sábado, março 13, 2021

Os Telhados de “Tesouro” ou “Tesoura”

Na cidade de Tavira o espaço urbano é de raiz medieval e quinhentista, mas, grande parte dos seus edifícios, remonta aos séculos XVII, XVIII e XIX.  Património importante que deve merecer todo o cuidado na sua preservação e reabilitação.

Dentre as marcas identitárias deste património há duas de reconhecido destaque: as tipícas portas ou janelas de reixa e os tradicionais "Telhados de Tesouro" ou de "Tesoura". 

Os Telhados de "Tesouro" ou "Tesoura" são um ex-líbris da cidade de Tavira e existem, principalmente, no centro histórico da mesma.

Não se sabe a sua origem nem quando começaram a ser construídos mas é possível identifica-los não só nas vistas panorâmicas (vistos de cima), como também nas fachadas dos edifícios, com a sua sucessão de triângulos.

O que são estes "Telhados de Tesoura" ou de "Tesouro"?

São telhados múltiplos, que nunca cobrem inteiramente um edifício, mas apenas cada uma das suas divisões. São, pois, telhados de quatro águas, muito inclinadas. Dada a sua inclinação, um único telhado não cobre um edifício na sua totalidade, a não ser que o edifício seja bastante pequeno. É por isso necessário construir telhados sucessivos. Estes cobrem, normalmente, uma única divisão da habitação (uma sala, por exemplo). Este facto faz com que seja possível saber quantas divisões tem a casa.

Estas coberturas de quatro águas, francamente inclinadas, são revestidas internamente com caniço e externamente com telha de canudo. O seu nome advém da ossatura interna de madeira geralmente chamada tesoura. Dado que, em norma, cada divisão da casa é coberta por um telhado de tesouro é comum observarem-se edifícios com telhados múltiplos, oferecendo ao céu de Tavira uma aparência muito peculiar.

Ao que parece, estes telhados, não têm nenhuma função de recolha de águas da chuva, nem têm nenhum fim utilitário. Podem ter origens Muçulmanas na arte de construir ou poderão ser o reflexo das relações marítimas com o Oriente

O que é certo é a raridade da beleza deste tipo de património arquitetónico existente no sul de Portugal sobretudo nesta bela cidade algarvia - Tavira.

Quando visitar Tavira, não se esqueça de reparar neles. É possível vê-los em/de vários pontos da cidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom. Obrigada. Numa tarde de aguaceiros enche-me o espírito.

São Coelho disse...

Ogda eu pela sua atenção. Espero que tenha gostado.