Jhansi é uma cidade histórica no estado indiano de Utar Pradexe. Encontra-se na região de Bundelkhand, nas margens do rio Pahuj, no extremo sul de Utar Pradexe. Também chamado de Gateway to Bundelkhand, Jhansi está situado entre os rios Pahuj e Betwa a uma altitude média de 285 metros, no planalto da Índia central. Situa-se a cerca de 415 Km de Nova Deli e a 99 Km ao sul de Gwalior. A cidade murada original cresceu em torno do seu forte de pedra. O antigo nome da cidade era Balwantnagar. De 1817 a 1854, Jhansi era a capital do estado principesco de Jhansi, que era governado por Gurjar rajas. O estado foi anexado pelo governador geral britânico em 1854.
No século XVIII, a cidade de Jhansi serviu como capital de uma província de Marata e mais tarde do Estado principesco de Jhansi de 1804 a 1853, quando o território se tornou parte da índia britânica.
A terra é adequada para a produção de várias espécies de citrinos e de culturas que incluem o trigo, as leguminosas, as ervilhas e as oleaginosas. A região depende muito das chuvas da Monção para fins de irrigação. Sob um ambicioso projeto de canal (o canal Rajghat), o governo está a construir uma rede de canais para irrigação em Jhansi e Lalitpur e parte de Madhya Pradesh. O comércio de produtos agrícolas (incluindo grãos e oleaginosas) é de grande importância económica. A cidade também é um centro de fabrico de latão.
Jhansi está muito bem ligada a todas as outras grandes cidades em Utar Pradexe por redes rodoviárias e ferroviárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário