terça-feira, junho 30, 2015

Mais Algumas Fronteiras

1 - Afeganistão e Paquistão
Aqui um soldado americano vigia o Torkham Gate, que divide o Afeganistão do Paquistão.








2 - Coréia do Norte e Coréia do Sul.
Também aqui os militares asseguram a vigilância desta fronteira.




3 - China e Índia
Mais militares na fronteira que separa a China da Índia.






Agora veja o vídeo que se segue e que mostra uma das fronteiras mais vigiadas do planeta, a famosa DMZ - Zona Desmilitarizada, entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

segunda-feira, junho 29, 2015

Filme Português - O Leão Da Estrela

Aqui fica a sugestão de mais um filme Português: "O Leão Da Estrela" (1947).
Este é considerado por alguns cinéfilos um dos melhores filmes portugueses de sempre.
Aqui fica também uma curiosidade: "O Leão da Estrela", ao lado de "Aldeia da Roupa Branca" foram alguns dos filmes portugueses que a RTP nunca emitiu durante o Estado Novo!
Sinopse:
Anastácio da Silva (António Silva), sportinguista ferrenho, vai ao Porto assistir à Final da Taça, levando consigo a mulher e as duas filhas.
Ficam hospedados em casa da riquíssima família Barata, que acredita que os seus convidados também têm distintas origens. A situação complica-se quando Eduardo Barata (Curado Ribeiro), o filho do casal, se apaixona por Jujú (Milú), filha de Anastácio, e os dois decidem casar-se. A cemirónia é em Lisboa e o pai da noiva tem que manter as aparências a todo o custo.
Não perca.
Ora veja!

domingo, junho 28, 2015

As Crónicas do Gelo e do Fogo

George Raymond Richard Martin (1948), mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia americano. É mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica "As Crónicas de Gelo e Fogo". GRRM foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011, pela revista TIME.
GRRM começou a desenvolver esta série de livros de fantasia épica em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996.
Originalmente concebida para ser uma trilogia, a série consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planeados.
Existem três argumentos principais na história que se interligam cada vez mais no decorrer dos livros: a crónica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes numa outra guerra civil, prestes a voltar à sua terra e reivindicar o seu trono por direito.
Esta série de livros foi traduzida para vinte idiomas e vendeu mais de 25 milhões de exemplares mundialmente.
Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, tendo sido indicados para diversos prémios, como o Locus, o Nebula e o Hugo.
Os livros de "As Crónicas de Gelo e Fogo" foram adaptados para um grande número de formatos, como vídeojogos, histórias aos quadradinhos e uma série de TV intitulada "Guerra dos Tronos" (Game of Thrones).
O mundo das "Crónicas de Fogo e Gelo" talvez seja um dos maiores já inventados e encontra-se em expansãos. O entrosamento dos fãs também é gigantesco, e tem proporcionado o aparecimento de produtos como um atlas, o Lands of Ice and Fire, um mapa interativo chamado Quartermaester e até um mapa geológico de Westeros.

sábado, junho 27, 2015

La Cumparsita

"La Cumparsita" é um tango que foi escrito por um uruguaio de 17 anos, de nome Gerardo Matos Rodriguez (músico, compositor e jornalista), em 1917. Foi vendido, na época, por 20 pesos uruguaios!
Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948) é, então, o compositor do tango mais conhecido e difundido do mundo: "La Cumparsita".
Em 1916 ele compôs um tango para um grupo da Federação de Estudantes do Uruguay, que desfilaria no carnaval de 1917. A partitura foi entregue ao notável pianista argentino Roberto Firpo, que estava a apresentar-se no "Cafe La Giralda" da "Plaza Independencia" de Montevidéu. Ele fez-lhe um pequeno arranjo e nessa noite tocou o "La Cumparsita".  Teve que repetir três vezes o tango devido ao sucesso conseguido, dando origem depois, a um disco que obteve um êxito inaudito.
"La Cumparsita", é considerado por muitos especialistas como o primeiro tango, pela influência que exerceria nas futuras composições de um género, que ainda procurava a sua afirmação.
"La Cumparsita" atravessou todas as fronteiras e transformou-se num dos hinos do tango. Em 1924, Pascual Contursi e Enrique Maroni composeram uma letra para o "La Cumparsita", composição que foi gravada de seguida por Carlos Gardel (que começava a obter uma grande popularidade). Esta letra que recebeu o título de Si Supieras, gerou uma controvérsia com Matos Rodríguez (também conhecido como Becho), que não tinha autorizado a inserção de uma letra no seu tango.
Matos Rodríguez ainda foi o compositor de outros tangos como "Che Papusa Oí", "Mocosita", "Te Fuiste Ja Ja", "La Muchacha Del Circo" e "El Rosal", todas gravadas por Carlos Gardel.

Zamar - Argentinian Tango from Goosebump Productions on Vimeo.

sexta-feira, junho 26, 2015

Moçambique: Beleza e Tranquilidade

Moçambique, é um país que se localiza no sudeste da África. É banhado pelo Oceano Índico a leste e faz fronteira com a Tanzânia ao norte; o Malawi e a Zâmbia a noroeste; o Zimbabwe a oeste e a Suazilândia e a África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo (que se chamava Lourenço Marques durante o domínio português).
Desde 2001, a taxa média de crescimento económico anual do PIB moçambicano tem sido uma das mais altas do mundo. No entanto, o índice de desenvolvimento humano (IDH), o de desigualdade de renda e a expectativa de vida de Moçambique ainda estão entre as piores do planeta. Assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera Moçambique um dos países menos desenvolvidos do mundo.
A única língua oficial de Moçambique é o português, que é falado principalmente como segunda língua por cerca de metade da população.
A população de cerca de 24 milhões de pessoas é composta predominantemente por povos bantos. A religião mais popular em Moçambique é o cristianismo, mas há uma presença significativa de seguidores do islamismo.
O país é membro da União Africana, da Commonwealth Britânica, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização da Conferência Islâmica, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e da Organização Internacional da Francofonia.
Para assinalar os 40 anos de independência deste país africano, sugiro-lhe que veja agora o vídeo que se segue e que tem como título: "Moçambique: Beleza e Tranquilidade".

quinta-feira, junho 25, 2015

O Miúdo da Bica


Estamos na época dos Santos Populares. A Bica é um dos bairros típicos da cidade de Lisboa onde estes festejos se desenrolam.
Daí que lhe proponha que assista a um filme poruguês: O Miúdo da Bica (1963).

Sinopse:

A vida de Fernando Farinha, desde miúdo em que fugia da escola para cantar o fado, e a condescendência dos progenitores, embora aspirando a que ele tenha um emprego "honesto".
Empregado numa filial lisboeta duma grande firma estrangeira; actuação na Adega Mesquita; a atracção pelo profissionalismo do fado, devido à influência de Chico das Fragatas, que se torna seu agente e depois o abandona, cabendo a Rosa promover a reconciliação familiar...

quarta-feira, junho 24, 2015

O Alho Porro & O S. João

O alho-porro (planta herbácea, do mesmo género que o alho e a cebola) é uma planta conhecida desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos, sendo referido, inclusive, em diversas citações bíblicas. É também uma das plantas símbolo do País de Gales e do S. João do Porto. Actualmente encontra-se difundido pelo mundo inteiro, com crescente popularidade e consumo.
Na noite de 23 para 24 de junho, o Porto não dorme. É a noite de São João!  As ruas da cidade do Porto enchem-se de gente,  com o objetivo de se divertir durante algumas horas.
Os alhos-porros, os balões coloridos, os martelinhos, os manjericos, as fogueiras e a sardinha assada são alguns dos ingredientes que ajudam a passar uma noite divertida e a converter o São João do Porto numa festa inesquecível! O povo sai à rua, não existem classes sociais e todos se misturam numa noite mágica.
Embora muitas tradições já se tenham perdido, no Dia de São João, virtudes e poderes especiais estão associados ao fogo, ao orvalho, à água das fontes, dos rios e do mar, às ervas, às plantas e até mesmo ao Sol.
O alho-porro - o alho-francês espontâneo - é associado por alguns autores a um ritual erótico com reminiscências fálicas. É usado para bater na cabeça do sexo oposto, tal como os martelinhos, que se tornaram também já uma tradição.
Os balões coloridos que sobem ao ar, as fogueiras que duram a noite toda e o majestoso fogo-de-artifício que ilumina os céus à meia-noite são entendidos pelos historiados como manifestações do culto ao Sol. O manjerico, o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira possuem, no entender do povo festeiro, virtudes específicas, provenientes do orvalho, associadas por exemplo a amores felizes ou a casamento próximo.
Se não conhece o Porto e o S. João, oiça agora a nossa grande Amália Rodrigues, em "São João Menino". A letra é de Amália Rodrigues e a música de Faustino da Cruz Neto.

terça-feira, junho 23, 2015

Pára-me de repente o pensamento

Pára-me de repente o pensamento
Como que de repente refreado
Na doida correria em que levado
Ia em busca da paz do esquecimento.

Pára surpreso, escrutador, atento,
Como pára um cavalo alucinado
Ante um abismo súbito rasgado.
Pára e fica, e demora-se um momento.

Pára e fica, na doida correria.
Pára à beira do abismo, se demora.
E mergulha na noite escura e fria.

Um olhar de aço, que essa noite explora.
Mas a espora da dor seu flanco estria,
E ele galga e prossegue sob a espora...
Ângelo de Lima

segunda-feira, junho 22, 2015

Sweet Home Chicago

Oiça "Sweet Home Chicago", com  Barack Obama (vocal), Mick Jager (vocal), Buddy Guy (vocal, guitar), BB King (vocal, guitar), Jeff Beck (guitar) e muitas outras estrelas.
Efetivamente Barack Obama é um presidente original e diferente.
"Sweet Home Chicago" é uma música do género blues, que foi gravada por Robert Johnson em 1937, e que rapidamente se transformou num popular hino da cidade de Chicago.
Come on
Oh baby don't you want to go
Come on
Oh baby don't you want to go
Back to that same old place
Sweet home Chicago

Come on
Baby don't you want to go
Hidehey
Baby don't you want to go
Back to that same old place
Oh sweet home Chicago

Well, one and one is two
Six and two is eight
Come on baby don't ya make me late
Hidehey
Baby don't you want to go
Back to that same old place
Sweet home Chicago

Come on
Baby don't you want to go
Back to that same old place
Sweet home Chicago

Six and three is nine
Nine and nine is eighteen
Look there brother baby and see what I've seen
Hidehey
Baby don't you want to go
Back to that same old place
Sweet home Chicago

Oh come on
Baby don't you want to go
Come on
Baby don't you want to go
Back to that same old place
Sweet home Chicago

domingo, junho 21, 2015

Verdade


Oiça o cantor brasileiro Zeca Pagodinho em "Verdade".


Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Pra ganhar teu amor fiz mandinga
Fui à ginga de um bom capoeira
Dei rasteira na sua emoção
Com o teu coração fiz zoeira

Fui à beira de um rio e você
Uma ceia com pão, vinho e flor
Uma luz pra guiar sua estrada
Na entrega perfeita do amor
Verdade

Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
A minha paixão adormecida

Teu amor, meu amor, incendeia
Nossa cama parece uma teia
Teu olhar uma luz que clareia
Meu caminho tal qual lua cheia

Eu nem posso pensar te perder
Ai de mim, esse amor terminar
Sem você, minha felicidade
Morreria de tanto penar
Verdade

Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
A minha paixão adormecida

Pra ganhar teu amor fiz mandinga
Fui à ginga de um bom capoeira
Dei rasteira na sua emoção
Com o teu coração fiz zoeira

Fui à beira de um rio e você
Uma ceia com pão, vinho e flor
Uma luz pra guiar sua estrada
Na entrega perfeita do amor
Verdade

Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
A minha paixão adormecida

Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
A minha paixão adormecida

Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade

Como negar essa linda emoção
Que tanto bem fez pro meu coração
A minha paixão adormecida

Descobri que te amo demais! ou este vídeo da vimeo
Zeca Pagodinho - Descobri que te amo demais from Tini on Vimeo.

sábado, junho 20, 2015

Mais fronteiras


1 – Fronteira entre os  Estados Unidos e o Canadá.
Esta é a mais extensa fronteira internacional do mundo, com cerca de 8851 km.











2- Veja aqui ao lado a mesma fronteira, mas, num outro local.






3 - Bélgica, Países Baixos e Alemanha.
Mais uma tríplice fronteira assinalada de forma original.







4 - Egito e Israel
A fotografia desta fronteira entre estes dois países foi tirada pelo astronauta canadiano, Chris Hadfield, mostrando o Egito, à esquerda, e Israel, à direita.

sexta-feira, junho 19, 2015

O Kosovo

O Kosovo, é um território situado na península balcânica e correspondente, grosso modo, à região conhecida como Dardânia, na Antiguidade.
O território fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou para as mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Jugoslávia.
Após o falhanço de negociações internacionais para atingir um consenso sobre um estado constitucional aceitável, o governo provisório do Kosovo declarou, unilateralmente, o território como um país independente da Sérvia em 2008, sob o nome República do Kosovo.
É, então, um país do sudeste da Europa, com uma superfície de 10 887 km2. O Kosovo faz fronteira com a Sérvia a norte e a este, com a Macedónia a sul, com a Albânia, mais precisamente os Alpes albaneses, a oeste e com o Montenegro a noroeste.
As cidades mais importantes são Pristina, a capital, com 400 000 habitantes (2007), Prizren (110 000 hab.) e Peja (70 000 hab.).
A questão do reconhecimento internacional da independência do Kosovo colocou-se à comunidade internacional, após a declaração unilateral de independência do Kosovo em relação à Sérvia, feita pelo parlamento kosovar, com 109 votos a favor e 0 contra. Todos os representantes da minoria sérvia (11 no total), boicotaram a declaração. Cartas para todos os países do mundo foram então enviadas pelo novo governo do Kosovo, solicitando reconhecimento.
O Kosovo foi reconhecido como país no dia seguinte pelos Estados Unidos e por alguns países europeus, tais como a França,  Portugal e a Alemanha. Porém, ainda não recebeu o reconhecimento de outros países como a Rússia, o Brasil e a Espanha.
Ainda em fevereiro de 2008, a Alemanha tornou-se o primeiro país a formalizar o seu reconhecimento, quando transformou o seu escritório diplomático em Pristina numa embaixada.
Até fevereiro de 2014 a República do Kosovo tinha recebido 109 reconhecimentos diplomáticos como estado independente.
Obteve reconhecimento oficial de 107 (55,4%) dos 193 estados-membros das Nações Unidas; 23 (82%) dos estados membros da União Europeia; 24 (86%) dos 28 estados membros da OTAN; 34 (60%) dos estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica.
O governo da Sérvia não reconhece o Kosovo como estado soberano mas começou a normalizar as relações com Pristina através do Acordo de Bruxelas, assinado em  abril de 2013 - 14 anos depois do fim da guerra sérvio-kosovar -, com a mediação da União Europeia.
A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa. Existe uma minoria sérvia que representa aproximadamente 5% da população kosovar.

quinta-feira, junho 18, 2015

Uma verdade mais que inconveniente: Meat The Truth

"Uma verdade mais que inconveniente: Meat The Truth" é um documentário (de 2008), feito pelo Partido dos Animais da Holanda e apresentado pela ativista holandesa Marianne Thieme.
Esta ativista cita dados do estudo da FAOOrganização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação — que mostram a pecuária como a maior vilã das alterações do clima global.  Aborda, também, temas omitidos na famosa palestra de Al Gore, "Uma Verdade Inconveniente". Os principais pontos mostrados em relação ao impacto ambiental provocado pela pecuária são a produção de metano e a destruição de florestas como a Amazónia. Fala também sobre a realidade cruel da exploração animal, entre outras questões relacionadas com estes assuntos.
Este documentário revela muitos pontos de vista interessantes com competência, tais como:
Como é que é tão grande o impacto da pecuária sobre o clima? Será que tornarmo-nos vegetariano/a, ou deixarmos de comer carne um ou mais dias por semana, faz alguma diferença? Por que será que Al Gore omitiu a questão da pecuária na sua "Uma Verdade Inconveniente"? Por que é que os governos são coniventes com o impacto ambiental desta atividade?
Ora veja! Vale bem a pena!

quarta-feira, junho 17, 2015

O País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. Esta é uma das obras mais célebres do género literário conhecido por "nonsense".
Este livro possui uma continuação "Alice do Outro Lado do Espelho", e ambos influenciram diversos autores e realizadores de cinema.
Lewis Carroll (1832 - 1898), foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhador, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. Carroll lecionava matemática no Christ College, em Oxford. É o autor deste clássico livro, além de outros poemas escritos em estilo nonsense, ao longo de sua carreira literária, que são considerados políticos, em função das fusões e da disposição espacial das palavras, como precursores da poesia de vanguarda.
Sinopse:
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. 
Este livro está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. 
É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
O mundo de Alice no País das Maravilhas é bastante complexo, estranho e estruturado, apesar da aparente simplicidade inicial da história. Este livro originalmente não vinha com um mapa, sendo o mesmo desenvolvido posteriormente.
Se não conhece o livro, delicie-se gora, com o filme de 2010, realizado por Tim Burton.

terça-feira, junho 16, 2015

Baby I'm a Fool

Oiça Melody Gardot em "Baby I'm a Fool".
Melody Gardot (1985) é uma jovem cantora e compositora de jazz americana.
Como artista é influenciada pelos blues e jazz de Janis Joplin, Miles Davis, Duke Ellington e George Gershwin, e pela música latina, de Stan Getz e Caetano Veloso.
Melody é conhecida como a "artista acidental", por se ter dedicado à música como forma de terapia, depois de um grave acidente, que lhe deixou diversas sequelas.
Em 2009, lançou o álbum "My One and Only Thrill", que recebeu três nomeações para os Grammy Awards.
A par da sua carreira musical, tem em desenvolvimento um programa com universidades de medicina, denominado Chateau Gardot, que procura através da musicoterapia desenvolver programas terapêuticos para tratar a dor. Este programa tem por base a sua própria experiência, na qual os tratamentos tradicionais não surtiam efeito.

segunda-feira, junho 15, 2015

Barak Obama & Cristovão Colombo

Barak Obama diz que Cristóvão Colombo é português... A história italiana diz que Colombo seria genovês. Os espanhóis dizem que ele terá nascido em Espanha !!!
Mas, o mais provável mesmo, é ele ser português, nascido em Cuba, no Alentejo.
Segundo reza a história frequentou a Escola Náutica de Sagres, casou na Madeira que descobriu com o nome de Gonçalves Zarco... Conclusão a que chegou Obama, hoje presidente dos EUA, em 1995, por mera diligência judicial, como advogado.
Se ainda não conhece, este texto elaborado pelo Presidente dos E.U.A., vale a pena lê-lo, não só pelo trabalho desenvolvido no argumento, como pelo conhecimento histórico que o mesmo proporciona, particularmente a nós portugueses. Este é um assunto que não é só para estudiosos da História de Portugal.
Se acha que já viu de tudo, não deixe de ler, aqui, esta carta, de fina ironia e historicidade exaustiva, em resposta a um mero pedido de empréstimo bancário para uma organização americana sem fins lucrativos, realizado no já distante ano de 1995, que merece lugar de destaque num museu da advocacia...
Daqui se pode concluir que Cristóvão Colombo era português, tese defendida por vários historiadores!



domingo, junho 14, 2015

O Pátio das Cantigas

"O Pátio das Cantigas" é um filme português de 1942, realizado por Francisco Ribeiro que tem lugar num típico bairro lisboeta por ocasião das festas dos Santos Populares. É uma comédia inesquecível com um fabuloso jogo de equívocos e duplos sentidos, onde brilham os actores Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho.
Recentemente, o realizador Leonel Vieira fez um remake do filme (veja aqui o trailer), protagonizado por Miguel Guilherme, César Mourato, Dânia Neto e Sara Matos.
Sinopse:
Num típico pátio lisboeta, por altura das festas dos Santos Populares, um punhado de gente simples vive o seu quotidiano, os seus sonhos, desilusões, paixões, ciúmes e alegrias numa atmosfera quase encantada. Alfredo é um bom rapaz cujo irmão Carlos, um estouvado, namora a frívola Amália. A irmã desta, Suzana, ama por sua vez Alfredo. Narciso, o pai de Rufino e seu sócio na leitaria do bairro, é um bêbado crónico e um virtuoso da guitarra. Rosa, uma bem disposta viúva que vende flores, é por sua vez cortejada por Narciso e pelo intratável e arrogante Evaristo, o merceeiro, pai da invejosa e mimada Celeste. A rivalidade entre Narciso e Evaristo vai ao rubro numa noite de bailarico no pátio que termina numa autêntica batalha campal. Por fim tudo se compõe entre os vários pares amorosos e no pátio a vida segue serenamente.

sábado, junho 13, 2015

Santo António

Nasci exactamente no teu dia —
Treze de Junho, quente de alegria,
Citadino, bucólico e humano,
Onde até esses cravos de papel
Que têm uma bandeira em pé quebrado
Sabem rir...
Santo dia profano
Cuja luz sabe a mel
Sobre o chão de bom vinho derramado!

Santo António, és portanto
O meu santo,
Se bem que nunca me pegasses
Teu franciscano sentir,
Católico, apostólico e romano.

(Reflecti.
Os cravos de papel creio que são
Mais propriamente, aqui,
Do dia de S. João...
Mas não vou escangalhar o que escrevi.
Que tem um poeta com a precisão?)

Adiante ... Ia eu dizendo, Santo António,
Que tu és o meu santo sem o ser.
Por isso o és a valer,
Que é essa a santidade boa,
A que fugiu deveras ao demónio.
És o santo das raparigas,
És o santo de Lisboa,
És o santo do povo.
Tens uma auréola de cantigas,
E então
Quanto ao teu coração —
Está sempre aberto lá o vinho novo.

Dizem que foste um pregador insigne,
Um austero, mas de alma ardente e ansiosa,
Etcetera...
Mas qual de nós vai tomar isso à letra?
Que de hoje em diante quem o diz se digne
Deixar de dizer isso ou qualquer outra coisa.

Qual santo! Olham a árvore a olho nu
E não a vêem, de olhar só os ramos.
Chama-se a isto ser doutor
Ou investigador.

Qual Santo António! Tu és tu.
Tu és tu como nós te figuramos.

Valem mais que os sermões que deveras pregaste
As bilhas que talvez não concertaste.
Mais que a tua longínqua santidade
Que até já o Diabo perdoou,
Mais que o que houvesse, se houve, de verdade
No que — aos peixes ou não — a tua voz pregou,
Vale este sol das gerações antigas
Que acorda em nós ainda as semelhanças
Com quando a vida era só vida e instinto,
As cantigas,
Os rapazes e as raparigas,
As danças
E o vinho tinto.

Nós somos todos quem nos faz a história.
Nós somos todos quem nos quer o povo.
O verdadeiro título de glória,
Que nada em nossa vida dá ou traz
É haver sido tais quando aqui andámos,
Bons, justos, naturais em singeleza,
Que os descendentes dos que nós amámos
Nos promovem a outros, como faz
Com a imaginação que há na certeza,
O amante a quem ama,
E o faz um velho amante sempre novo.
Assim o povo fez contigo
Nunca foi teu devoto: é teu amigo,
Ó eterno rapaz.

(Qual santo nem santeza!
Deita-te noutra cama!)
Santos, bem santos, nunca têm beleza.
Deus fez de ti um santo ou foi o Papa? ...
Tira lá essa capa!
Deus fez-te santo! O Diabo, que é mais rico
Em fantasia, promoveu-te a manjerico.

És o que és para nós. O que tu foste
Em tua vida real, por mal ou bem,
Que coisas, ou não coisas se te devem
Com isso a estéril multidão arraste
Na nora de uns burros que puxam, quando escrevem,
Essa prolixa nulidade, a que se chama história,
Que foste tu, ou foi alguém,
Só Deus o sabe, e mais ninguém.

És pois quem nós queremos, és tal qual
O teu retrato, como está aqui,
Neste bilhete postal.
E parece-me até que já te vi.

És este, e este és tu, e o povo é teu —
O povo que não sabe onde é o céu,
E nesta hora em que vai alta a lua
Num plácido e legítimo recorte,
Atira risos naturais à morte,
E cheio de um prazer que mal é seu,
Em canteiros que andam enche a rua.

Sê sempre assim, nosso pagão encanto,
Sê sempre assim!
Deixa lá Roma entregue à intriga e ao latim,
Esquece a doutrina e os sermões.
De mal, nem tu nem nós merecíamos tanto.
Foste Fernando de Bulhões,
Foste Frei António —
Isso sim.
Porque demónio
É que foram pregar contigo em santo?
Fernando Pessoa -  Santo António, São João, São Pedro. Lisboa: A Regra do Jogo, 1986. 

sexta-feira, junho 12, 2015

O Furinho da BIC

As canetas BIC são um sucesso. Todos os dias, milhares delas são vendidas em todo o  mundo.
A motivação para criar uma caneta esferográfica veio de László Bíró, um jornalista húngaro que estava cansado de encher canetas no tinteiro e ter de esperar que a tinta secasse após a escrita.
Em parceria com o irmão György, que era químico, inventaram, então, uma versão comercialmente viável desta caneta.
Em 1938, os irmãos Bíró patentearam o design de uma caneta que trazia uma pequena bolinha na ponta, que rolava e libertava a tinta de um cartucho.
Já agora, sabe para que serve aquele furinho existente na lateral da caneta BIC?  Sabe qual é o segredo daquele furinho?
Em 1950, o fabricante de canetas francês Marcel Bich lançou a sua primeira versão sob a licença dos irmãos Bíró. Como precisava de dar um nome ao seu produto, o empresário adoptou o próprio sobrenome com uma pequena diferença e, criou a “BIC Cristal”. Além disso, ele resolveu mais algumas falhas que o design ainda apresentava e deu início à produção em massa destas esferográficas, a baixo custo.
Foi nesse momento também que surgiu o furinho enigmático que fica na lateral de todas as BIC. Por mais inútil que pareça esse furo, ele serve para igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Sem ele, não seria possível usar o objeto dentro de um avião ou no topo de um prédio bem alto, por exemplo. A diferença de pressão faria com que a caneta rebentasse.
Mas as BIC ainda têm mais um furinho enigmático. A partir de 1991, estas canetas ganharam uma outra abertura na tampa. O objetivo deste furo não é melhorar o funcionamento do objeto, e sim, aumentar a segurança dos seus utilizadores. As tampas têm um furo na ponta devido a uma medida de segurança internacional, que pretende diminuir o risco de que crianças (e os adultos que costumam mastigar canetas BIC também!) se sufoquem com a peça, já que o furo permite a passagem de ar caso a tampa seja engolida. E esta hem?

quinta-feira, junho 11, 2015

O Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos é um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspectos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo. O parque, que se localiza no largo do Rossio de Santa Clara, em Coimbracaracteriza-se por apresentar construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a cultura e o património edificado português.
Foi iniciado em 1938, por iniciativa do professor Bissaya Barreto, com projeto do arquiteto Cassiano Branco, sendo inaugurado em 8 de junho de 1940, razão pela qual a sua concepção e arquitetura estão fortemente imbuídas do espírito idealista e nacionalista do Estado Novo Português. A sua construção desenvolveu-se em três etapas:
Joana Vasconceles - Portugal dos Pequenitos
- A primeira fase, entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região do país com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade;
- A segunda fase integra a chamada "área monumental", espaço ilustrativo dos monumentos mais representativos, de norte a sul do país.
- A terceira fase, concluída em finais da década de 1950, engloba a representação monumental e etnográfica das então províncias ultramarinas em África, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, cercados por exemplares da flora nativa destas regiões. Compreende também as representações dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
O Portugal dos Pequenitos comemorou esta semana os seus 75 anos.  Este Parque pretende construir novos monumentos e modernizar-se para continuar a encantar as sucessivas gerações.
Fonte: Wikipédia   

quarta-feira, junho 10, 2015

Portugal, Portugal

Tiveste gente de muita coragem
E acreditaste na tua mensagem
Foste ganhando terreno
E foste perdendo a memória

Já tinhas meio mundo na mão
Quiseste impor a tua religião
E acabaste por perder a liberdade
A caminho da glória

Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar

Tiveste muita carta para bater
Quem joga deve aprender a perder
Que a sorte nunca vem só
Quando bate à nossa porta

Esbanjaste muita vida nas apostas
E agora trazes o desgosto às costas
Não se pode estar direito
Quando se tem a espinha torta

Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar

Fizeste cegos de quem olhos tinha
Quiseste pôr toda a gente na linha
Trocaste a alma e o coração
Pela ponta das tuas lanças

Difamaste quem verdades dizia
Confundiste amor com pornografia
E depois perdeste o gosto
De brincar com as tuas crianças

Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar

Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar
Jorge Palma

terça-feira, junho 09, 2015

Dance Me To The End Of Love

Oiça Madeleine Peyroux em "Dance Me To The End Of Love".
Madeleine Peyroux (1974) é uma cantora de jazz, que escreve e interpreta as suas próprias composições e letras.
É especialmente lembrada pelo seu estilo vocal, que em muito lembra o da cantora Billie Holiday.