quinta-feira, outubro 26, 2023

A Flor de Lótus

No oriente, a flor de lótus significa pureza espiritual. O lótus (padma), também conhecido como lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática que floresce sobre a água.

No simbolismo budista, o significado mais importante da flor de lótus é a pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

A flor de lótus é, assim, um dos símbolos mais importantes do Budismo. Ela representa a pureza, a perfeição e, entre outros, o renascimento. No seu trono Buda é muitas vezes representado sentado nessa flor. 

A flor de lótus vermelha representa o amor e a compaixão.  É a flor de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão. A flor de lótus rosa representa o próprio Buda, e por isso a Flor de Lótus Rosa é a mais significativa para o Budismo. A flor de lótus branca simboliza o espírito e a mente, bem como pureza. A flor de lótus azul simboliza a sabedoria e o conhecimento e, assim, está associada com Manjushrio, o bodhisattva da sabedoria.

Entre outros símbolos do Budismo estão: 

  • A Imagem do Buda. O símbolo budista mais universal e facilmente reconhecido é a imagem do Buda sentado na posição de meditação. 
  • As Pegadas do Buda, ou Buddhapada, são uma das representações iniciais do Buda na arte budista. Representa uma impressão do pé ou pés do Buda e é um lembrete de que o Buda realmente existiu como ser humano e andou neste terra. 
  • A Roda do Dharma, ou Dharmachakra, é um dos símbolos mais antigos e importantes do budismo
  • A Triratna, representa as Três Joias do Budismo (Buda, Dharma e Sangha).
  • A Árvore Bodhi ou "Árvore do Despertar" foi uma grande figueira (ficus religiosa) sob a qual Siddhartha Gautama alcançou o despertar. 
  • A Cabeça Rapada e o Manto Budista - Desde os tempos de Buda que os monges rapam a cabeça. Fazem-no como um símbolo de renúncia aos desejos sedentos e apegos mundanos. 
  • Nó Infinito (ou nó sem fim) - O Nó infinito é um dos 8 símbolos auspiciosos do budismo Vajrayana e possui vários significados. Ele ensina sobre a interdependência, ilustrando que tudo está interligado e em simbiose; simboliza o Samsara (ciclo de nascimento, morte e renascimento), o karma (causa e efeito), o entrelaçamento entre a sabedoria e a compaixão, etc. 

Sem comentários: