhões de habitantes e foi fundada em 18 de novembro de 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II, o governante de Amber.

Ela evoca a família real que governou a região e, em 1727, fundou o que hoje é conhecido como Cidade Antiga ou Cidade Rosa, que é a sua marca registada. No centro da sua organizada rede de ruas (algo pouco comum na Índia) encontra-se o luxuoso complexo do Palácio da Cidade, com seus jardins, colunas, pátios e museus. Parte do palácio ainda serve como residência real.

É conhecida como "A Cidade Rosa" (antigamente era denominada como a Cidade dos Marajás), já que em 1876 o seu marajá a mandou pintar dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales. 

Atualmente Jaipur é um importante centro de negócios, com todos os requisitos de uma cidade metropolitana. Jaipur foi incluída, em 2019, na lista de Património Mundial da UNESCO.

É uma cidade cheia de história pelo que há locais com muito interesse a visitar: o Palácio Real, o Palácio dos Ventos (um dos cartões postais do país) e o Jantar Mantar um observatório muito interessante para se conhecer. Mas, um passeio pela zona histórica da cidade é obrigatório! 

Jaipur pertence ao famoso Triângulo Dourado: Delhi, Jaipur e Agra. Abriga várias outras atrações como o Templo Govind Devi, Vidhan Sabha, o Templo Birla, Rajput, entre outras. 

Se não pode viajar até Jaipur proponho-lhe, agora, uma viagem virtual até esta bela cidade, através de dois vídeos do Louco Por Viagens).

E agora conheça a história do Forte Amber e o famoso Poço Chand Baori em Jaipur.

segunda-feira, outubro 09, 2023

Civita di Bagnoregio

Civita di Bagnoregio é uma vila da comuna italiana de Bagnoregio, na província de Viterbo, no centro da Itália. É uma vila empoleirada numa colina de tufo, continuamente ameaçada por deslizamentos de terra e despovoamento. Fica 1 km a leste da cidade de Bagnoregio e cerca de 120 km ao norte de Roma. 

É uma vila encrustada no alto de um penhasco e cercada por um vale maravilhoso que merece estar na sua lista de visitas.

O único acesso é feito por uma ponte pedonal, a partir da cidade vizinha, com portagem introduzida em 2013. Devido à sua fundação instável que frequentemente sofre erosão, Civita é conhecida como "a cidade moribunda". Faz parte da associação I Borghi più belli d'Italia ("As mais belas aldeias da Itália").

Civita di Bagnoregio foi fundada pelos etruscos há mais de 2.500 anos. O traçado de toda a vila é de origem etrusca, baseado num sistema viário ortogonal de acordo com o uso etrusco e romano, enquanto todo o revestimento arquitetónico é de origem medieval e renascentista.

Existem numerosos vestígios da civilização etrusca em Civita, especialmente na área de San Francesco Vecchio : uma pequena necrópole etrusca foi encontrada na falésia localizada na área abaixo do Belvedere di San Francesco Vecchio. A caverna de São Boaventura (onde se diz que São Francisco curou o pequeno Giovanni Fidanza, que mais tarde se tornou São Boaventura) é também uma tumba de câmara etrusca.

A Piazza San Donato, já foi o principal fórum da vila e ainda abriga muitas das suas mais belas relíquias. Aqui, pode ver a fachada e a torre do sino da Catedral de San Donato, do século XIII. Festivais, desfiles e corridas de burros acontecem na praça durante os meses de verão.

Civita está situada no vale dos ermos (Valle dei Calanchi ), região a leste do Lago Bolsena e a oeste do Vale do Tibre, no município de Bagnoregio. É composto por dois vales principais: o Fossato del Rio Torbido e o Fossato del Rio Chiaro

A morfologia desta região foi causada por erosão e deslizamentos de terra. O território é constituído por duas formações rochosas distintas, em cronologia e constituição. A formação mais antiga é a do barro; e forma a camada de base particularmente sujeita à erosão. As camadas superiores são compostas de tufo e lava. A rápida erosão deve-se não só aos córregos, aos agentes atmosféricos mas também à desflorestação.

Civita, que é habitada por apenas 10 pessoas (entre elas o cantor britânico Harry Styles), é conhecida pela sua posição impressionante no topo de um planalto (a 443 metros do nível do mar) de tufo vulcânico com vista para o vale do rio Tibre. Está em constante perigo de destruição à medida que as bordas do planalto desabam devido à erosão, deixando os edifícios desmoronarem à medida que o seu suporte subjacente cai. 

Faça agora uma viagem virtual até lá, através do vídeo que se segue.

domingo, outubro 08, 2023

Meu Mundo é hoje (Eu sou assim)

Ouça o cantor brasileiro Paulinho da Viola (1942) em Meu Mundo é hoje (Eu sou assim) - Dança da Solidão de 1972. 

Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim
Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim
Meu mundo é hoje
Não existe amanhã pra mim
Eu sou assim
Assim morrerei um dia
Não levarei arrependimentos
Nem o peso da hipocrisia
Tenho pena daqueles
Que se agacham até o chão
Enganando a si mesmo
Por dinheiro ou posição
Nunca tomei parte desse enorme batalhão
Pois sei que além de flores
Nada mais vai no caixão

Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim
Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim
Meu mundo é hoje
Não existe amanhã pra mim
Eu sou assim
Assim morrerei um dia

Não levarei arrependimentos
Nem o peso da hipocrisia
Tenho pena daqueles
Que se agacham até o chão
Enganando a si mesmo
Por dinheiro ou posição
Nunca tomei parte desse enorme batalhão
Pois sei que além de flores
Nada mais vai no caixão

Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim
Eu sou assim
Quem quiser gostar de mim, eu sou assim