As Falésias de Moher |
As Falésias de Moher são um dos marcos naturais mais impressionantes da Irlanda. Formadas há cerca de 300 milhões de anos, estendem-se por 8 km ao longo do Oceano Atlântico e atingem a sua altura máxima de 214 metros ao norte da Torre de O’Brien. Este é um dos principais pontos para avistar esta impressionante formação geológica. A vista das falésias atrai perto de um milhão de visitantes por ano.
A Torre de O'Brien é uma torre redonda de pedra que foi construída cerca de 1835 por sir Cornelius O'Brien, descendente do rei irlandês Brian Boru, para servir como ponto de observação para turistas vitorianos ou, segundo a lenda, para impressionar visitantes do sexo feminino. Do topo da vigia, num dia limpo, é possível ver as ilhas de Aran e a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os vales e colinas de Connemara, os Doze Pins a norte em Connemara, e Loop Head a sul.
As Falésias são um importante ponto de nidificação de aves marinhas na Irlanda e estão incluídas numa Área Especial de Proteção (Special Protection Area) ambiental.
As Falésias de Moher já serviram de inpiração para diversos trabalhos realizados no cinema, na televisão, na literatura e na música. As Falésias de Moher serviram de cenário, por exemplo, no filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (Harry Potter and the Half-Blood Prince).
Sem comentários:
Enviar um comentário