quarta-feira, janeiro 07, 2026

A Montanha

 A Montanha é um livro do escritor português José Luís Peixoto. 

Sinopse:
Este é um romance habitado por homens e mulheres de várias idades, com origem em diversos contextos, de Moçambique à Venezuela, de Ponte de Lima a Oliveira de Azeméis, que têm em comum a sua condição de pacientes no Instituto Português de Oncologia do Porto. Um escritor viaja pelo mundo e, nesse turbilhão, tenta construir um romance com todas as histórias que lhe foram confiadas, até que o impensável acontece.
Do hiper-realismo, documental e autobiográfico, ao surrealismo, à alucinação e ao delírio, A Montanha é um romance de enorme ambição, que resgata momentos de profunda empatia e ternura, que revela o ser humano tanto na sua fragilidade como na sua máxima força.
Surpreendente nas múltiplas dimensões que propõe, este romance é um extraordinário tour de force literário, um marco muito alto na obra de um dos mais importantes escritores portugueses contemporâneos e, sem dúvida, uma referência inesquecível na bagagem de qualquer leitor.

terça-feira, janeiro 06, 2026

É Dia de Reis

  Hoje é Dia de Reis. A Igreja Católica celebra nesta data, 6 de janeiro, a adoração do menino Jesus por Gaspar, Belchior e Baltazar, os três Reis Magos

As crianças de países como a Espanha e a Argentina só recebem os seus presentes de Natal neste dia. 

Entre muitas outras tradições, esta ocasião é também marcada pelo gesto simbólico de desmontar a árvore de Natal – e pelo delicioso Bolo Rei

Deixo-lhe hoje, não a receita do Bolo Rei, mas sim, de um Bolo de Reis, uma deliciosa receita da Chef Fátima Paschoalin.
Ingredientes:
Para a massa
250g de ovos
170g de iogurte natural
80ml de óleo
240g de açúcar
280g de farinha de trigo
15g de fermento em pó
1 maçã picada
20g de nozes trituradas
20g de frutas cristalizadas
20g de uvas passas
Cobertura
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de sumo de limão
Água q.b.

Preparação da Massa:
Peneirar a farinha de trigo e o fermento para uma taça. Reserve
Pique a maçã em cubinhos médios.
No liquidificador coloque os ovos, o iogurte, o óleo e o açúcar.
Bata por uns dez segundos até que se dissolva o açúcar.
Junte a emulsão na taça dos secos e misture delicadamente com o fouêt.
Em seguida adicione a maçã, as nozes, as frutas e as uvas passas, incorpore bem na massa.

Unte uma forma de 22 cm de diâmetro, com furo no meio, transfira a massa e leve ao forno a uma  temperatura de 180°C por mais ou menos 40 à 45 minutos.
Desenforme o bolo ainda morno.

Preparação da Cobertura:
Misture o açúcar de confeiteiro com o sumo do limão
Vá colocando a água aos poucos até obter o ponto de fita.

Decoração:
Decore à gosto

sábado, janeiro 03, 2026

The Best Is Yet to Come

Ouça "The Best Is Yet to Come", na voz de ouro de Frank Sinatra, canção que se estreou numa festa da Playboy e acabou inscrita numa lápide. 

Composta em 1959 por Cy Coleman com letra de Carolyn Leigh, a canção "The Best Is Yet to Come" foi apresentada pela primeira vez no programa de variedades Playboy's Penthouse, apresentado por Hugh Hefner. Foi escrita para Tony Bennett, que a gravou no álbum de 1962, I Left My Heart in San Francisco. Mas, ficaria para sempre associada à voz de Sinatra, que dois anos mais tarde fez esta gravação acompanhado pela Count Basie Orchestra, com arranjos de Quincy Jones (está no álbum It Might as Well Be Swing). O título "The Best Is Yet to Come" foram também as palavras gravadas na pedra tumular de Frank Sinatra, no Desert Memorial Park.

sexta-feira, janeiro 02, 2026

Ano Novo

Ficção de que começa alguma coisa!
Nada começa: tudo continua.
Na fluida e incerta essência misteriosa
Da vida, flui em sombra a água nua.

Curvas do rio escondem só o movimento.
O mesmo rio flui onde se vê.
Começar só começa em pensamento.

quinta-feira, janeiro 01, 2026

This Will Be Our Year



"This Will Be Our Year" cantavam os The Zombies em 1968, com a confiança de quem espera e sempre alcança. 


Também Odessey and Oracle, o disco onde se escuta "This Will Be Our Year", esperou para ser reconhecido como um clássico do rock, mas acabou eventualmente por atingir a posição 100 na lista dos melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone, e a banda britânica (que se extinguiu nesse mesmo ano), teve de esperar até 2019 para entrar no Rock and Roll Hall of Fame.