sábado, março 13, 2021

Os Telhados de “Tesouro” ou “Tesoura”

Na cidade de Tavira o espaço urbano é de raiz medieval e quinhentista, mas, grande parte dos seus edifícios, remonta aos séculos XVII, XVIII e XIX.  Património importante que deve merecer todo o cuidado na sua preservação e reabilitação.

Dentre as marcas identitárias deste património há duas de reconhecido destaque: as tipícas portas ou janelas de reixa e os tradicionais "Telhados de Tesouro" ou de "Tesoura". 

Os Telhados de "Tesouro" ou "Tesoura" são um ex-líbris da cidade de Tavira e existem, principalmente, no centro histórico da mesma.

Não se sabe a sua origem nem quando começaram a ser construídos mas é possível identifica-los não só nas vistas panorâmicas (vistos de cima), como também nas fachadas dos edifícios, com a sua sucessão de triângulos.

O que são estes "Telhados de Tesoura" ou de "Tesouro"?

São telhados múltiplos, que nunca cobrem inteiramente um edifício, mas apenas cada uma das suas divisões. São, pois, telhados de quatro águas, muito inclinadas. Dada a sua inclinação, um único telhado não cobre um edifício na sua totalidade, a não ser que o edifício seja bastante pequeno. É por isso necessário construir telhados sucessivos. Estes cobrem, normalmente, uma única divisão da habitação (uma sala, por exemplo). Este facto faz com que seja possível saber quantas divisões tem a casa.

Estas coberturas de quatro águas, francamente inclinadas, são revestidas internamente com caniço e externamente com telha de canudo. O seu nome advém da ossatura interna de madeira geralmente chamada tesoura. Dado que, em norma, cada divisão da casa é coberta por um telhado de tesouro é comum observarem-se edifícios com telhados múltiplos, oferecendo ao céu de Tavira uma aparência muito peculiar.

Ao que parece, estes telhados, não têm nenhuma função de recolha de águas da chuva, nem têm nenhum fim utilitário. Podem ter origens Muçulmanas na arte de construir ou poderão ser o reflexo das relações marítimas com o Oriente

O que é certo é a raridade da beleza deste tipo de património arquitetónico existente no sul de Portugal sobretudo nesta bela cidade algarvia - Tavira.

Quando visitar Tavira, não se esqueça de reparar neles. É possível vê-los em/de vários pontos da cidade.

sexta-feira, março 12, 2021

Autorretrato no Toucador

 "Autorretrato no Toucador", é uma obra da pintora Zinaida Serebriakova.

Zinaida Serebriakova (1884 - 1967), foi uma das mais prestigiadas e conhecidas pintoras modernistas e impressionistas russas.

Zinaida Serebriakova nasceu no estado de Neskuchnoye, próximo a Kharkov (hoje Kharkiv, na Ucrânia) numa das mais refinadas e artísticas famílias do Império Russo, os Benois. O ator e escritor anglo-russo, Peter Ustinov, também era da família.

O "Capture-me como faria Rembrandt" é um grupo nas redes sociais onde as pessoas publicam cosplays de obras-primas.

O conteúdo é criado pelos seguidores que enviam as suas fotografias no estilo de pinturas e esculturas. Algumas pessoas tentam repetir os detalhes das obras com precisão enquanto outras fazem isso usando o humor. O resultado é, pois, sempre surpreendente. 

Aqui lhe deixo hoje o "Autorretrato no Toucador" de Zinaida Serebriakova.

quinta-feira, março 11, 2021

Carta a Eugénio de Andrade

Porto. Abril. Tantos de tal...

E continuo a teu lado,

Hoje como ontem. Igual

A mim próprio: abandonado

Por todos, menos por ti.

Posto que tão diferente

Seja o berço em que nasci

Da praia, livre, onde passas

Com Sol a pino. Sorriste

Alheio às minhas desgraças?

Vê: mendigo sou que aceita

Mesmo uma côdea de pão,

Mas que traz na mão direita

A flor que as roseiras dão...

Vela apagada ou acesa?

- Sei que me podem comprar

Tudo, menos a nobreza

De sorrir quando há luar...

Pedro Homem de Mello -  Poesias Escolhidas

quarta-feira, março 10, 2021

Os Bolos de Torresmos

Os Bolos de Torresmos são uma especialidade da gastronomia portuguesa, nomeadamente do Algarve (Monchique), Alentejo e Açores.

Tradicionalmente estes bolos eram confecionados quando as pessoas faziam as matanças de porco e assim se faziam também os torresmos. 

Os bolos de torresmos são então compostos por massa e torresmos e podem comer-se como petisco a qualquer hora do dia, quer ao lanche quer ao pequeno-almoço.

Se os quiser fazer aqui lhe deixo uma receita simples, da região de Monchique (Algarve).

Ingredientes:

Massa de pão

Torresmos

Banha q.b.

Preparação:

Juntam-se os torresmos à massa de pão e amassa-se tudo muito bem. Moldam-se depois pequenos bolos que se deixam repousar durante meia hora. 

Depois levam-se a cozer em forno bem quente, de preferência em forno de lenha.

terça-feira, março 09, 2021

Miami: O Mundo Segundo Os Brasileiros

Venha daí para mais um passeio virtual. 

Desta vez  o programa televisivo O Mundo Segundo Os Brasileiros leva-nos até uma cidade dos E.U.A.: Miami.

Miami, é uma cidade localizada no estado da Flórida. É a segunda cidade mais populosa da Flórida, depois de Jacksonville, e a 44ª do país. Tem origem numa povoação criada no fim do século XIX, que prosperou com o caminho-de-ferro e o porto. 

Miami é também conhecida por ter uma grande comunidade de refugiados cubanos, principalmente concentrados na Little Havana.

Vamos então conhecê-la um pouco melhor.

Ora veja.

segunda-feira, março 08, 2021

Mulher

«A mulher não é só casa

mulher-loiça, mulher-cama

ela é também mulher-asa,

mulher-força, mulher-chama


  E é preciso dizer

dessa antiga condição

a mulher soube trazer

a cabeça e o coração


 Trouxe a fábrica ao seu lar

e ordenado à cozinha

e impôs a trabalhar

a razão que sempre tinha


  Trabalho não só de parto

mas também de construção

para um filho crescer farto

para um filho crescer são

 A posse vai-se acabar

no tempo da liberdade

o que importa é saber estar

juntos em pé de igualdade


  Desde que as coisas se tornem

naquilo que a gente quer

é igual dizer meu homem

ou dizer minha mulher»

Ary dos Santos

domingo, março 07, 2021

Uma Aventura em Lisboa

Aprecie, no vídeo abaixo, uma Aventura em Lisboa. Esta é uma curta metragem de animação, de Otalia Caussé e Antoine Marchand, entre outros, sobre o "Eléctrico 28", numa aventura pelas ruas de Lisboa! 

Sinopse:

Um casal de turistas alemão está prestes a embarcar no lendário eléctrico 28, mas quando os freios se soltam, o que inicialmente seria um passeio tranquilo, transforma-se numa vertiginosa viagem pelas ruas de Lisboa… e com um bebé a bordo!

Ora veja.