Déli ou Delhi, é a segunda maior e mais importante cidade da Índia, atrás apenas de Bombaim. A capital da Índia, constitui uma imensa área metropolitana no norte do país.
Na Antiga Délhi, bairro que remonta ao século XVII, fica localizado o imponente Forte Vermelho, da era Mogol, que é um símbolo da Índia, e a grande mesquita Jama Masjid, cujo pátio acomoda 25.000 pessoas. Perto dali, fica o Chandni Chowk, um animado mercado repleto de bancas de comida, lojas de doces e barracas de especiarias. O Chandni Chow (tecidos, banca); O Chawri Bazar (ferramentas); O Sadar Bazar (mercearias) e o Khari Bawli (alimentação).
A cidade velha está rodeada por uma muralha de pedra, construída em 1638 pelo imperador Shah Jahan. No Sul existem vários túmulos, dos quais se destacam os de Humayun, Isa Khan e Safdar Jang.
Em Nova Déli situam-se as ruínas de um observatório, Jantar Mantar, construído por um astrónomo rajputa.Situada no norte do país, engloba a região de Nova Deli, a capital do país, com uma área total de 42,7 km². Com uma população estimada em 2011 em pouco mais de 11 milhões de habitantes, a cidade de Deli é a oitava maior do mundo — porém se consideramos o seu complexo metropolitano expandido, conhecido como a Região da Capital Nacional (TCN), que engloba partes dos estados de Haryana, Uttarakhand, Utar Pradexe e Rajastão, a população da cidade sobe para 23,2 milhões de habitantes (2011), a maior do país e a segunda maior do mundo, distribuída por uma área estimada em 1 483 km².
Nova Deli é o centro de governo e de administração. As duas cidades, Velha Deli e Nova Deli funcionam como uma só cidade.Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida pelas avenidas amplas e cercados por árvores, e por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. De 1911 até Proclamação da Independência da Índia em 1947, a cidade era a capital e centro administrativo da colónia e desde então manteve esse estatuto.
Sem comentários:
Enviar um comentário