sexta-feira, julho 07, 2023

As Casas Cubo de Roterdão

Roterdão é a segunda maior e mais importante cidade dos Países Baixos. Sede do maior porto marítimo da Europa, possui cerca de 617 347 habitantes (dados de 2012). Está situada nas margens do rio Nieuwe Maas na província da Holanda do Sul. Parte da cidade está na ilha IJsselmonde.

Roterdão é uma cidade visitada por milhões de turistas porque é um dos lugares mais recomendados para férias urbanas inesquecíveis. Aqui encontrará museus interessantes, locais históricos fascinantes, centros culturais e também algumas verdadeiras pérolas no campo da arquitetura, com destaque para as famosas casas cubo (amarelas) que ficam no antigo porto da cidade.

As casas cubo, são um conjunto de edifícios habitacionais que foram construídos em Roterdão nos anos oitenta do século XX pelo arquiteto Piet Blom. Estas casas têm uma estrutura única que as tornou numa atração turística, incluindo uma delas que transformou Baal Koruka num apartamento museu aberto ao público em geral (todos os dias).

O complexo único de edifícios inclui nada menos que quarenta cubos ligados entre si num ângulo exato de 45 graus. Cada um deles tem três andares nos quais há três quartos, uma sala, um WC e uma cozinha. Em relação à altura do teto, é interessante saber que devido à forma geométrica única em que a casa é construída, o teto em parte tem apenas 1.5 metro de altura – o que exige atenção e cautela.

Ao longo dos anos os edifícios tornaram-se um nome familiar e transformaram-se num dos os símbolos icónicos de Roterdão.

Sem comentários: