sábado, dezembro 08, 2018

Nagasáqui

Nagasáqui (nome que significa "capa longa" em japonês) é a capital e a maior cidade da região de Nagasaki, na Ilha de Kyushu, no Japão.
Em 2017, a cidade tinha uma população estimada de 425.723 habitantes e uma densidade populacional de 1000 pessoas por km², numa área total de 406.37 km².
Nagasaki tinha pouca importância histórica até entrar em contacto com os exploradores portugueses em 1543, pois era uma pequena vila de pescadores num porto isolado. Um dos primeiros visitantes foi Fernão Mendes Pinto, que veio de Vila do Bispo numa embarcação portuguesa que atracou próximo de Tanegashima. Pouco depois, embarcações portuguesas começaram a navegar para o Japão, aumentando o contacto e as relações comerciais com o Japão e o resto do mundo.
A pequena vila portuária rapidamente cresceu para uma cidade portuária diversa, e produtos portugueses importados por Nagasaki (como tabaco, pão, têxteis e um pão-de-ló português chamado Castela) foram assimilados pela cultura japonesa. O tempura, deriva de uma receita originalmente conhecida como "peixinhos-da-horta", é um nome que resulta da palavra portuguesa "tempero", é outro exemplo dos efeitos desse intercâmbio cultural
Nagasaki transformou-se num centro de influência colonial portuguesa e holandesa entre os séculos XVI e XIX, e igrejas e locais cristãos em Nagasaki foram propostos como candidatos a Património Mundial da Humanidade da UNESCO. 
Durante várias décadas, Nagasáqui foi considerada a capital do catolicismo no Japão.

Parte de Nagasaki foi base da Marinha Imperial Japonesa durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa e da Guerra Russo-Japonesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Nagasaki foi a segunda cidade, e até hoje a última, a viver um ataque nuclear (às 11:02hs de 9 de agosto de 1945).
Conheça agora, através do vídeo que se segue,  alguns dos Pequenos Segredos de Nagasáqui.

Sem comentários: