sexta-feira, fevereiro 20, 2026

Ainda Se Lembra Do Cantinflas?

Cantinflas (1911 - 1993) era o nome artístico do humorista, ator e comediante mexicano Mario Moreno

Cantinflas protagonizou cerca de 49 filmes, destacando-se pela comédia social e habilidade linguística única ("cantinflear"). 

Alguns dos filmes notáveis que interpretou incluem, entre outros:  "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1956) onde desempenhou o papel de Passepartout, ganhando reconhecimento mundial; "Bombeiro Atómico" (1952); "Se eu fosse Deputado" (1952); O Grande Fotógrafo (1953); Pepe (1960); O Analfabeto (1961); Sua Excelência (1967); O Patrulheiro 777 (1978) e o último, "O Varredor" (1982). 

A maioria dos seus filmes, especialmente na década de 50 e 60, foi realizada por Miguel M. Delgado, focando-se em personagens humildes que superavam situações através do seu carisma e sagacidade. 

Para quem se lembra dos filmes de Mário Moreno "Cantinflas", aquele artista que vinha com as calças a meio do rabo, deixo-lhe aqui um cheirinho de alguns dos filmes que fez. Divirtam-se, e riam, que até ver ainda não pagamos imposto.

Em Cantinflas O Analfabeto, Mario Moreno é um jovem analfabeto que recebe uma carta que lhe diz que herdou uma larga soma de dinheiro de um tio que falecera. Contudo, ele vai ter de aprender a ler, para conseguir perceber o que vem escrito na carta.
Já o vídeo "Festival de Cantinflas" (1939), realizado por Carlos Toussaint, é uma compilação de curtas-metragens que destaca os primeiros trabalhos de comédia de Mario Moreno "Cantinflas", em que atua em cenários variados desempenhando papéis como um taxista que não leva os passageiros ao seu destino ou um pugilista. Esta coletânea apresenta o início da icónica personagem, explorando o humor característico e o estilo único de Cantinflas no cinema mexicano inicial. 

Sem comentários: