domingo, novembro 15, 2020

Mailuu - Suu

 

Mailuu - Suu é uma cidade mineira na região de Jalal-Abad, localizada no sul do Quirguistão

Tem uma área de 120 km2, e uma população residente de 22.853 habitantes (2009). Com a desintegração da URSS esta região tem estado economicamente deprimida. 

De 1946 a 1968, a Zapadnyi Mining and Chemical Combine, em Mailuu-Suu, extraiu e processou cerca de 10.000 toneladas de minério de urânio para o programa nuclear soviético. A extração mineira e o processamento de urânio já não são económicos, o que deixou grande parte da população sem trabalho significativo. 

 Esta cidade era classificada pelo governo soviético como uma cidade secreta, sendo oficialmente conhecida, como tantas outras, apenas como "Mailbox 200"

Mailuu - Suu para além do desemprego debate-se também com graves problemas ambientais. A URSS deixou ali 23 poços com resíduos de urânio instáveis, numa encosta também instável, localizada acima da cidade.  

Em 1958 uma barragem de detritos rompeu-se e libertou 600.000 m3 de resíduos radioativos no rio Mailuu-Suu. 

Em 1994, um deslizamento de terras bloqueou o rio, que fluía sobre as suas margens e inundou outro reservatório de resíduos. Uma inundação causada por um deslizamento de terras quase submergiu um outro poço de resíduos em 2002.

Mailuu-Suu foi considerado um dos 10 locais mais poluídos do mundo num estudo publicado em 2006, pelo Blacksmith Institute . 

O Banco Mundial aprovou uma doação de US $ 5 milhões para recuperar os depósitos de resíduos em 2004, e aprovou uma doação adicional de $ 1 milhão para o projeto em 2011. No entanto, graves ameaças ainda persistem.

Milhões de pessoas na Ásia Central estão potencialmente em risco, pois esta área é altamente sujeita a atividade sísmica. 

Toda esta situação tem impactos na saúde. Um estudo de 1999, conduzido pelo Instituto de Oncologia e Radioecologia, demonstrou que duas vezes mais residentes sofriam de algum tipo de cancro, do que a população no resto do país.

Sem comentários: