sábado, dezembro 10, 2022

A Corrida de Sacos ou Jogo das "Sacas"

A Corrida de Sacos ou Jogo das "Sacas" é uma competição, geralmente infantil, na qual as crianças (pelo menos 10 elementos) se  colocam dentro de um saco de serapilheira, que seguram com as mãos, abaixo dos sovacos.

Para se jogar marca-se um percurso no chão, com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida.

Ao sinal de partida cada jogador entra para dentro do seu saco, segura as laterais, e salta a pés juntos até alcançar a meta. A primeira criança a alcançar esse objetivo é o vencedor (a) da partida.

Esta brincadeira também pode ser uma disputa entre duas equipas, e as crianças devem saltar dentro dos sacos, sair do saco e entregá-lo ao próximo competidor, fazendo um revezamento. Os sacos devem ser grandes e resistentes, como os sacos de estopa ou serapilheira, e têm de chegar pelo menos ao quadril das crianças.

O jogo da corrida de sacos é sempre uma animação divertida numa festa de aniversário. Experimente.

sexta-feira, dezembro 09, 2022

Os Sons da Letra O


Aprenda Português Europeu através de conteúdos interessantes e autênticos!

Assista hoje a mais um vídeo do Portuguese With Leo, onde Leonardo Coelho que analisa os sons da letra O.

Não perca a oportunidade de aprender um pouco mais. 

 Ora veja!

quinta-feira, dezembro 08, 2022

Nossa Senhora da Conceição

Tenho dez anos

e caminho de volta à minha casa.

Venho da escola, da igreja,

da casa de Helena Reis, não sei,

mas piso, é certo, sobre trilha de areia,

pensando: vou ser artista.

Tenho um vestido, um sapato

e uma visão que não reconheço poética:

um mamoeiro com frutas sob muito sol e pardais.

Não a perderia porque era o bom-sem-fim,

como rosais, uma palavra anzol,

puxava calor, meio-dia, presas de ofídio,

diminuta aflição, gotículas,

porque a Virgem esmagava o demônio

com seu calcanhar rosado.

Só porque achei sua binga e seu pito

meu pai falou: eta menina de ouro!

Foi injusto outras vezes, mas perdeu tardes

atrás de sabugueiro para curar minha tosse.

Parece que vou entristecer-me,

desanimada de lavar hortaliças,

tentada ao jejum mais duro,

não como, não falo, não rio,

nem que o papa se vista de baiana.

Virgem Maria! o tempo quer me comer,

virei comida do tempo!

Me ajuda a parir esta ninhada de vozes,

me ajuda, senão

este conluio de sombras me sequestra,

me rouba o olho antigo e a paixão viva.

Adélia Prado

quarta-feira, dezembro 07, 2022

Vamos até Ruka-Kuusamo?

Se quiser desfrutar de memoráveis ​​experiências de inverno e de um tradicional Natal finlandês não deixe de visitar Ruka-Kuusamo. Esta localidade situa-se no centro da Lapónia e é uma das cidades mais bonitas para se viver o Natal na Finlândia. A neve, as luzes do norte e a arquitetura perfeita fazem dela a cidade ideal. No Natal, no País das Maravilhas do Inverno, é possível desfrutar da companhia de renas brancas, enormes árvores iluminadas no meio de montes de neve branca e pura e imensas atividades!

Para além de um genuíno espírito natalício pode relaxar no meio de uma paisagem natural deslumbrante, fazer passeios de huskies ou renas, pescar no gelo ou fazer biscoitos de gengibre com o Pai Natal.

Famosa pela sua beleza natural, Ruka-Kuusamo situa-se numa região de colinas e florestas e num deserto quase intocado adornado por lagos, rios e rápidos, desfiladeiros e florestas antigas que permaneceram intocadas, todas cercadas por algumas das colinas mais impressionantes de toda a Finlândia. Este belo deserto é o lar de algumas das espécies mais raras de animais e plantas da Finlândia, incluindo os grandes predadores das florestas, como lobos, ursos e carcajus, e oferece ao amante da natureza a chance de experimentar algo verdadeiramente único. Devido à sua proximidade com a Rússia, a fauna e a flora são diversas, incluindo espécies do Ártico, da Sibéria e do sul.

Ruka-Kuusamo está situada num planalto, a aproximadamente 250m acima do nível do mar, e daqui as águas correm em cinco direções diferentes, ligando-a ao Mar de Barents, ao Golfo de Bótnia e ao Báltico.

Se quiser saber porque é que este é um dos principais destinos de férias da Finlândia, atraindo quase um milhão de turistas anualmente, não deixe de ver os vídeos abaixo. 

Não perca esta oportunidade porque vale mesmo a pena. Aqui vai o primeiro.

E agora o segundo.

terça-feira, dezembro 06, 2022

Último Desejo

Ouça António Zambujo e Ney Matogrosso que aqui cantam o Último Desejo de Noel Rosa. 

Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João

Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete
Sem luar, sem violão

Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar

Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar

Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação

Às pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim

segunda-feira, dezembro 05, 2022

O Círculo Cromático: Moda e Estilo

Saiba o que é o Círculo Cromático e a sua influência na moda e na escolha dos looks, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

Neste vídeo Luciane mostra-lhe como usar o círculo cromático no seu dia a dia. Aqui faz um resumo muito simples que lhe poderá ajudar a escolher os seus looks de moda com muita criatividade e harmonia.

Ora veja. 
Vale bem a pena.

domingo, dezembro 04, 2022

O Jogo do Chinquilho

O jogo do chinquilho, da malha ou do fito, é um jogo de origem antiga. A sua prática em Portugal remonta ao tempo da ocupação romana, segundo atestam alguns documentos. A popularidade do jogo é tal, em Portugal nos séculos XVII e XVIII, que o padre Raphaël Bluteau, define o Jogo do Fito no seu Vocabulário Português e Latino em 1713 : "Fito - um pauzinho fincado no chão (...) coisa que atiravam os antigos em diferentes jogos. Fito também se chama o jogo em que se põe um tijolo em pé, a que se atira para o derrubar ou para ficar mais perto dele. Parece-me que se pode usar destes termos por ter este jogo alguma semelhança com o dos antigos atletas romanos."

O jogo do chinquilho (da malha ou jogo do fito) consiste no arremesso de uma malha (discos de metal ou pedras chatas) de forma a derrubar um pino (e/ou deixar a malha - ou o fito - o mais próximo possível deste pino), que se encontra a cerca de dezoito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém um ponto. O jogo termina aos vinte e quatro pontos. No entanto, durante o jogo, os participantes com menos pontuação podem impôr regras, designadamente a mudança de jogo chamado "à sinca", em que o jogador pontua sem que a malha passe a linha de colocação do pino, bem como mandar a malha por baixo da pernas. 

O jogo da malha é um jogo de pontaria aparentado com a galocha bigoden, o jogo da relha e a petanca.

Em Portugal, é jogado após um dia de trabalho, ou ao domingo, e serve para confraternizar, passar um momento de divertimento e companheirismo.

        Notas: 

  1. Nos anos 80, realizavam-se todos os fins-de-semana campeonatos de Chinquilho na tasca das algarvias daí que tenha ficado com este nome. Na mesma altura, também se jogava o chinquilho, aos fins de semana, na freguesia do Lumiar em Lisboa.
  2. O jogo do fito é uma variante nortenha do chinquilho, criada por pastores, praticada assiduamente nas aldeias do distrito de Bragança.
  3. No Brasil, o Jogo da Malha, tanto como o de ferraduras, foi introduzido por imigrantes portugueses.