sábado, outubro 12, 2019

Boombayah

Oiça um dos grupos fenómeno da K - pop, as Blackpink, que arrastam uma legião de fãs por todo o mundo, em BOOMBAYAH. 
Este grupo é composto por quatro integrantes: Jennie, Jisoo, Lisa e Rosé. A sua estreia oficial ocorreu em 2016 com o lançamento dos singles "Boombayah" e "Whistle" do mini-álbum Square One.
A K-pop é um género musical originado na Coreia do Sul, que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisuais. Embora designe todos os géneros de "música popular" dentro da Coreia do Sul, o termo é usado mais frequentemente num sentido mais restrito, para descrever uma forma moderna da música pop sul-coreana, que abrange estilos e géneros incorporados do ocidente como pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk, country, além das suas raízes tradicionais de música coreana. Este género musical surgiu com Seo Taiji and Boys, um dos primeiros grupos de K-pop e formado em 1992.
A K-pop conquistou popularidade primeiro no Leste da Ásia no final da década de 1990 e entrou no mercado de música japonês no início do século XXI.
No final dos anos 2000, passou de um género musical comum entre adolescentes e jovens adultos pertencentes ao Oriente e Sudeste da Ásia, para uma subcultura.
Atualmente, com o advento dos serviços de redes sociais online, a atual disseminação global da K-pop e do entretenimento coreano, conhecidos como a Onda Coreana, podem ser vistos na América Latina, na Índia, no Norte da África, no Médio Oriente, na Europa, etc.

sexta-feira, outubro 11, 2019

As Asas do Desejo

As Asas do Desejo é um filme (drama) realizado em 1987 pelo cineasta alemão Wim Wenders e que conta no elenco com: Bruno Ganz, Otto Sander, Peter Falk, Solveig Dommartin.
O roteiro do filme foi escrito por Wim Wenders e pelo Prémio Nobel da Literatura 2019, Peter Handke

Sinopse:
Na Berlim fria e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas perdidas que sofrem em silêncio. Entre a guarda divina estão os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander). Os dois observam o dia-a-dia dos seres humanos com curiosidade e admiração mas, no fundo, desejam viver as suas experiências, sentir as suas emoções - o que a condição de anjos não lhes permite. Um dia, Daniel fica encantado ao ver uma bela trapezista de circo, Marion (Solveig Dommartin), e apaixona-se por ela. Para poder tocá-la, tem de deixar de ser anjo e tornar-se humano, perdendo para sempre a sua imortalidade. Para ajudá-lo aparece Peter Falk, um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos. "As Asas do Desejo" narra a disputa entre o divino e o efémero, com uma lentidão poética pontuada por imagens a cores e preto e branco, que valeu a Wim Wenders a Palma de Ouro em Cannes.
Fonte: Jornal Público

quinta-feira, outubro 10, 2019

Um Comboio Movido a Hidrogénio

Sabia que existem comboios movidos a hidrogénio?
O grupo  francês Alstom lançou o primeiro comboio movido a hidrogénio destinado ao serviço ferroviário comercial, no norte da Alemanha. O objetivo é substituir o diesel, nas linhas não eletrificadas.
Informe-se, se assim o desejar, vendo os vídeos abaixo.
Não perca esta oportunidade.
Vale mesmo a pena!
Assista agora à reportagem do canal televisivo ARTE Junior sobre o mesmo assunto.
Em Salzgitter, o  construtor ferroviário francês Alstom fabrica comboios que circulam por todo o mundo. Mas, o vídeo mostra o Coradia que não precisa de linhas elétricas ou de diesel para circular. O Coradia carbura a hidrogénio. Ora veja!

terça-feira, outubro 08, 2019

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar é o último livro do jovem escritor português Afonso Reis Cabral (1990).
Afonso Reis Cabral aos quinze anos publicou o livro de poesia Condensação. 
Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália.
No final de 2018, publicou este seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica.
Afonso Reis Cabral, foi ontem anunciado como o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 25.000 euros, pelo seu romance "Pão de Açúcar".

Sinopse
Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.
Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?
Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.

A falsa sensação de liberdade


A falsa sensação de liberdade alimentada pela sociedade, quepara a qual o escritor Étienne de La Boétie já nos havia alertado no século XVI, explicando que o princípio supremo dos novos tempos era que as pessoas tinham a "liberdade" de fazer o que deviam.
Pouco mudou nos últimos séculos.

That's Life

Oiça Frank Sinatra em That's Life.

That's life (that's life) that's what people say
You're riding high in April
Shot down in May
But I know I'm gonna change that tune
When I'm back on top, back on top in June

I said, that's life (that's life) and as funny as it may seem
Some people get their kicks
Stompin' on a dream
But I don't let it, let it get me down
'Cause this fine old world it keeps spinnin' around

I've been a puppet, a pauper, a pirate
A poet, a pawn and a king
I've been up and down and over and out
And I know one thing
Each time I find myself flat on my face
I pick myself up and get back in the race

That's life (that's life) I tell ya, I can't deny it
I thought of quitting, baby
But my heart just ain't gonna buy it
And if I didn't think it was worth one single try
I'd jump…

segunda-feira, outubro 07, 2019

A Arte do Barro Preto

Bisalhães é uma aldeia histórica situada na encosta sul da freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, em Portugal.
É célebre pela olaria de Bisalhães, mais conhecida por "barro preto de Bisalhães".
O processo de fabrico da Olaria Negra de Bisalhães foi declarado Património Cultural Imaterial da Unesco em 29 de novembro de 2016 durante a reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Adis Abeba, na Etiópia.
Embora o processo de fabrico do barro preto de Bisalhães, tenha sido inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da  UNESCO, necessita de salvaguarda e de cuidado urgente.
Este é considerado um ofício duro, exigente, com recurso a processos que remontam, pelo menos, ao século XVI.
O processo de fabrico inclui desde o tratamento inicial que se dá ao barro até à cozedura.
As peças que nascem pelas mãos dos artesãos são depois cozidas em velhinhos fornos abertos na terra, onde são queimadas giestas, caruma, carquejas e abafadas depois com terra escura, a mesma que lhe vai dar a cor negra.
Este processo é bastante antigo, com características muito peculiares e próprias da aldeia de Bisalhães e que tem vindo a ser mantido com muito sacrifício por parte dos oleiros atuais. Veja agora como é feita esta produção de peças artísticas e utilitárias em barro preto.

domingo, outubro 06, 2019

A Ave-do-paraíso de Wilson





A Ave-do-paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica) é uma das menores aves do paraíso. Mas, é uma das mais lindas e coloridas espécies deste tipo de aves.
Os machos têm as cores vermelha, preta, azul e violeta na plumagem, e a cabeça é adornada por um tipo de desenho em forma de cruz preta dupla. A belíssima cauda faz uma curva em espiral.
Contrastando com os machos, as fêmeas são acastanhadas, com um pouco de azul na coroa.
As aves do paraíso são típicas da Australásia e estão presentes nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais.