Água cor verde esmeralda rodeada de árvores e guardada por um castelo medieval, assim é o incrível Lago de Bled, na Eslovénia.
O lago possui origens glacial e tectónica e situa-se nos Alpes Julianos no noroeste da Eslovénia, onde confina com a cidade de Bled. O lago está situado num ambiente pitoresco, rodeado por montanhas e florestas.
Tudo parece ter saído de um conto de fadas ainda mais com um horizonte delineado pelos picos nevados dos Alpes Julianos. No alto de uma colina fica o castelo com mais de mil anos – um dos 30 palácios e castelos imperdíveis para conhecer na Europa. Já no meio do lago, uma ilhota, que abriga a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, chama a atenção de toda a gente.
Esta região é um dos principais destinos turísticos da Eslovénia. O Lago já foi sede do Campeonato Mundial de Remo em 4 ocasiões: 1966, 1979, 1989 e 2011 e fica a de 35km do Aeroporto Internacional de Liubliana e a 55km da capital, Liubliana. Com 2120 m de comprimento e 1380 m de largura, possui uma profundidade máxima de 29,5 m e tem uma pequena ilha (Ilha de Bled).
O lago circunda a Ilha de Bled. A ilha tem vários edifícios, sendo o principal deles a igreja da peregrinação dedicado à Assunção de Maria, construído na sua forma atual, perto do final do século XVII e decorados com restos de afrescos góticos de cerca de 1470. A igreja tem uma torre com 52m e há uma escadaria Barroca de 1655 com 99 degraus de pedra. A igreja é frequentemente visitada e casamentos são ali realizados regularmente. Tradicionalmente, é considerado boa sorte para o noivo carregar a noiva até a entrada da mesma, no dia do seu casamento, antes de tocar a campainha e pedir um desejo dentro da igreja.
Por tudo isto, Bled é uma experiência na Europa que todo viajante deveria ter pelo menos uma vez na vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário