sábado, junho 06, 2020

Fake News: Atenção




Fake News: Atenção.
Veja, no vídeo abaixo, o que as novas tecnologias permitem fazer, e o impacto que podem ter nas nossas vidas e nas notícias falsas.

sexta-feira, junho 05, 2020

(R) Evolução Verde: Ambiente Amanhã

O ambiente em Portugal mudou muito em quarenta anos.
O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), com o apoio da APA, produziu o filme (2015) Ambiente Amanhã, com a duração de 23 minutos.
Num formato imersivo e inovador, o filme "Ambiente Amanhã" leva-o a viajar no tempo, indo do passado ao futuro, mostrando as conquistas dos portugueses e os desafios que enfrentaremos nas próximas décadas.

quinta-feira, junho 04, 2020

Saint- Malo: Viver Junto ao Mar

Saint Malo é uma cidade localizada ao pé do Canal da Mancha dentro de uma muralha medieval e situada no departamento de Ille-et-Vilaine, na região francesa da Bretanha. 
Saint Malo conta com cerca de 51 000 habitantes, mas este número pode subir para os 200 000 com a chegada de turistas no verão.
A cidade, com uma geografia privilegiada, foi fundada no seculo I a.C.
Os romanos fortificaram a cidade, e no século VI os monges irlandeses Brendan e Aaron estabeleceram um mosteiro na região. O nome da cidade vem do Santo Bispo Maclou. As muralhas foram construídas no seculo XII pelo Bispo Jean de Châtillon.
No século XX, um bombardeio pelo 3º exército do general Patton, mesmo destruindo a resistência alemã, acabou por devastar a cidade, que demorou 30 anos para ser novamente restaurada. Atualmente é um dos principais destinos turísticos da Bretanha, pela sua inexpugnável área intra-muros, que abriga edificações importantes como a catedral Saint Vincent, construída entre os séculos XII e XVIII.
A vista a partir do mar dá bem o tom belicoso da cidade, que servia de abrigo aos corsários franceses que pilhavam os navios que passavam pelo canal. O famoso navegador  Jacques Cartier, um dos pioneiros na exploração do que hoje é o Canadá, usava Saint Malo como a sua base de exploração.
Mas, viver junto ao mar em Saint Malo nem sempre é fácil, sobretudo na altura das tempestades de inverno, como pode ver no vídeo abaixo.
É verdadeiramente assustador. Veja o que aconteceu durante a tempestade Clara (2020).
Não perca.

quarta-feira, junho 03, 2020

Amazing Grace

Assista ao vídeo abaixo que lhe conta a história do hino cristão "Amazing Grace", que foi escrito,  em 1772, pelo poeta inglês e clérigo anglicano, John Newton.
Amazing Grace! how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but now am found
Was blind but now I see

'Twas grace that taught my heart to fear
And grace my fears relieved
How precious did that grace appear
The hour I first believed

Through many dangers, toils, and snares
I have already come
'Tis grace that brought me safe thus far
And grace will lead me home

The Lord has promised good to me
His word my hope secures
He will my shield and portion be
As long as life endures

And when this flesh
and heart shall fail
and mortal life shall cease
I shall possess
within the vale
a life of joy and peace

When we've been there ten thousand years
Bright, shining as the sun
We've no less days to sing God's praise
Than when we first begun

Amazing Grace! how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but not am found
Was blind but now I see

segunda-feira, junho 01, 2020

O Mochiyori ou Motiyori

"No Japão antigo e atual, a ideia de compartilhar, trocar e cooperar faz parte da cultura".
Assim, o mochiyori é um costume japonês em que cada convidado, de uma confraternização ou festa, leva um prato de comida.
Esta tradição é ainda hoje bastante popular na colónia nipónica no Brasil (uma das maiores existentes no mundo). Além de não pesar no bolso dos convidados, o mochiyori foi um dos responsáveis pela preservação da culinária japonesa no Brasil.
Embora só precisasse levar um prato, tais como futomaki, sekihan, nishime e tsukemono, etc, o convidado tinha a oportunidade de experimentar diversos outros, ajudando a disseminar o gosto pela comida e as receitas tradicionais para as novas gerações.
O Motiyori ou Mochiyori é um grande exemplo de solidariedade, promovendo a união e uma maior integração entre as pessoas. Além disso, provando-se da comida preparada pelo amigo, vizinho ou parente numa festa destas, o clima de intimidade intensifica-se; é como se o salão fosse a casa de todos – sem contar com o prazer de se poder apreciar uma boa comida caseira.

domingo, maio 31, 2020

Bolos de Massa Sovada

Os Bolos de Massa Sovada são um doce regional típico dos Açores, estando sempre presentes nas Festas do Espírito Santo, em todas as Ilhas. Por essa razão, são  também designados por Bolos das Festas do Espírito Santo.
Festa ao Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, nas suas diversas manifestações, e é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.
As receitas dos Bolos de Massa Sovada variam de ilha para ilha, podendo ser mais ou menos condimentadas. No entanto, são sempre confecionadas à base de farinha, açúcar, leite e ovos.
Estes bolos acompanham outros pratos típicos da região, como por exemplo, a Alcatra da Ilha Terceira.
Ingredientes:
Para o fermento
1 batata grande
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar
125 g de farinha de trigo (±)
20 g de fermento de padeiro
Para a massa
1 colher (sopa) de canela em pó
1 kg de farinha de trigo
250 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos

Preparação:
Prepare o fermento de véspera. Coza a batata com a pele, pele-a depois de cozida e reduza-a a puré.
Junte o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água morna.
Adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para obter uma massa de consistência média. Abafe e deixe levedar durante a noite.
Na manhã seguinte, peneire a farinha para um alguidar, juntamente com o açúcar e a canela. Faça uma cova no meio, onde deita os ovos, batendo-os sem misturar com a farinha.
Junta-se a manteiga derretida (mas não fervida) e finalmente a massa de fermento. Amassa-se tudo até a massa fazer bolhas e se soltar do alguidar. Tapa-se, abafa-se e deixa-se levedar durante algumas horas. Geralmente prepara-se a massa de manhã e coze-se ao fim da tarde.
Tiram-se bocados de massa do tamanho que se desejar; estes bocados, ao serem tirados e mexidos, esticam. Dobram-se.
Colocam-se sobre toalhas polvilhadas com farinha e depois de levedarem um pouco pincelam-se com leite. Levam-se a cozer em forno forte.