domingo, abril 01, 2018

O Pão - de - Ló de Margaride

Pão -  de -  Ló de Margaride é considerado o melhor pão-de-ló seco de Portugal.
Margaride foi uma freguesia portuguesa do concelho de Felgueiras (distrito do Porto), com 5,86 km² de área e 9 653 habitantes (2011). Tinha o nome alternativo de Santa Eulália e foi a sede do concelho de Felgueiras até 2013, ano em que foi extinta, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Várzea, Lagares, Varziela e Moure, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure da qual é a sede e empresta o seu nome a um famoso pão-de-ló.

O Pão -  de - Ló de Margaride é uma referência na doçaria tradicional portuguesa, sobretudo na Páscoa.
A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de "Doceira da Casa Real". A receita original, usada pela casa Leonor Rosa da Silva, que o comercializa, está guardada a sete chaves. Contudo, aqui lhe deixo duas receitas (uma delas em vídeo) deste tipo de Pão -  de - Ló.
O autêntico pão -  de -  ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas são constituídas por três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando um cano.

Ingredientes:
1 pitada de sal
19 gemas
250 g de farinha
500 g de açúcar
6 ovos inteiros
casca de 2 limões
Confeção:
Deite os ovos, o açúcar, as cascas de limão e o sal num recipiente amplo e bata até a mistura clarear e fazer castelo (a massa faz um montinho quando se deixa cair de uma colher).

Retire as cascas de limão e, aos poucos, junte a farinha em chuva, peneirada no momento. Note que a farinha não deve ser batida, mas sim bem misturada com as mãos, sendo, por isso, necessária a participação de duas pessoas — uma para peneirar e outra para envolver a farinha. Este processo manual poderá durar aproximadamente ½ hora e o pão de ló ica com uma textura muito fofa. No entanto, poderá também fazê-lo numa batedeira elétrica, o que lhe irá poupar tempo.

Deite a massa numa tigela previamente forrada com papel manteiga (ou outro papel grosso) untado, em quadrados sobrepostos. Encha a forma de pão -  de -  ló até um pouco mais de meio, vire os bicos do papel para dentro e tape com a segunda tigela.
Leve a cozer em forno moderadamente quente, durante 30 a 45 minutos no máximo. Verifique a cozedura com um palito.

Retire do forno e desenforme, deixando depois arrefecer o seu pão -  de -  ló de Margaride.
A receita que se segue, em vídeo, é uma versão adaptada de uma receita antiga de Mª de Lurdes Modesto, recolhida junto de habitantes de Felgueiras.

Sem comentários: