sexta-feira, abril 02, 2021

A Flor - da - Paixão

Sabe o que é a Flor da Paixão?

A Flor da Paixão é a famosa flor do maracujá. Nativa da América do Norte, a passiflora (ou Passiflora incarnata) é uma planta perene, trepadeira de crescimento rápido, da família do maracujá.

O nome científico de Passiflora incarnata é uma referência à Paixão de Cristo, período de tempo que decorre até á morte de Cristo, de acordo com as Escrituras. Os missionários europeus usaram, no momento da descoberta da planta, no continente americano, um simbolismo cristão para lhe dar um nome. Na verdade, a flor da passiflora lembrou as unhas, a coroa de espinhos e o flagelo de Cristo durante o período de crucificação na Sexta-feira Santa.

A Passiflora incarnata era usada pelos índios norte-americanos para o tratamento da insónia, ansiedade e hipertensão.

Apesar dos efeitos psicoativos da planta estarem bem documentados a sua ação farmacológica ainda não é totalmente compreendida.

Com mais de 500 espécies na sua família - como as do maracujá roxo, amarelo e doce - ela é um tipo de planta medicinal que está muito presente em países como o Brasil. 

Afinal, o que é passiflora e para que serve a flor-da-paixão?

De coloração roxa, azul e branca a passiflora é uma flor perene que costuma ser usada em medicamentos fitoterápicos como calmante natural, para aliviar sintomas de stresse, insónia e ansiedade. Quando consumida sob a forma de chás, a planta proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, estimulando a produção de serotonina, hormona que ajuda a regular as emoções.

Esta planta medicinal também é rica em propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Além do efeito calmante, a passiflora possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar sintomas de cansaço, inchaço e dores no corpo, causados por inflamações. Ela também é composta por agentes bactericidas, que impedem o crescimento de bactérias no organismo.

Além de estimular o bem-estar, o chá de passiflora é indicado para o tratamento de dores de cabeça e depressão e ajuda a regular a tensão.

Se quiser ficar a conhecer melhor esta flor, não deixe de ver o vídeo abaixo. 

Não perca.

Sem comentários: