sábado, junho 04, 2022

É Utilíssimo!

Este site é incrível! Guardem-no nos vossos arquivos porque pode vir a fazer falta. 

É um mapa inteligente. Seleciona os pontos de partida e destino. Mostra o caminho e todos os modos de transporte (avião, comboio, barco, autocarro...) escalas e respetivos custos. A rota inclui o mapa, para qualquer destino no mundo, por avião, autocarro e comboio. Basta clicar aqui no link.

sexta-feira, junho 03, 2022

Desejo-te Tempo!

Não te desejo um presente qualquer,
Desejo-te somente aquilo que a maioria não tem.
Tempo, para te divertires e para sorrir;
Tempo para que os obstáculos sejam sempre superados
E muitos sucessos comemorados.
Desejo-te tempo, para planear e realizar,
Não só para ti mesmo, mas também para doá-lo aos outros.
Desejo-te tempo, não para ter pressa e correr,
Mas tempo para encontrares a ti mesmo,
Desejo-te tempo, não só para passar ou para vê-lo no relógio,
Desejo-te tempo, para que fiques;
Tempo para te encantares e tempo para confiar em alguém.
Desejo-te tempo para tocar as estrelas, 
E tempo para crescer, para amadurecer.
Desejo-te tempo para aprender e acertar,
Tempo para recomeçar, se fracassar.
Desejo-te tempo também para poder voltar atrás e perdoar.
Para ter novas esperanças e para amar.

Não faz mais sentido protelar.
Desejo-te tempo para ser feliz.
Para viver cada dia, cada hora como um presente.
Desejo-te tempo, tempo para a vida.
Desejo-te tempo. Tempo. Muito tempo!

José Régio

quinta-feira, junho 02, 2022

Mario Lanza: Ave Maria


Ouça Mario Lanza em Ave Maria. Este vídeo é uma verdadeira preciosidade. Uma joia para ser guardada pelos amantes da música.

Mario Lanza pseudónimo de Alfred Arnold Cocozza (1921-1959) foi um tenor norte-americano de ascendência italiana e astro de Hollywood.

O garoto que faz dueto com o Mario Lanza é Luciano Pavarotti. Este evento raro aconteceu num dia de dezembro dos anos 50.

quarta-feira, junho 01, 2022

Já Viu O Desmoronar De Uma Montanha ?

A força da natureza por vezes assusta. Já viu o desmoronar de uma montanha? Se quiser ver o que se passou em Itália não deixe de clicar aquiÉ absolutamente impressionante!  

Um deslizamento de terras ou aluimento de terra é um fenómeno de ordem geológica e climatológica que inclui vários tipos de movimentos do solo, tais como: a queda de rochas, a falência de encostas em profundidade e os fluxos superficiais de detritos.

Podem considerar-se três fatores que influenciam a ocorrência dos deslizamentos de terras:

  1. O tipo de solo: a sua constituição, granulometria e nível de coesão;
  2. O declive das encosta;
  3. A água absorvida: contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis também pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento. E agora veja o vídeo abaixo que mostra com mais detalhes o que se passou na Calábria em 2011.

terça-feira, maio 31, 2022

Louis Armstrong: Fotografia Histórica



Louis Armstrong toca para a mulher em frente à Esfinge, no Egito, em 1961.

Louis Armstrong (1901-1971), apelidado "Satchmo", "Satch" e "Pops", foi um músico e vocalista americano. É considerado uma das figuras mais influentes e importantes do jazz, com uma longa carreira de cinco décadas, sendo notórias as suas habilidades como trompetista, cornetista e saxofonista.

segunda-feira, maio 30, 2022

7 Coisas Para Não Se Ter Em Casa Segundo o Feng Shui

Já ouviu falar em Feng Shui? O Feng Shui é a arte de harmonizar os espaços e tem como objetivo melhorar a energia vital nos seres e ambientes. 

De acordo com o Feng Shui há algumas coisas que devem ser evitadas dentro de casa para não prejudicar a boa circulação de energias e não atrapalhar as vibrações de Prosperidade

Quer saber quais são elas? Então assista ao vídeo abaixo e veja as dicas dadas por Luiz Netto!

domingo, maio 29, 2022

O Grande Livro Dos Provérbios Angolanos

O Grande Livro Dos Provérbios Angolanos é um livro escrito por Américo Correia de Oliveira Doutor em Estudos Portugueses na especialidade de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Esta obra junta, num estudo magnifico, cerca de duas mil páginas de provérbios angolanos, e conta com um prefácio do Professor José Carlos Venâncio.

Esta obra de Américo Correia de Oliveira, sucede-se a outras já publicadas, nomeadamente "A criança na literatura tradicional angolana" (Leiria, Magno Edições 2000), "Os ogros na tradição oral angolana" (Leiria, Magno Edições 2001), "O livro das adivinhas angolanas" (Lisboa: Mar além”). Segundo o prefaciador, "… Neste efetivo "retorno às origens, para utilizar uma expressão grata aos negritudinistas, a dignificação das estruturas tradicionais de poder, articulando-as com as instâncias do poder modernas, é, sem dúvida alguma, um passo importante nesse redescobrir da "velha África" em prol de uma tão desejada "nova África". A valorização da tradicional oral, em todas as suas dimensões, é um caminho a não descurar nesse processo. Provérbios, como os ora antologiados por Américo Correia de Oliveira, revelam a destreza da sabedoria popular e dão a conhecer uma Angola profunda que, como decorre do articulado desenvolvido ao longo do prefácio, interessa primeiramente aos próprios angolanos, sejam eles políticos, intelectuais, professores, juristas, escritores ou críticos literários…"

Sinopse:

"Somos velhos como a nascente, antigos como o pirãoTwakulu nd’ono, twasyahulu nd’iputa." 

É com este provérbio, dos Ovimbundu, que o Doutor Américo Correia de Oliveira inicia esta obra. Ao longo de 1200 páginas, desenrolam-se 13029 provérbios de Angola e dos seus povos. "Precioso contributo para o desenvolvimento da cultura Angolana", como afirma José Carlos Venâncio no seu prefácio.

Os provérbios de oito grupos etnolinguísticos vão surgindo página após página numa viagem pela cultura Angolana. Os provérbios compilados, são-nos apresentados sucessivamente nas línguas Kikongo, Kimbundu, Cokwe, Ngangela, Olunyaneka, Oshihelelo, Oshikwanyama e Oshindonga, Umbundu e ainda de comunidades indeterminadas.