segunda-feira, março 29, 2021

"Come on and Dance Kohama Island"

KBG84
"Come on and Dance Kohama Island" é a primeira música de Kikuo Tsuchida e o grupo KBG84.  A música, muito otimista, promove a beleza de Kohamajima.
Atualmente com cerca de 30 membros, o KBG84 é um grupo local da ilha de Kohama, no Japão.  O nome do grupo significa "Kohamajima Bachan Gasho-dan” ou “Kohamajima Grandma Choir / Chorus”, sendo o número 84 uma referência à idade média das suas integrantes, pois esta varia entre os 50 e os 92 anos.

Ilha de Kohama
Antes de terem um número musical completo, o coro apenas cantava canções e realizava exercícios nas suas reuniões mensais no centro comunitário. O grupo começou porque houve um aumento significativo de mulheres mais velhas a morar sozinhas na comunidade. É preciso referir que o Japão tem uma população muito envelhecida, e as questões que envolvem os idosos estão a tornar-se uma prioridade máxima.

Esta música,  Come on and Dance Kohamajima,  tornou-se uma sensação na internet em julho de 2015. Esse facto fez com que o grupo se apresentasse em Tóquio no mês de outubro daquele ano, transformando estas avós em  " ídolos ".

Mais tarde fizeram uma apresentação em Singapura (2016), momento emocionante pois era a primeira vez que algumas delas saíam da sua ilha, num evento que marcou os 50 anos de amizade entre os dois países. 

Estas senhoras viveram longas vidas e compartilham connosco a beleza de sua pátria. São pessoas como as senhoras do KBG84 que nos lembram que devemos todos dançar e sorrir, para ultrapassar com positividade esta pandemia. 

Sem comentários: