sexta-feira, outubro 20, 2023

Maneki Neko: O Gato Japonês da Sorte

Maneki Neko, também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma figura de cerâmica, comum entre os japoneses, que acreditam que o mesmo seja portador da sorte. Por isso, pode ser encontrado na entrada de lojas, de restaurantes, de salas de Pachinko e de negócios em geral. É comum vê-los, também, nos balcões próximo das caixas registadoras. Hoje em dia é uma escultura comum em muitos países asiáticos, na maior parte das vezes feita em cerâmica. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada. Algumas das figuras são eléctricas, funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, e efetuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto a pata esquerda levantada atrai clientes. O Maneki Neko, considerado um potente amuleto da sorte, surge com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes e, consequentemente, com significados diversos. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Alguns Maneki Neko seguram um koban (uma moeda de ouro de formato ovalado do Período Edo). Porém, o koban verdadeiro vale apenas um ryo, e o koban do Manekineko representa dez milhões de ryo. Ou seja, trata-se de uma moeda fictícia para simbolizar a fortuna, a riqueza e a prosperidade.

A coleira vermelha com um sino, de alguns Maneki Neko, tem origem nos costumes do Período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação dos aristocratas. As damas da corte mimavam os seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de chirimen (um tecido de luxo da época) com um pequeno sino.

Há várias histórias e lendas que explicam a sua origem. A mais popular diz que um dia um samurai passou por um gato que parecia acenar para ele. Pensando que o aceno fosse um sinal, o samurai foi até ao animal, o que fez com que o guerreiro escapasse de uma armadilha que havia sido preparada para ele.

Foi a partir daí que os gatos passaram a ser considerados espíritos da sorte, apesar de que, curiosamente, na cultura nipónica, acredita-se que os gatos, em si, tragam mau augúrio.

Dada a sua importância, o gatinho tem também um dia que lhe é dedicado. Em 29 de setembro é comemorado o dia do Maneki Neko, o chamado Maneki Neko no Hi. Nesse dia, tanto os adultos como as crianças saem às ruas com os rostos pintados com o gato da sorte. 

Outra curiosidade interessante é que, segundo dizem, a gatinha mais famosa do Japão, a Hello Kitty, foi inspirada no Maneki Neko.


Sem comentários: