sábado, outubro 01, 2011

Here We Go Again

Hoje, Dia Mundial da Música, deixo-lhe como sugestão um disco, ou melhor um CD.
Não deixe de ouvir "Here We Go Again". Willie Nelson e Wynton Marsalis juntaram-se para o 2º projecto a dois, tendo como base as composições de Ray Charles. O trompetista e o cantor/compositor de música country, convidaram ainda Norah Jones que detém uma das mais belas e expressivas vozes femininas da atualidade.
Não deixe de ouvir entre outras canções Unchain my heart ou Hit the Road Jack.
O resultado final deste projecto a dois/três é absolutamente arrebatador.

sexta-feira, setembro 30, 2011

Ainda a "Comissão das Lágrimas"

"Comissão das Lágrimas", o novo livro de António Lobo Antunes, é posto à venda esta sexta-feira. O ponto de partida do livro é o doloroso canto de Virinha, uma mulher torturada na sequência do "golpe" que ficou para a história como o "27 de Maio de 1977".
Até que enfim! Um dos maiores romancistas portugueses escreve uma obra que tem como pano de fundo os acontecimentos do 27 de Maio de 1977, em Angola.
A Virinha foi uma, de muitos jovens que morreram e foram torturados na sequência do 27 de Maio. Jovens que foram mortos, sem culpa formada, na flor da idade. Estes assassinatos são um crime contra a Humanidade e não podem ser esquecidos ou branqueados. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto clique, aqui, e ouça os depoimentos prestados, à TSF, por alguns sobreviventes (José Reis, Jorge Fernandes e José Fuso) e por Álvaro Mateus co-autor do livro: Purga em Angola.

Lavapiés

Sugiro-lhe um pequeno passeio por um dos bairros madrilenos. Aqui vai uma pequena e elementar radiografia sobre Lavapiés.
"Lavapiés" é o nome de uma praça do centro de Madrid (Espanha). É também o nome de uma rua e de uma estação de metro, além disso, é a zona mais popular do bairro de "Embajadores" (distrito Centro). Este bairro é, no entanto, mais conhecido pelo nome de Lavapiés, ou Embajadores-Lavapiés.
Na sua origem Lavapiés era a judiaria do bairro judeu de Madrid. A actual Igreja de San Lorenzo ocupa um solar que foi a sinagoga do bairro judeu. Esta comunicava com a praça de Lavapiés através da rua que hoje se chama Rua da Fé, e que então era a rua da Sinagoga.
Muitas familias judias viveram no bairro Lavapiés até à sua expulsão em 1492. Só alguns judeus notáveis (ex: médicos) estavam autorizados a viver fora do bairro.
Parece que o nome Lavapiés se deve à existência de uma fonte na praça. Aí fazia-se a lavagem ritual dos pés antes dos judeus se dirigirem ao templo.
Já agora, a denominação de "Manolo" e "Manola" que se dá aos castiços madrilenos, tem origem em Lavapiés. Diz-se que tem a ver com a profusão do nome Manuel, com que se batizavam muitos judeus para escapar à
expulsão em 1492.
No final dos anos 80, Lavapiés era um bairro habitado por gente mais velha que vivia em casas velhas e de pequenas dimensões. A abundância de casas abandonadas e de habitações de renda barata atraiu nos anos 80 e 90, muitos jovens com poucos recursos, entre eles numerosos "okupas". Lavapiés foi, provavelmente, a zona de Madrid com maior densidade de casas ocupadas e aí tiveram lugar as primeiras experiências de "okupação" da capital espanhola.
Hoje em dia ainda existem um certo número de centros sociais "okupados" e é também o bairro com maior quantidade de as
sociações culturais e relações de vizinhança de Madrid.
Mais recentemente e pelas mesmas razões, foram atraídos para este bairro centenas de imigrantes. Calcula-se que cerca de 50% da população de Lavapiés é de origem estrangeira. Devido a esta multiculturalidade, eventos como o Ano Novo chinês ou o Ramadão têm ali quase a mesma expressão que o Natal espanhol. De qualquer modo, os habitantes de Lavapiés não gostam de pronunciar a palavra "multiculturalidade" porque isso soa-lhes a parque temático. Para eles o seu bairro é o seu bairro, ou seja um organismo vivo. Não o trocam por nada do mundo, porque Lavapiés é, para eles, um estado mental.

quinta-feira, setembro 29, 2011

Festival Imigrarte

O 5º Festival Imigrarte vai decorrer em Lisboa (no Mercado do Forno do Tijolo) de 30 de setembro a 2 de outubro.
A Solidariedade Imigrante - Assoc para a Defesa dos Direitos dos Imigra
ntes convida-o/a a desfrutar de três dias de arte e cultura imigrante e portuguesa nas mais diversas áreas desde o cinema à música, passando pela dança, artes pláticas, fotografia, stand up comedy, malabarismo, etc.
Este evento conta com a presença de quase 30 associações de imigrantes que oferecem o melhor da sua gastronomia e
artesanato. Para além disso haverá ainda inúmeros workshops, debates e conferências.
Se quiser mais informações sobre o festival clique aqui ou aqui.

quarta-feira, setembro 28, 2011

Festa do Japão, em Lisboa

O mês de outubro promete.
Começa logo no dia 1 com a Festa do Japão em Lisboa.
A Embaixada do Japão irá reabrir o Jardim do Japão (sito entre o Museu de Arte Popular e o Hotel Altis Belém), em Lisboa, no próximo dia 1 de Outubro, sábado, às 12 h 00. Este evento será assinalado com a Festa do Japão em Lisboa, a decorrer no mesmo local, das 13h00 às 21h00.
O acontecimento visa celebrar a cultura e a amizade entre o Japão e Portugal. O evento é composto por dois momentos específicos. O primeiro, destina-se à reabertura do Jardim do Japão com os representantes das entidades organizadoras e convidados. O segundo momento (das 13h00 às 21 h), é dedicado a actividades culturais. Nesta fase da programação poderá apreciar demonstrações de: caligrafia, de Ikebana (arte floral japonesa); de Orikata/Furoshiki (técnicas de embrulho), de Origami, de Yukata e de Artes Marciais
e a mostras de Bonsais e de gastronomia japonesa (Oden, Futomaki, Onigiri, Chirashi sushi, Edamame, Dorayaki, Tonjiru, Dango, Yakitori, caril japonês, Takoyaki e bebidas). Pode também ouvir poesia Haiku e música japonesa e fado, assim como assistir à dança Butoh.
Há ainda várias exposições e venda de Castella do Paulo. A "Castella" é o pão-de-ló que foi levado pelos portugueses para o Japão no século XVI.
Não perca a oportunidade e aprecie esta Festa do Japão em Lisboa.

terça-feira, setembro 27, 2011

Maravilhas da Natureza

Sugiro, hoje, uma apresentação que mostra formações rochosas magníficas.
As curvas, os buracos ou as estrias que aprecem nestas formações rochosas, resultam
da geologia dominante do terreno e do desgaste causado pelo vento, pela chuva, pela força do mar ou ainda pelas diferenças de temperatura. Tudo isto dá origem a formas surpreendentes e inusitadas.
A natureza é infinita na sua beleza!
Estes aspectos das paisagens aparecem um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal. Quem não conhece, por exemplo, dois locais emblemáticos da serra da estrela (em Portugal): A Cabeça da Velha e a Cabeça do Velho?
Já agora em
Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), existe uma formação espeta
cular, que é impropriamente chamada de Pedreira. Esta rara disjunção colunar de basalto forma um conjunto de colunas e disjunções prismáticas de vários metros de altura. Situa-se numa das extremidades do Pico da Ana Ferreira que é, também, famoso pelas suas grutas.


segunda-feira, setembro 26, 2011

As cataratas do Iguaçu

Sugiro-lhe que clique aqui e olhe para esta maravilha da natureza e da técnica. É um site que mostra uma panorâmica aérea das cataratas do Iguaçu. Foram técnicos russos que possibilitaram a visão de 360º destas belíssimas quedas de água.
Quanto entrar no site, observe a primeira imagem que aparece. Repare no mapa pequeno que surge do lado direito, no canto superior do ecrã. Se clicar nos diferentes pontos ou nas estrelas verdes, obtém várias perspectivas das cataratas quer do lado brasileiro quer do lado argentino. Consegue até ter a sensação que está a passear-se pelas passadeiras ali existentes. É uma paisagem arrebatadora .
As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água existentes no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná). A palavra Iguaçu significa "água grande", em tupi-guarani. Estas quedas localizam-se entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, e fazem de fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Património Natural da Humanidade.

domingo, setembro 25, 2011

Comissão das Lágrimas

No dia 30 de Setembro vai estar disponível nas livrarias, o novo livro de António Lobo Antunes, com o título de Comissão das Lágrimas.
"Um doloroso canto de uma mulher torturada" foi o ponto de partida para esta obra .
A mulher torturada foi Elvira (conhecida por Virinha), comandante do batalhão feminino do MPLA, presa, torturada e morta na sequência dos terríveis acontecimentos de 27 de Maio de 1977 em Angola.
António Lobo Antunes não fez um livro documental ou uma reportagem "verídica" sobre o que se passou em Angola, antes usou a sua sensibilidade e o espantoso poder evocativo da sua escrita para falar sobre a culpa, a vingança e a inocência perdida.