terça-feira, outubro 08, 2019

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar é o último livro do jovem escritor português Afonso Reis Cabral (1990).
Afonso Reis Cabral aos quinze anos publicou o livro de poesia Condensação. 
Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália.
No final de 2018, publicou este seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica.
Afonso Reis Cabral, foi ontem anunciado como o vencedor do Prémio José Saramago, no valor de 25.000 euros, pelo seu romance "Pão de Açúcar".

Sinopse
Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos.
Rafa encontrara o local numa das suas habituais investidas às zonas sujas, e aquela espécie de barraca despertou-lhe imediatamente o interesse. Depois, dividido entre a atracção e a repulsa, perguntou-se se deveria guardar o segredo só para si ou partilhá-lo com os amigos. Mas que valor tem um tesouro que não pode ser mostrado?
Romance vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o País, fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores, Pão de Açúcar é uma combinação magistral de factos e ficção, com personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas, que vem confirmar o talento e a maturidade literária de Afonso Reis Cabral.

Sem comentários: