terça-feira, setembro 10, 2019

O Enigma de Kaspar Hauser

O Enigma de Kaspar Hauser é um filme alemão ocidental de 1974, um dos mais celebrados do realizador Werner Herzog. O trabalho, cujo título original significa, em tradução literal, "cada um por si e Deus contra todos" narra a história de Kaspar Hauser, uma criança abandonada envolta em mistério, encontrada na Alemanha Ocidental do século XIX, com alegadas ligações à família real de Baden.
O filme fez parte da competição para a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1975, onde ganhou três prémios.
O filme de Werner Herzog  baseia-se no livro "Casper Hauser oder die Trägheit des Herzens", de Jakob Wassermann, publicado em 1908, que, por sua vez, retrata o caso de um adolescente encarcerado na Alemanha do século XIX até a idade de 16 anos, quando teve o seu primeiro contacto verbal e social.
Somente depois disso, pôde ser observado algum desenvolvimento de Kaspar Hauser na linguagem e na socialização com outros indivíduos.

Sinopse:
Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, transportando um estranho bilhete. Logo é descoberto que a sua aparição misteriosa se deve ao facto de que ele ficou fechado toda a sua vida num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a integrar-se na sociedade, mas rapidamente Kaspar transforma-se numa atração popular.

Torres de Energia Originais

Na Islândia, arquitetos transformam torres de energia em incríveis esculturas.
As torres de energia que existem em todas as cidades não são das obras mais bonitas. Visualmente poluidoras, as estruturas que seguram os fios de alta-tensão que distribuem a energia elétrica, não seriam aprovadas por nenhum designer.
Pensando nesta poluição visual, os arquitetos Jin Choi e Thomas Shine, ambos islandeses, resolveram mudar a aparência destas torres no país. A intenção é modificar as estruturas transformando-as em verdadeiras obras de arte.
Em 2008, a dupla criou o projeto "Land of Giants" (Terra de Gigantes), que tem como objetivo dar aparência humana às torres, como se fossem pessoas segurando os cabos.
Este projeto transforma postes elétricos em estátuas, na paisagem da Islândia.
Atualmente, um modelo dos Giants é exibido como uma coleção permanente no Musée des Sciences et de la Technologie du Canadá, em Ottawa.
FONTE: http://www.jornalciencia.com/na-islandia-arquitetos-transformam-torres-de-energia-em-incriveis-esculturas/

segunda-feira, setembro 09, 2019

Esta gente

Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo
Sophia de Mello Breyner Andresen -  "Geografia"

domingo, setembro 08, 2019

O Lago Retba ou Rosa

Situado no Senegal, mais precisamente ao norte da península de CapVert, a cerca de 30 km de Dakar, capital do Senegal, está o Lago Retba ou Rosa, que é um dos poucos do mundo que apresenta uma característica pouco comum: a sua cor.
Uma das características do lago Retba é a sua alta concentração de sal e de uma microalga que pode ser encontrada na sua água, que possibilita, então, o tom de cor de rosa da mesma.
São estas plantas que produzem um pigmento vermelho, que absorve a energia solar e cria, assim, mais energia e, consequentemente, fazendo a água ficar cor de rosa.