sábado, fevereiro 17, 2024

A Arte de Cosinha

A "Arte de Cosinha" (1876) é um livro de João da Matta e prefaciado pelo escritor português Alberto Pimentel.

João da Matta é considerado o primeiro chef de cozinha reconhecido como uma estrela.

Foi cozinheiro chefe e proprietário do Grande Hotel du Matta e do Hotel João da Matta, no Chiado e do À lá Carte (1848). 

Os seus restaurantes e hotéis eram frequentados por toda a nata da sociedade portuguesa.

Sinopse:

Este livro, que reúne receitas, ensinamentos técnicos e um capítulo sobre a arte de servir, contém também 10 jantares pormenorizados (cada um com 10 preparos ou mais), além de pratos dedicados à família real portuguesa e à família imperial brasileira.

Arte de Cosinha é o registo não só da escrita e dos vocábulos usados em fins do século XIX como também é a memória dos ingredientes e modos de preparo então em voga.

sexta-feira, fevereiro 16, 2024

A Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana ou Costa de Amalfi é uma área ao sul da Itália, na região da Campânia, composta por pequenas e encantadoras cidades dispostas ao longo de uma faixa de cerca de 50 km nas margens do Mar Tirreno e situada relativamente perto de Nápoles. A chamada Costiera Amalfitana, em italiano, começa em Positano e termina em Vietri sul Mar, ou vice-versa. Esta região é considerado património da Unesco desde 1997 e caracteriza-se por cenários naturais deslumbrantes, que incluem não apenas o belo mar azul, mas também, enormes montanhas e destinos cheios de história! 

Com pequenas baías, curvas de areia branca e vilarejos na cor pastel situadas nas encostas das montanhas com os seus terraços e muito romantismo, esta região pode ser considerada a joia da costa da Itália. 

Ao todo, a Costa Amalfitana tem mais de 10 cidades que são uma fonte inesgotável de paisagens surpreendentes e excelente gastronomia (ex: limoncello). Eis algumas delas, de norte para sul, a partir de Nápoles:

Sorrento, Positano, Praiano, Furore, Conca dei Marini, Amalfi, Ravello, Scala, Atrani, Minori, Maiore, Tramonti, Cetara, Erchie, Vietri Sul Mare e Salerno.

quinta-feira, fevereiro 15, 2024

Maybe

Ouça a cantora Janis Joplin em Maybe.

Maybe...
Oh, if I could pray, and I try, dear,
You might come back home, home to me.

Maybe
Whoa, if I could ever hold your little hand
Ooh, you might understand.
Maybe, maybe, maybe, maybe... yeah

Maybe, maybe, maybe, maybe, maybe, dear,
I guess I might have done something wrong,
Honey, I'd be glad to admit it
Ooh, come on home to me!
Honey, maybe, maybe, maybe, maybe... yeah

Well, I know that it just doesn't ever seem to matter, babe,
Ooh, honey, when I go out or what I'm trying to do,
Can't you see I'm still left here
And I'm all alone in needing you

Please, please, please, please,
Oh, won't you reconsider, babe,
Now come on, I said come back,
Won't you come back to me!

Maybe, dear, oh maybe, maybe, maybe,
Let me help you show me how.
Honey, maybe, maybe, maybe, maybe,
Maybe, maybe, maybe, yeah,
Maybe, maybe, maybe, yeah.
Ooh!

quarta-feira, fevereiro 14, 2024

Namorados para Sempre

Namorados para Sempre (Blue Valentine) é um filme (drama, romance) realizado por Derek Cianfrance que conta no elenco com Ryan Gosling, Michelle Williams e Mike Vogel.

Sinopse:

Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) são jovens da classe trabalhadora que passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Ele trabalha como pintor, enquanto ela é enfermeira em uma clínica médica. Seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.

A Quarta-feira de Cinzas: Significado

Tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento - como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma. Para católicos praticantes, a Quarta-Feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, 40 dias mais tarde.

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental (Católico). As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo que convoca à reflexão, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). O seu posicionamento no calendário varia todos os anos, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar entre o começo de fevereiro até à segunda semana de março. É celebrada sempre na quarta-feira seguinte após o Carnaval.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimónia utiliza essas cinzas húmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase "Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás" ou a frase "Convertei-vos e crede no Evangelho".

terça-feira, fevereiro 13, 2024

Marchinhas de Carnaval

Hoje dia de Carnaval proponho-lhe que ouça uma seleção de marchinhas que marcaram o Carnaval nos anos 30.
A Marcha criada no século XV para cadenciar o deslocamento dos soldados, cujo ritmo se associa à exaltação cívica e heroica, despertou mais tarde o interesse de grandes compositores clássicos e românticos.
A Marcha é a peça musical de compasso binário ou quaternário, com tempos fortes e andamentos variados, que se destina a marcar ou evocar o ritmo cadenciado do passo de uma pessoa ou de um grupo. 
A Marcha, como estilo musical, é como já referi, uma peça de música escrita originalmente para marchar e frequentemente executada por uma banda militar. Desta forma, marchas compreendem desde a marcha fúnebre de Wagner e de Chopin, até às marchas militares do luso-americano John Philip Sousa e de Edward Elgar e os hinos marciais do final do Século XIX.
No Brasil designa, especialmente no diminutivo, um género de música popular urbana, nascida nos ranchos e cordões carnavalescos, em compasso binário, cuja coreografia consiste num andar ritmado em voltas. Como o samba, é música de carnaval por excelência. Sofreu a influência de danças como o ragtime, o cakewalk e a polca, populares no Brasil até por volta de 1925.
Ora ouça. Vale bem a pena.

Abram Alas: É Carnaval

Ouça a cantora brasileira Beth Carvalho num pot - pourri carnavalesco onde sobressaem: Toque De Clarins; Ô Abre Alas e O Teu Cabelo Não Nega (DVD ao vivo no Parque Madureira).
Beth Carvalho (1946 - 2019), foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth tornou-se uma das maiores intérpretes do samba, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Quinteto em Branco e Preto.

segunda-feira, fevereiro 12, 2024

Como Fazer Uma Máscara de Carnaval?


Se ainda se quiser mascarar para o Carnaval, que se comemora amanhã, pode começar por aprender, aqui, como fazer uma máscara de carnaval!

O vídeo abaixo é uma aula que lhe ensina como fazer uma máscara de carnaval de forma fácil e rápida. Pode usar esta máscara no carnaval, com as suas crianças, em fantasias ou na decoração da sua casa. 

domingo, fevereiro 11, 2024

Os Caretos de Podence & O Entrudo Chocalheiro

Os Caretos de Podence são originários da aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019.

Inseridos nas festividades de Inverno, tão características na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os Caretos de Podence representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas remotas saem à rua nas festividades relacionadas com o entrudo chocalheiro.


Se quiser ficar a saber um pouco mais acerca dos Caretos de Podence e do Entrudo Chocalheiro, não deixe de ver o vídeo abaixo que fez parte da Candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade - UNESCO.