sábado, fevereiro 08, 2020

Cine Majestic

Cine Majestic é uma comédia dramática (2001) realizada por Frank Darabont e que conta no elenco com Martin Landau, Jim Carrey e Laurie Holden.

Sinopse:
Em plena década de 50, Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que se torna, por engano, alvo do macarthismo. Acusado de seguir a doutrina comunista, ele perde o emprego, a carreira e a namorada. Desiludido sai de carro numa noite chuvosa, sofre um acidente e o seu carro cai num rio. Sem memória e arrastado pela corrente vai parar perto de uma pequena cidade do interior da Califórnia, onde acaba por ser confundido com Luke Trimble, o filho do dono da sala de cinema local, que desapareceu durante a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala de cinema, para a preparar para a sua reestréia.

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Em todos os jardins

Em todos os jardins hei-de florir,
Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,
A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir.

Então receberei no meu desejo
Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa
Que eu via prometida nas imagens.
Sophia de Mello Breyner Andresen

quinta-feira, fevereiro 06, 2020

40 Anos Depois: A agricultura em Portugal

Antes do 25 de Abril de 1974 a agricultura portuguesa era muito atrasada, quando comparada com a dos restantes países que faziam parte da atual União Europeia. Com a entrada de Portugal na UE, o nosso país passou a receber ajudas comunitárias provenientes da PAC.
Veja no vídeo abaixo o resultado deste apoio e clique aqui para perceber os desafios que teremos de enfrentar no futuro...

quarta-feira, fevereiro 05, 2020

A Perpétua Roxa

A Perpétua Roxa é uma planta da família Amaranthaceae, anual, também conhecida como imortal , flor do Amaranto ou suspiro roxo, que pode chegar aos 60 cm. É nativa do Brasil, Panamá e Guatemala.
As suas flores globosas são compostas por escamas secas, sem aroma e que não murcham, daí o seu nome: perpétua.
A perpétua roxa é considerada importante no tratamento de problemas nas cordas vocais. 
É também um anti-inflamatório natural, capaz de aliviar as dores de garganta, a rouquidão, o catarro, a tosse seca, a bronquite, a laringite e as ondas de calor.
O chá de perpétua roxa é tradicionalmente bebido, com regularidade, por pessoa que utilizam muito a voz, nomeadamente cantores, oradores, conferencistas ou atores de teatro, para limpar e clarear a voz.

Para preparar o chá com as flores: Colocar 4 flores secas numa chávena ou colocar 10 gramas num 1 litro de água a ferver. Deixar amornar (manter o recipiente tapado) e quando atingir a temperatura ideal, coar, adoçar com mel e tomar a seguir.
Para combater doenças respiratórias o chá deve ser consumido ainda morno, até 3 vezes ao dia.

terça-feira, fevereiro 04, 2020

As Escadinhas da Saúde




As Escadinhas da Saúde ligam a Praça do Martim Moniz à Rua Marquês de Ponte de Lima, na Mouraria. Representam 32 metros de subida, contudo desde outubro de 2018, pode optar por subir pelas escadas rolantes que ali foram construídas – as primeiras a céu aberto da cidade de Lisboa.
Escadinhas da Saúde no Martim Moniz já têm escadas rolantes from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

domingo, fevereiro 02, 2020

A Red Sand Beach

Um dos cinco condados do estado norte-americano do Havaí, Maui, tem mais de 80 belas praias. Entre elas, destaca-se a Red Sand Beach , com as suas areias vermelho-escuro.
A praia tem o formato de lua em quarto crescente e está rodeada por uma colina de origem vulcânica, coberta de pinheiros.
No meio do mar, um paredão de lava negra protege a costa das ondas mais fortes.
O azul do mar, o verde das árvores, o vermelho da areia e o preto do recife formam uma paisagem única. O acesso a este paraíso, no entanto, é difícil, embora compensador.