sábado, março 26, 2022

A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro

A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro é um livro do escritor italiano Antonio Tabucchi .

Sinopse:
"O cenário desta triste, tenebrosa e, acrescentaríamos ainda, truculenta história, é a risonha e laboriosa cidade do Porto. Nem mais: a nossa portuguesíssima Cidade Invicta, acariciada por doces colinas e sulcada pelo plácido Douro", afirma o enviado especial Firmino na sua matéria exclusiva para o jornal lisboeta O Acontecimento.

O artigo revela a identidade de Damasceno Monteiro, um rapaz que descobre o poderoso tráfico de droga comandado por um oficial da Guarda Nacional e acaba decapitado e abandonado num terreno baldio.

Em A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro, uma mistura de thriller com investigação jornalística, o foco continua na opressão, abordando os problemas do abuso policial, da tortura e da marginalização social das minorias étnicas."

sexta-feira, março 25, 2022

Tarsila do Amaral: Autorretrato

Tarsila do Amaral: Autorretrato

Tarsila do Amaral (1886 – 1973) foi uma pintora, desenhadora e tradutora brasileira. É considerada uma das principais artistas modernistas latino-americanas, além de ser considerada a pintora que melhor alcançou as aspirações brasileiras de expressão nacionalista neste estilo artístico.
Como integrante do Grupo dos Cinco, Tarsila também é considerada uma grande influência no movimento da arte moderna no Brasil, ao lado de Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Foi fundamental na formação do movimento estético, Antropofagia (1928-1929); na verdade, foi Tarsila quem com o seu célebre quadro, Abaporu, inspirou o famoso Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade.

quinta-feira, março 24, 2022

Biscoitos de Canela

Como a Primavera vai chuvosa aqui vai uma receita de Biscoitos de Canela para acompanhar com um chá bem quentinho.

Ingredientes:

400 gr. de açúcar 
4 ovos 
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de canela
500 gr. de farinha

Preparação
Bate-se bem os ovos com o açúcar. Junta-se depois a manteiga e a canela. Volta-se a bater. Em seguida junta-se a farinha. 
Tendem-se os biscoitos em forma de S. 
Vão ao forno em tabuleiro untado.

quarta-feira, março 23, 2022

O Estilo Criativo

Saiba o que é o Estilo Criativo, vendo mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha. 

A mulher que tem um Estilo Criativo é uma caixinha de surpresas. Aprecia o inusitado, mas nunca perde a personalidade. Esta mulher normalmente veste-se com arte ou criatividade, esbanja cores e combinações nos seus looks de moda feminina e está sempre pronta para inovar. 

Será que se encaixa neste estilo criativo? 

Ora veja!

terça-feira, março 22, 2022

Non, ou a Vã Glória de Mandar: Cinema Português


Non, ou a Vã Glória de Mandar é um filme português de longa-metragem realizado em 1990 por Manoel de Oliveira. O filme trata da história de Portugal tal como contada pelo Alferes Cabrita aos homens da sua companhia em plena guerra colonial. O filme recebeu o Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes.

Partilho também aqui convosco um canal do Youtube onde encontrei este e outros filmes completos do Cinema Português. Para já ainda não tem muitos mas, provavelmente, deverão vir a ser adicionados com o tempo.

Entretanto assista ao trailer de Non, ou a Vã Glória de Mandar.

segunda-feira, março 21, 2022

De ti


De ti, guardo os dias mais belos,

As chuvas mansas do olhar,

O arvoredo dos teus cabelos,

O ruído do teu bigode a amansar,

Desfeito nos sorrisos mais ternos,

Navegamos em barcos, a ficar.

Alice Neto de Sousa(2019),  Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea “Entre o Sono e o Sonho” 

domingo, março 20, 2022

A Porta Azul

The Blue Door
Joseph Raimond Wintz (1884 - 1956) foi um pintor e gravador francês. Ele é mais conhecido pela pintura The Blue Door.

O estilo em que Raymond Wintz pintou pode ser amplamente denominado "realismo", embora se note uma ligeira inclinação para o impressionismo. Raymond Wintz foi atraído para os locais da Bretanha por causa da qualidade da luz. Daí ter sido chamado de "o pintor da luz" e as suas obras foram descritas como "nostálgicas". Para um público moderno, as suas pinturas podem evocar memórias de infância de férias no litoral, já que as mais famosas eram de vistas marinhas e costeiras na Bretanha. A popularidade da pintura The Blue Door pode ser devida ao facto de ela tipificar o tipo de visão que as pessoas querem da janela da frente da sua casa.