terça-feira, maio 08, 2012

Malta

Malta, oficialmente República de Malta, é um país desenvolvido no sul do continente europeu. É  um arquipélago (apenas as três maiores ilhas - Malta, Gozo e Comino - são habitadas)  situado no centro do  Mar Mediterrâneo. Fica a 93 km a sul da Sicília, a 288 km a nordeste de Tunísia,  a 1 826 km a este de Gibraltar e a  1 510 km a oeste de Alexandria. Malta tem uma área  de 316 km2 sendo, por isso, um dos menores países da Europa. Em contrapartida, é um dos países mais densamente povoados deste continente. A capital é  Valeta e a maior cidade é Birkirkara. A língua nacional é o maltês, embora o inglês seja a sua  língua oficial.
Malta tem um longo passado histórico que remonta a 5200 anos aC. Por volta do ano 1000 a.C., passou a ser uma colónia Fenícia. Em 736 a.C., foram ocupadas pelos gregos e posteriormente passaram a ser domínio dos cartagineses (400 a.C.) e depois dos romanos (218 a.C.). Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, no ano 60 da era cristã, S. Paulo naufragou e chegou à costa maltesa, onde promoveu a conversão dos seus habitantes. A partir desta data, os malteses aderiram ao Cristianismo e permanecem-lhe fiéis até hoje.
O Império Bizantino controlou-a até 870, quando foi conquistada pelos árabes muçulmanos, que influenciaram o seu idioma e cultura. Ao longo da história, a localização de Malta tem dado grande importância estratégica e uma sequência de poderes, incluindo fenícios, gregos, romanos, entre outros.
Nos séculos seguintes vários povos ocuparam ou passaram por este território: italianos,turcos, normandos, espanhóis, franceses e ingleses. De qualquer modo, é de refrir que em 1530, estas ilhas foram cedidas pela Espanha à Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém (ordem religiosa e militar pertencente à Igreja Católica). Esta ordem monástica, hoje conhecida como "Ordem de Malta", foi sitiada pelos turcos otomanos em 1565, após o que acrescentaram as fortificações, especialmente na nova cidade de Valeta. Os Cavaleiros de São João de Jerusalém governaram estas ilhas até o século XIX. Malta ganhou independência do Reino Unido em 1964 e tornou-se uma república em 1974, mantendo-se ligada à Commonwealth. É um membro da Nações Unidas (desde dezembro de 1964) e um membro da União Europeia desde maio de 2004. Malta é também parte do Acordo de Schengen (desde 2007) e membro da Zona do Euro (desde 2008).

Sem comentários: