As portas de reixa são típicas da cidade de Tavira (no Algarve) e podem ser vistas na Rua das Freiras, na Rua das Olarias e no Largo do Postigo. A sua origem remonta ao período da ocupação Muçulmana.
O papel das mulheres muçulmanas tem mudado ao longo dos séculos. Embora o Islão considere homens e mulheres como moralmente iguais perante Alá, o facto é que as mulheres não tiveram o mesmo acesso a muitas áreas da vida islâmica.
Historicamente, as mulheres muçulmanas nem sempre foram tratadas como iguais aos homens. Assim, como as muçulmanas estavam enredadas neste sistema patriarcal, as portas de reixa eram o único contacto que poderiam ter com o mundo masculino e com o mundo do lado de fora da casa. Através delas, podiam apreciar o que se passava no exterior, sem serem vistas. Ao mesmo tempo, a casa era arejada sem devassar a intimidade.
Estas portas, geralmente bastante trabalhadas, são constituídas por um entrelaçado em madeira (reixa), que por possuir pequenas aberturas permite a circulação de ar no interior das casas. Estas ripas de madeira que as caracterizam são sobrepostas e formavam múltiplos desenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário