sábado, outubro 21, 2023

Bombaim ou Mumbai: Uma Cidade Global

Bombaim ou, oficialmente, Mumbai é a maior e mais importante cidade da Índia e a 4.ª mais populosa do mundo. Conta com uma população estimada em 12 478 447 habitantes (2011) residindo apenas no seu núcleo urbano, ou 20 748 395, se considerarmos a região metropolitana, conhecida como Grande Bombaim. Capital e a maior cidade do estado de Maarastra, situa-se nas margens do oceano Índico.

A cidade passou a chamar-se Mumbai apenas em 1995, em homenagem à deusa hindu Mumba – antes, era conhecida como Bombaim, nome que recebeu dos colonizadores. Localizada na costa oeste indiana, a metrópole é, atualmente, o principal polo financeiro e cultural do país. Há até quem diga que pode ser comparada, ao mesmo tempo, a Nova York e a Hollywood.

As sete ilhas que vieram a constituir a atual Bombaim foram habitadas por nómadas que tinham a pesca como a sua principal fonte de sobrevivência. Durante séculos, as ilhas estiveram sob o controle de sucessivos impérios indianos, antes de serem cedidas aos portugueses que depois as cederam aos britânicos, quando passou a ser controlada pela Companhia Britânica das Índias Orientais. 

Em meados do século XVIII, a urbanização de Bombaim foi reformulada pelos britânicos, com grandes projetos de engenharia civil, fazendo surgir uma cidade comercial e cosmopolita. 

O desenvolvimento económico e educacional caracterizou a cidade durante o século XIX, tornando-a uma forte base para o movimento de independência da Índia, no início do século XX. Quando o país se tornou independente em 1947, a cidade foi incorporada no estado de Bombaim. Em 1960, após o movimento Maharashtra Samyukta, o novo estado de Maarastra foi criado, com Bombaim como capital, como se mantém até hoje.

Classificada como uma "cidade global alfa", Bombaim é o maior centro económico e comercial da Índia, abrigando instituições financeiras importantes, como o Reserve Bank of India (o banco central indiano), a Bolsa de Valores de Bombaim e a Bolsa de Valores da Índia, bem como a sede de diversas empresas importantes. Todos estes atributos fazem com que a cidade seja considerada a mais rica do país. A cidade é responsável por quase 70% de todas as transações comerciais e financeiras da Índia.

Com um dos maiores e mais movimentados portos do mundo, a cidade de Bombaim é responsável por cerca de 70% de toda a atividade portuária do país - devido, principalmente à sua modernidade e à sua posição estratégica dentro do continente asiático. 

Bombaim atrai imigrantes de todo o país e de vários países vizinhos, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Tornou-se, com isto, um núcleo cosmopolita de várias comunidades e culturas. É em Bombaim que se situa Bollywood, o principal centro da indústria indiana de cinema e televisão.

Na margem do porto de Mumbai está o icónico Porta da Índia, um arco de pedra, construído pela Índia Britânica. Próximo da ilha Elefanta há templos em cavernas antigas dedicados ao deus hindu Shiva.

O ponto de partida para um passeio pela cidade é, então, o Gateway of India ("Porta da Índia"), um enorme arco construído pelos ingleses, em 1911, na saída do porto, e hoje rodeado por artistas de rua, equilibristas, mágicos e encantadores de serpentes. Bem pertinho fica o Taj Mahal Palace, hotel de 1903, erguido em estilo vitoriano e transformado num ponto turístico da cidade.

Um dos lugares de devoção mais populares de Mumbai é o Siddhivinayak Temple, que guarda uma curiosa imagem do deus Ganesha - que tem cabeça de elefante - com a tromba do lado direito do corpo, ao contrário da representação mais comum. Pode terminar o dia à beira-mar: na Chowpatty Beach que é a praia preferida dos moradores para tomar um sorvete, caminhar no calçada da Marine Drive e admirar o skyline da cidade.

Outro ponto interessante que deve conhecer é a estação ferroviária Chhatrapati Shivaji, de 1888, construída em estilo gótico vitoriano e incluída na lista de Património Mundial da Unesco.

E agora ainda outro vídeo sobre esta vibrante cidade.

sexta-feira, outubro 20, 2023

Maneki Neko: O Gato Japonês da Sorte

Maneki Neko, também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma figura de cerâmica, comum entre os japoneses, que acreditam que o mesmo seja portador da sorte. Por isso, pode ser encontrado na entrada de lojas, de restaurantes, de salas de Pachinko e de negócios em geral. É comum vê-los, também, nos balcões próximo das caixas registadoras. Hoje em dia é uma escultura comum em muitos países asiáticos, na maior parte das vezes feita em cerâmica. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada. Algumas das figuras são eléctricas, funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, e efetuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto a pata esquerda levantada atrai clientes. O Maneki Neko, considerado um potente amuleto da sorte, surge com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes e, consequentemente, com significados diversos. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Alguns Maneki Neko seguram um koban (uma moeda de ouro de formato ovalado do Período Edo). Porém, o koban verdadeiro vale apenas um ryo, e o koban do Manekineko representa dez milhões de ryo. Ou seja, trata-se de uma moeda fictícia para simbolizar a fortuna, a riqueza e a prosperidade.

A coleira vermelha com um sino, de alguns Maneki Neko, tem origem nos costumes do Período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação dos aristocratas. As damas da corte mimavam os seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de chirimen (um tecido de luxo da época) com um pequeno sino.

Há várias histórias e lendas que explicam a sua origem. A mais popular diz que um dia um samurai passou por um gato que parecia acenar para ele. Pensando que o aceno fosse um sinal, o samurai foi até ao animal, o que fez com que o guerreiro escapasse de uma armadilha que havia sido preparada para ele.

Foi a partir daí que os gatos passaram a ser considerados espíritos da sorte, apesar de que, curiosamente, na cultura nipónica, acredita-se que os gatos, em si, tragam mau augúrio.

Dada a sua importância, o gatinho tem também um dia que lhe é dedicado. Em 29 de setembro é comemorado o dia do Maneki Neko, o chamado Maneki Neko no Hi. Nesse dia, tanto os adultos como as crianças saem às ruas com os rostos pintados com o gato da sorte. 

Outra curiosidade interessante é que, segundo dizem, a gatinha mais famosa do Japão, a Hello Kitty, foi inspirada no Maneki Neko.


quinta-feira, outubro 19, 2023

Para Amantes de Boa Música

Calculo que os amantes de boa música vão, certamente, adorar este site. Depois de aceder aqui ao mesmo, basta clicar numa letra de A a Z, que aparecem os cantores (as), cujo nome começa por essa letra. Depois é só escolher o intérprete que pretenda, e ouvir a música desejada que vem acompanhada de um vídeo. 

De Adele aos U2, encontra de tudo. No fim da página encontra as letras do alfabeto onde pode escolher os cantores que quer ouvir. Se explorar bem o site vai descobrir outras novidades.

É um belo site! Não é assim?!!

Aproveite este dias chuvosos e explore-o bem. 

Deixo-lhe Bryan Adams em Everything I Do (ao vivo em Wembley em 1996)

Divirta-se. Resto de boa semana.

quarta-feira, outubro 18, 2023

A Estrela d' Ouro

A Estrela d'Ouro é uma vila operária lisboeta localizada na freguesia de São Vicente, entre o n.º 22 da rua da Graça e o n.º 14 da rua da Senhora do Monte.

Foi projetada, em 1907, pelo arquiteto Norte Júnior por encomenda de Agapito Serra Fernandes, industrial de confeitaria, de origem galega, para alojamento dos seus trabalhadores mediante o pagamento de renda. A construção ficou concluída em 1909.

A vivenda Rosalina, moradia do antigo proprietário, com capela privada, lago e jardim, situa-se no centro do bairro. No topo norte do bairro, os restantes edifícios de rés-do-chão e primeiro andar, com galeria e escada exteriores, distribuem-se, em planta, em forma de U em torno de arruamentos particulares com nomes de familiares do proprietário Agapito Serra Fernandes: Josefa Maria, Virgínia e Rosalina. No total, o bairro conta com 120 fogos, de pequenas dimensões. É visível a distinção entre as habitações destinadas a trabalhadores, ligadas por escadas e galerias exteriores, e as destinadas à família do proprietário, Agapito Serra Fernandes, onde se destaca a Vivenda Rosalina, um palacete com capela privada, cascata e jardim, que acolhe atualmente um lar de idosos. 

A estrela, símbolo republicano e maçónico, que deu o nome ao bairro, está presente em motivos decorativos, das pedras da calçada ao ferro forjado dos candeeiros, no ferro forjado das galerias ou nos painéis de azulejos à entrada e no interior do bairro.

O antigo Royal Cine, na rua da Graça, fazia também parte do empreendimento e aí foi projetado o primeiro filme sonoro em Portugal.

E agora um outro vídeo.

terça-feira, outubro 17, 2023

That's All Right

Ouça Elvis Presley em That's All Right (Áudio Oficial).

Well, that's all right, mama
That's all right for you
That's all right mama, just anyway you do
Well, that's all right, that's all right
That's all right now mama, anyway you do

Well mama, she done told me
Papa done told me too
Son, that girl you're fooling with
She ain't no good for you
But, that's all right, that's all right
That's all right now mama, anyway you do

I'm leaving town, baby
I'm leaving town for sure
Well, then you won't be bothered with
Me hanging around your door
But that's all right, that's all right
That's all right now mama, anyway you do

Ah da da dee dee dee dee
Dee dee dee dee, dee dee dee dee
I need your lovin'
That's all right
That's all right now mama, anyway you do

segunda-feira, outubro 16, 2023

Déli: A Capital da Índia

Déli ou Delhi, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Bombaim. A capital da Índia, constitui uma imensa área metropolitana no norte do país. 

Na Antiga Délhi, bairro que remonta ao século XVII, fica localizado o imponente Forte Vermelho, da era Mogol, que é um símbolo da Índia, e a grande mesquita Jama Masjid, cujo pátio acomoda 25.000 pessoas. Perto dali, fica o Chandni Chowk, um animado mercado repleto de bancas de comida, lojas de doces e barracas de especiarias. O Chandni Chow (tecidos, banca); O Chawri Bazar (ferramentas); O Sadar Bazar (mercearias) e o Khari Bawli (alimentação).

A cidade velha está rodeada por uma muralha de pedra, construída em 1638 pelo imperador Shah Jahan. No Sul existem vários túmulos, dos quais se destacam os de Humayun, Isa Khan e Safdar Jang.

Em Nova Déli situam-se as ruínas de um observatório, Jantar Mantar, construído por um astrónomo rajputa.

Situada no norte do país, engloba a região de Nova Deli, a capital do país, com uma área total de 42,7 km². Com uma população estimada em 2011 em pouco mais de 11 milhões de habitantes, a cidade de Deli é a oitava maior do mundo — porém se consideramos o seu complexo metropolitano expandido, conhecido como a Região da Capital Nacional (TCN), que engloba partes dos estados de Haryana, Uttarakhand, Utar Pradexe e Rajastão, a população da cidade sobe para 23,2 milhões de habitantes (2011), a maior do país e a segunda maior do mundo, distribuída por uma área estimada em 1 483 km².

Nova Deli é o centro de governo e de administração. As duas cidades, Velha Deli e Nova Deli funcionam como uma só cidade. 

Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida pelas avenidas amplas e cercados por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. De 1911 até Proclamação da Independência da Índia em 1947, a cidade era a capital e centro administrativo da colónia e desde então manteve esse estatuto.

domingo, outubro 15, 2023

Rosa de Porcelana

Rosa de Porcelana (Etlingera elatior) é uma flor exótica, existente em Angola, conhecida pela sua extraordinária beleza.

A Rosa de Porcelana inspirou a criação de uma marca, apresentada dia 12 em Lisboa, na área da cerâmica de mesa e decorativa. A cerâmica permite uma infinita criação de coleções (Galinha de Angola, Palanca Negra, Samakaka, Sona, Mumuíla, Máscara, entre outras) sendo que os produtos desta marca variam entre o uso utilitário e o decorativo, sob os principais formatos e propósitos: serviços de mesa, corporate gift boxes, brindes institucionais e artigos de hotelaria.

A inspiração para o design das diversas coleções prende-se com as diferentes facetas da natureza e da cultura angolana. "A cultura de um povo é o que melhor o identifica. É através dela que preservamos as nossas raízes, os nossos hábitos e costumes, e acima de tudo honramos os que já partiram". Assim, cada coleção ou peça decorativa é acompanhada de uma breve memória descritiva que conta a história da ilustração apresentada.


Maura Faial, a fundadora da Rosa de Porcelana descreve assim a marca, no site da mesma, a que pode aceder aqui.

A marca pretende conquistar o mercado nacional e internacional, tendo como objetivo principal fazer de Rosa de Porcelana uma embaixadora de Angola, enaltecendo e divulgando o seu património histórico, natural e cultural.