Khajuraho é hoje um dos mais populares destinos turísticos na Índia. A presença do maior grupo de templos Hindus medievais, famosos pelas suas esculturas eróticas, atrai gente de todo o mundo. Khajuraho serviu de capital religiosa à dinastia hindu Rajput dos Chandelas, que controlou esta parte da Índia entre o século X e o século XII, os quais seriam seguidores do culto tântrico.
O conjunto de templos (classificado pela UNESCO como Património Mundial), espalhados numa área de cerca de 21 km², foi construído ao longo de cem anos, desde o ano 950 até ao ano 1050. Os templos de Khajuraho, construídos através de superestruturas em espiral, enquadram-se no estilo Shikhara dos templos do norte da Índia e por vezes à planta ou esquema Panchayatana. Este conjunto é dotado de uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Na época áurea da cidade, contavam-se mais de 80 templos, dos quais apenas 22, pertencentes tanto ao hinduísmo como ao jainismo, se encontram em estado de razoável conservação.
Alguns templos são dedicados ao panteão Jain sendo os restantes dedicados a divindades Hindus - destacando a Trindade Brahma, Vishnu e Shiva, e a várias outras formas Devas. Estes templos foram construídos para lembrar a todos os que acreditam na plenitude da vida que o caminho para o Nirvana se faz utilizando todos os sentidos.
Os templos Panchayatana eram dotados de quatro salas de culto nos quatro cantos e uma sala principal no centro do pódio que consistia a sua base. Os templos eram agrupados em três divisões geográficas: oriental, ocidental e sul.
Na visita aos Templos Eróticos da dinastia Chandela, deve dar particular destaque aos grupos Oriental e Ocidental: Templo Mahadeva, Chatrabhuj, Parswanath e Ghantai.
Este conjunto de templos é um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo e, uma excelente demonstração dos estilos arquitetónicos da Índia, que ganharam popularidade devido à representação lasciva de alguns aspectos da forma de vida tradicional, durante a época medieval naquela região.
Os elementos eróticos estão presentes apenas em cerca de dez por cento de todas as esculturas, representando cenas de erotismo ou sexo entre figuras humanas e não entre divindades. As restantes esculturas representam situações da vida social da altura, como são os exemplos das esculturas que representam mulheres a colocar maquilhagem, músicos, oleiros, camponeses, etc. Todas estas representações estão fora das zonas sagradas dos templos, alertando o visitante crente que deveria tomar os Deuses como o ponto central da vida.
Estes templos estiveram esquecidos durante mais de 700 anos. Foram redescobertos durante o século XIX, tendo sofrido bastante com o crescimento da selva circundante, que causou prejuízos a alguns dos monumentos. O declínio económico e financeiro dos Chandelas Rajputs é tido como a principal razão para o abandono do local, como centro de culto e de vida social, sendo a principal causa da deterioração provocada pela ação dos elementos da natureza sobre os monumentos.Se quiser aprofundar mais este assunto não deixe de ver os vídeos que se seguem.
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