sábado, junho 07, 2025
Nacionalidade e Estrangeiros
sexta-feira, junho 06, 2025
O Estreito de Gibraltar & As Colunas de Hércules
As Colunas de Hércules são promontórios que existem no estreito de Gibraltar. Um situa-se na África (Monte Hacho ou Monte Muça) e outro na Europa (Monte Calpe ou rochedo de Gibraltar).
Este nome provém da mitologia grega. Esta conta que Hércules, para realizar o décimo dos seus doze trabalhos, teria tido necessidade de transpor um estreito marítimo. Dispondo de pouco tempo, resolveu abrir caminho com os ombros, ligando assim o mar Mediterrâneo ao oceano Atlântico.
De um lado, ficou um grande rochedo, mais tarde chamado Gibraltar (Monte Calpe) e do outro lado o Monte Hacho ou o Monte Muça (Abília ou Ábila). O primeiro situado em Ceuta e o segundo a alguns quilómetros para oeste, em Marrocos. Os dois montes depois de separados passaram a chamar-se "Colunas de Hércules", ou "Pilares de Hércules".
Mas o Estreito de Gibraltar é muito mais do que uma simples passagem marítima.Com apenas 14 km de largura no seu ponto mais estreito, liga o oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo, separando a Europa (Espanha) da África (Marrocos). Pela sua posição estratégica, é uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo, e essencial para o comércio global.
O estreito é uma fossa importante, com uma média de 365 metros de profundidade no arco formado pela cordilheira do Atlas do Norte da África e o alto planalto da Espanha. O estreito de Gibraltar é assim o resultado da separação das placas tectónicas: Euroasiática e a Africana.
Mas, o Estreito de Gibraltar também tem um valor simbólico e lendário porque na Antiguidade, os gregos e romanos acreditavam que ali ficavam as Colunas de Hércules. Para os antigos, essas colunas representavam o fim do mundo conhecido. "Non plus ultra", ou seja nada além dali.Mas a sua importância não para por aí: todos os anos, milhões de aves migratórias cruzam o estreito nas suas rotas sazonais entre a Europa e a África, fazendo desse local um dos pontos mais importantes do planeta para a observação de aves.
Já agora, a estátua denominada Pilares de Hércules está localizada no Estreito de Gibraltar. Esta escultura simboliza a importância histórica e geográfica da região, que há séculos serve como uma encruzilhada de culturas e comércio.
Os dois imensos Hércules de bronze, obra do artista de Ceuta Ginés Serrán Pagán, têm 7 metros de altura e pesam 4 toneladas cada um. São, atualmente, as esculturas em bronze da mitologia clássica de maiores dimensões do mundo.
Estas esculturas, devido ao seu tamanho e grandiosidade, impressionam os visitantes que chegam a Ceuta quer de barco quer quando passeiam pelas suas ruas.
quinta-feira, junho 05, 2025
5 de junho: Dia Mundial do Ambiente
quarta-feira, junho 04, 2025
Pica do 7
Ouça o cantor português António Zambujo em o Pica do 7.
Eu salto do ninho e vou pra paragem
De bandolete à espera do sete
Mas não pela viagem
Eu bem que não queria
Mas um certo dia, vi-o passar
E o meu peito cético
Por um pica de elétrico, voltou a sonhar
A cada repique
Que soa do clique daquele alicate
Num modo frenético
O peito cético toca a rebate
Se o trem descarrila
O povo refila e eu fico num sino
Pois um mero trajeto
No meu caso concreto é já o destino
Ninguém acredita no estado em que fica o meu coração
Quando o sete me apanha, até acho que a senha me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mais nada me dá a pica que o pica do sete me dá
Que triste fadário
E que itinerário tão infeliz
Cruzar meu horário com o de um funcionário
De um trem da Carris
Se eu lhe perguntasse
Se tem livre passe pro peito de alguém
Vá-se lá saber
Talvez eu lhe oblitere o peito também
Quando o sete me apanha, até acho que a senha me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mais nada me dá a pica que o pica do sete me dá
Ninguém acredita no estado em que fica o meu coração
Quando o sete me apanha, até acho que a senha me salta da mão
Pois na carreira desta vida vã
Mais nada me dá a pica que o pica do sete me dá
Mais nada me dá a pica que o pica do sete me dá
terça-feira, junho 03, 2025
A Floresta Das Esmeraldas
Este filme (que pode ver aqui) que narra a história verídica de um rapaz, que é raptado no Brasil, mostra o choque entre a civilização e a vivência na selva, trazendo à nossa memória a urgente necessidade de preservar um recurso natural único que é a floresta Amazónica.
De registar que este foi o primeiro papel em cinema da atriz brasileira Dira Paes.
segunda-feira, junho 02, 2025
A Cidade Equestre ...
Seus cascos de granito
E sobe
A galope
Encosta arriba
(Lá onde o casario morre)
Upa!
É uma torre
De pássaro de fogo
De corpo de mulher
Torre de tudo e de quanto
A palavra o canto
Pode e quer.
domingo, junho 01, 2025
Fungagá da Bicharada
O Fungagá da Bicharada foi um programa de televisão infantil da RTP - Rádio e Televisão de Portugal, que estreou em 1976, aos sábados à tarde, com apresentação de Júlio Isidro e com a participação de José Barata-Moura, o autor do genérico e de muitos dos temas interpretados no programa.
Cada programa era dedicado a um animal específico que estava presente no estúdio.