domingo, outubro 01, 2023

O Rio Cubango/Okavango

 O Rio Cubango (ou Okavango), é um rio da África austral que faz a fronteira natural entre Angola e a Namíbia, país onde dá nome a uma das suas regiões. Nasce nos planaltos do interior angolano (Província do Bié) e corre em direção a sudeste, atravessando a faixa de Caprivi (na Namíbia) para chegar ao maior delta interior do mundo, no Botswana (onde muda de nome, para Okavango), num pântano com grande interesse ecoturístico, onde se dispersa no deserto do Kalahari, próximo de pântanos temporários de Makgadikgadi

O delta em si cobre uma superfície entre 15000 km² e 22000 km² durante as cheias. Encontra-se ao norte do país, na região de Ngamiland, com capital em Maun, a 942 m de altitude. No delta do Cubango existe a única população de leões nadadores, que se veem forçados a entrar na água, que durante as enchentes chegam a cobrir o 70% de seu território, para caçar antílopes e ímpalas.
O rio Cubango nasce perto de Chicala-Tchiloango (Vila Nova) no planalto do Huambo e tem um curso de 975 km.
O Cubango corre em direção Sul até atingir Kuvango (Ganguelas, Vila Artur de Paiva) a nordeste da Huíla onde recebe o rio Cutato como afluente, e onde começa a inflectir para Leste até atingir a fronteira Sul com a Namíbia, de onde passa a servir de fronteira até ao Mucusso, nas Terras do Fim do Mundo.
Parte das águas do rio Cubango perde-se em pântanos no Botswana. A bacia do Cubango em Angola é de cerca de 154.420 km². O rio Cubango é importante para a história dos povos Khoisan e Ambó.
O território em Angola providencia 94.5% do escoamento total da captação; a Namíbia providencia 2.9% e o Botswana 2,6%. 
O Rio Cubango - Okavango representa um dos maiores ecossistemas aquáticos virgem no continente Africano, e, à superfície da terra.
Se quiser ficar a conhecer melhor este rio não deixe de ver a apresentação e o vídeo que se seguem. 
Não perca esta oportunidade. 
Ora veja!

Sem comentários: