terça-feira, outubro 03, 2023

Mwana Pwo

Mwana (jovem) Pwo (mulher) é a representação feminina na hierarquia dos Tchokwe, grupo étnico que se fixou no nordeste de Angola (províncias de Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), do Noroeste da Zâmbia e do Sudoeste da República Democrática do Congo (Katanga, Kasaï, alto Kwango), estimado em 1 000 000 de indivíduos. 

O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Chócue, Chokwe, Tchokwe, Batshioko) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos.

De origem Banto, a etnia Tchokwe, matrilinear, patrilocal e falante do idioma utshokwe, estava sob a autoridade política, legal e religiosa de um chefe tribal, o mwanangana, que reinava com o apoio dos seus antepassados aos quais prestava culto.

Numa perspectiva etnológica, os Tchokwe destacam-se pela sua tradição artística, particularmente pelas suas esculturas e máscaras.

A máscara Mwana Pwo, usada  somente pelos  homens  (mas simbolizando o poder da mulher e o papel que ela exerce: educar, proteger e guiar os membros da sociedade Cokwe), representa  o ancestral  feminino que regressa à terra, com o poder de validar, ou criticar, a sociedade  Cokwe ou Tchokwe. A Máscara Mwana Pwo é exibida nas manifestações culturais, danças tradicionais do grupo étnico Cokwe, nas grandes manifestações culturais entre as quais a mukanda (circuncisão masculina). É feita em madeira esculpida nalguns casos pode ser feita de resina (raras vezes).

Se quiser aprofundar este assunto não deixe de ver o vídeo que se segue.

Sem comentários: