sábado, outubro 17, 2020

O Outro Par - A Lei do Retorno

O Outro Par - A Lei do Retorno é um filme egípcio, com apenas 4 minutos de duração, que ganhou o prémio de melhor curta metragem no Festival de Luxor, em 2014. 
A realizadora, Sara Rozik, tinha 20 anos de idade.

Sinopse: 
 O filme retrata a Lei do retorno. Faça pelos outros o que gostaria que fizessem por si. Mas sem esperar que os outros retribuam.
A obra de Sara Rozik foi inspirada por um verdadeiro incidente que envolveu o indiano Mahatma Gandhi. 


quinta-feira, outubro 15, 2020

A Propósito do Culto da Juventude


A Propósito do Culto da Juventude veja com atenção o vídeo que se segue (do El País) e reflita sobre o seu conteúdo. 
Vale bem a pena.
Ora veja.


 

Árvores Urbanas

A instalação das chamadas "Árvores urbanas" teve estreia mundial em Lisboa. Estas "árvores" produzem oxigénio para 7.000 pessoas por hora.

As duas estruturas de madeira batizadas como City Trees e "plantadas" em Lisboa pelo grupo DPD contêm no seu interior, diferentes tipos de musgo que têm como função limpar o ar e produzir oxigénio junto ao Tejo.

Estas duas estruturas de madeira foram recentemente instaladas em plena frente ribeirinha, na Ribeira das Naus, à beira Tejo.

As duas City Trees foram instaladas em Lisboa pelo grupo DPD (que escolheu especialmente a capital portuguesa para arrancar com este projeto-piloto de descarbonização urbana) e produzem a cada hora que passa oxigénio para 14.000 pessoas. Ao fim de 24 horas a qualidade do ar em redor destas "árvores urbanas" já melhorou e há oxigénio para 336 mil pessoas.

Além do musgo no interior, as duas estruturas de madeira têm integrada uma tecnologia avançada com sensores que permitem recolher informação, de forma exaustiva, sobre o estado dos equipamentos, além de fornecer dados em tempo real sobre o ambiente e a qualidade do ar em redor dos mesmos.

No início de outubro, o grupo DPD  anunciou que vai investir 200 milhões de euros até 2025 no compromisso a nível global Driving Change, com o objetivo de reduzir a pegada ambiental das suas operações e garantir "entregas verdes" em 225 cidades europeias (entre as quais Lisboa já em 2021 e o Porto entre 2022 e 2025), em 20 países diferentes, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida nos meios urbanos.

quarta-feira, outubro 14, 2020

Portugal Litoral

Proponho-lhe mais um passeio virtual. Desta vez vamos fazer uma viagem pelo litoral de Portugal, através do vídeo abaixo (da Agência Portuguesa do Ambiente, do Polis da Ria Formosa e do Governo de Portugal). 
Aproveite e conheça os acidentes do litoral português, os problemas e desafios que o nosso litoral enfrenta e ainda belas paisagens.
Repensar o litoral é e terá de continuar a ser uma prioridade nacional.




segunda-feira, outubro 12, 2020

O sossego da noite desce

O sossego da noite desce 

sobre os meus olhos cansados,

E como flor que fenece

Dentro em minh'alma me esquece

O cuidado do meu e dos alheios fados"

Fernando Pessoa - Poesia (1902-1917) 

domingo, outubro 11, 2020

O Retrato de Jeanne Hébuterne

O Retrato de Jeanne Hébuterne, foi pintado por Amedeo Modigliani.

Amedeo Modigliani (1884 - 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu parte significativa de sua vida adulta radicado em Paris.

Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo pelos seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.

Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas.

Aqui lhe deixo, para que aprecie, mais um cosplay do "Capture-me como faria Rembrandt" que é um grupo nas redes sociais em que as pessoas publicam cosplays de obras-primas. O conteúdo é criado pelos seguidores que enviam as suas fotografias no estilo de pinturas e esculturas. 

Algumas pessoas procuram repetir os detalhes das obras, enquanto outras fazem isso usando o sentido de humor. No final, o resultado é sempre surpreendente.