sábado, janeiro 27, 2024

Jura

Jura é um samba composto por Sinhô e gravada em 1928 pelo seu aluno de violão, Mário ReisTambém foi gravada por Aracy Cortes e Noel Rosa.

Foi lançada juntamente com outro grande sucesso "Gosto que me enrosco" no lado B do mesmo disco.

Em 2000, foi regravada pelo cantor Zeca Pagodinho (que pode ouvir no vídeo em baixo) e se tornou canção-tema da novela O Cravo e a Rosa.

Jura, jura, jura
Pelo Senhor
Jura pela imagem
Da Santa Cruz
Do Redentor
Pra ter valor a tua jura
Jura, jura, jura
De coração
Para que um dia
Eu possa dar-te o amor
Sem mais pensar na ilusão

Daí então
Dar-te eu irei
O beijo puro
Da catedral do amor
Dos sonhos meus
Bem junto aos teus
Para fugirmos
Das aflições da dor

Jura, jura, jura

sexta-feira, janeiro 26, 2024

Cozinheiro Imperial

Cozinheiro Imperial ou Cozinheiro Imperial ou Nova Arte do Cozinheiro e do Copeiro em Todos os seus Ramos foi o primeiro livro sobre culinária publicado no Brasil.
Este livro é uma referência tanto na culinária como na bibliografia brasileira, por tratar-se do primeiro
livro de receitas editado no Brasil. De autor anónimo, foi reeditado em 1996 pela Best Seller.
O cozinheiro imperial é uma compilação praticamente completa dos dois outros livros portugueses clássicos de cozinha, a Arte da Cozinha de Domingos Rodrigues e o "Cozinheiro Moderno, Ou Nova Arte de Cozinha" (1780), de Lucas Rigaud.

Apesar das três primeiras edições terem um receituário tipicamente europeu - português e francês principalmente, o autor na sua 5a edição, de 1866, introduz os "muitos e saborosíssimos quitutes brasileiros como sejam vatapás, carurus, angús, carís, moquecas ou moquencas de peixes,...", denotando uma nítida influência africana.

Receita de Vatapá de Porco (do Cozinheiro Imperial, 1874):

"Coza-se em água uma porção de carne, ou lombo de porco, e tempere-se com toicinho derretido, tomates, cebolas, salsa, alho, tudo muito bem picado, gengibre raspada, cardamono, louro, pimenta da India e bastante crumari. Deixe-se cozer tudo muito bem, e deite - se - lhe alguma farinha de amendoim torrado, e depois engrosse-se o caldo com farinha de mandioca fina e misture-se a tudo uma porção de azeite de dendê. Come-se com uma massa de qualquer farinha feita a parte. Por este mesmo methodo se fazem os vatapás de gallinha, peixes e mariscos, mas estes dous ultimos levam azeite doce em lugar de gordura".

Alguns autores, como Dante de Laytano, afirmam que foram onze as edições, enquanto Laurence Hallewell, informa terem sido dez as edições.

quinta-feira, janeiro 25, 2024

Como Se Veste A Mulher Clássica

Saiba como se veste a Mulher Clássica, através das sugestões de mais um vídeo da influencer brasileira Luciane Cachinski.

Luciane Cachinski é uma influencer e youtuber brasileira que se dedica a transmitir ao público feminino, com um humor peculiar, o que aprendeu sobre moda durante 27 anos. 

Luciane é também proprietária da empresa Corte in Brazil, que fabrica, num pequeno atelier familiar, uma coleção feminina básica em malha.

O vídeo de hoje mostra como se veste a mulher clássica. Pra quem assistiu ao vídeo de quarta feira, dia 17 de janeiro, sobre a mulher casual, não terá mais dúvidas entre estes dois estilos que são os que mais se confundem! 

Não perca. Olhe que vale bem a pena. 

quarta-feira, janeiro 24, 2024

Saltimbancos

Saltimbancos (1951) é um filme do realizador português Manuel Guimarães.

Baseado no romance neo-realista "O Circo" de Leão Penedo, este filme conta a história do pobre e pequeno Circo Maravilhas e dos dramas, fracassos e misérias dos seus artistas. 

Sinopse:

O universo subterrâneo e exótico do Circo Maravilhas - pequeno e decadente, tristonho e dramático na sua miséria, nos conflitos e fatalismo dos velhos artistas.

Miss Doly é a dona do circo. Mulher forte e autoritária, é uma apaixonada da arte e tenta sempre continuar, apesar das dificuldades.

Delmirinha, acrobata e sua filha, deseja largar a vida de saltimbancos e ter uma casa com um pequeno jardim. Um dia, chega ao circo Tony, também acrobata e amante do circo, por quem Delmirinha se apaixona. É entre o amor à família e ao circo e o desejo de uma vida estável que Delmirinha se vai debater.

terça-feira, janeiro 23, 2024

O dia em que nasci morra e pereça

 O dia em que nasci moura e pereça,
Não o queira jamais o tempo dar;
Não torne mais ao Mundo, e, se tornar,
Eclipse nesse passo o Sol padeça.

A luz lhe falte, O Sol se [lhe] escureça,
Mostre o Mundo sinais de se acabar,
Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,
A mãe ao próprio filho não conheça.

As pessoas pasmadas, de ignorantes,
As lágrimas no rosto, a cor perdida,
Cuidem que o mundo já se destruiu.

Ó gente temerosa, não te espantes,
Que este dia deitou ao Mundo a vida
Mais desgraçada que jamais se viu!

segunda-feira, janeiro 22, 2024

Mercedes Benz

Ouça Janis Joplin na célebre canção Mercedes Benz (original).

I'd like to do a song of great social and political import
It goes like this

Oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends
Worked hard all my lifetime, no help from my friends
So, oh, Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?

Oh Lord, won't you buy me a color TV?
Dialing For Dollars is trying to find me
I wait for delivery each day until three
So, oh, Lord, won't you buy me a color TV?

Oh, Lord, won't you buy me a night on the town?
I'm counting on you Lord, please don't let me down
Prove that you love me and buy the next round
Oh, Lord, won't you buy me a night on the town?
Everybody

Oh, Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
My friends all drive Porsches, I must make amends
Worked hard all my lifetime, no help from my friends
So, oh Lord, won't you buy me a Mercedes Benz?
That's it

domingo, janeiro 21, 2024

Vamos até Lisse?

Lisse é um município dos Países Baixos, situado na província da Holanda do Sul. Tem 16,05 km² de área e uma população que em 2020 foi estimada em 22.983 habitantes.

Todos os anos, de meados de março a meados de maio, a paisagem ao redor de Amsterdão explode num grande festival de cores. É a chegada da primavera que provoca o florescer das tulipas. 

O melhor local para testemunhar isto é o Parque Keukenhof, em Lisse, um dos maiores jardins de flores do mundo que fica somente a 30 minutos de Amsterdão. Se quiser aproveitar ao máximo as atrações turísticas de Lisse, a primavera é a melhor época para visitar a cidade. Nesta estação, as flores estão em plena floração, criando uma paisagem espetacular. 

Além disso, a cidade também oferece outras atividades para quem deseja explorar a cultura holandesa, como visitar o Castelo de Lisse, fazer um passeio de barco pelos canais da cidade, conhecer o Museu de Zwarte Tulp ou explorar a antiga fazenda Old Zandvliet.

 Absolutamente imperdível!