sábado, abril 02, 2022

O Nepal e os Nepaleses

O Nepal ou República Democrática Federal do Nepal, é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A capital é Catmandu. É neste país que se situa o Monte Evereste, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete). As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. 

Entre 2009 e 2021, a comunidade nepalesa em Portugal cresceu 25 vezes. Assim, no ano passado, eram cerca de 21 mil os cidadãos do Nepal que estavam a viver em Portugal com estatuto legal de residente, segundo a Pordata - base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Em Portugal a comunidade nepalesa cresceu 25 vezes em 10 anos e foi a comunidade estrangeira que mais cresceu até 2021. 

Apesar de o Brasil ser (até ao ano passado) o país de origem da maior parte dos estrangeiros que residem em Portugal, a comunidade nepalesa é aquela que mais tem crescido nos últimos anos. Se em 2009 havia apenas 684 cidadãos do Nepal registados, no ano passado o número já tinha subido para 16 947. Os dados compilados pela Pordata indicam, ainda, que, nos mesmos dez anos, a comunidade italiana aumentou seis vezes, a francesa cinco vezes e a indiana três. Ao mesmo tempo, as comunidades espanhola, chinesa e britânica duplicaram.

As comunidades de asiáticos situam-se, sobretudo, na região da Grande Lisboa e desenvolvem-se em torno de atividades económicas em que predominam os pequenos negócios, como lojas e minimercados. 

Monte Evereste

Dentro destes grupos, a comunidade nepalesa destaca-se pela sua presença na área da restauração. A proliferação de restaurantes nepaleses é notória na região de Lisboa.  

O Nepal é um país de tradições, com um sistema de organização social baseado em castas e onde a religião (hinduísmo e budismo) é importante. As duas religiões têm co-existido ao longo de várias gerações e muitos dos ícones hindus podem ser encontrados em templos budistas. Alguns deuses e deusas são compartilhados pelo hinduísmo e pelo budismo, embora com nomes diferentes, e as duas religiões têm sido influenciadas por outras religiões baseadas em cultos ancestrais e animistas, que têm sobrevivido. Existem ainda minorias islâmicas e cristãs. 

A língua no Nepal com mais falantes é o Nepali, com cerca de 11 milhões. Esta é também a língua oficial, juntamente com o Inglês.

Os nepaleses descendem de três grandes migrações: da Índia, do Tibete e da Ásia Central. Os ancestrais das castas Bramane e Chetri vieram da Índia, enquanto outros grupos étnicos têm as suas origens na Ásia Central e no Tibete, tais como os Gurungs e os Magars no oeste, os Rais e os Limbus no leste, e os Sherpas e os Bhotias no norte. Grande parte da sua população é física e culturalmente similar à população indo-ariana do norte da Índia.

Entretanto assista ao vídeo abaixo que lhe fala de tudo o que precisa de saber antes de ir para o Nepal (com algumas dicas e curiosidades do Nepal).

Sem comentários: