O delta em si cobre uma superfície entre 15000 km² e 22000 km² durante as cheias. Encontra-se ao norte do país, na região de Ngamiland, com capital em Maun, a 942 m de altitude. No delta do Cubango existe a única população de leões nadadores, que se veem forçados a entrar na água, que durante as enchentes chegam a cobrir o 70% de seu território, para caçar antílopes e ímpalas.
O rio Cubango nasce perto de Chicala-Tchiloango (Vila Nova) no planalto do Huambo e tem um curso de 975 km.
O Cubango corre em direção Sul até atingir Kuvango (Ganguelas, Vila Artur de Paiva) a nordeste da Huíla onde recebe o rio Cutato como afluente, e onde começa a inflectir para Leste até atingir a fronteira Sul com a Namíbia, de onde passa a servir de fronteira até ao Mucusso, nas Terras do Fim do Mundo.
Parte das águas do rio Cubango perde-se em pântanos no Botswana. A bacia do Cubango em Angola é de cerca de 154.420 km². O rio Cubango é importante para a história dos povos Khoisan e Ambó.
O território em Angola providencia 94.5% do escoamento total da captação; a Namíbia providencia 2.9% e o Botswana 2,6%.
O Rio Cubango - Okavango representa um dos maiores ecossistemas aquáticos virgem no continente Africano, e, à superfície da terra.
Se quiser ficar a conhecer melhor este rio não deixe de ver a apresentação e o vídeo que se seguem.
Não perca esta oportunidade.
Ora veja!
Sem comentários:
Enviar um comentário