Sabe o que é um Pregão?
A palavra Pregão é um termo que vem do latim praecōne, "pregoeiro". Este nome masculino significa ato ou efeito de apregoar. É o anúncio público feito em voz alta; proclamação (divulgação pública do que pode ser negociado). É sinónimo de divulgação, sendo ainda cada uma das proclamações de matrimónio futuro (mais usado no plural). No Brasil, é modalidade de licitação para aquisição de bens e de serviços na administração pública (por exemplo: pregão eletrónico; pregão presencial).
Os pregões da nossa infância permanecem na nossa memória e imaginário. Estão ligados a produtos e a serviços de outros tempos.
Os pregões eram como ações de marketing de outros tempos, permitindo anunciar produtos ou serviços que estavam à venda. Assim se vendiam as castanhas, o peixe ou outro produto, mas também se podia vender um determinado serviço, como arranjar guarda-chuvas partidos, amolar facas, tesouras ou navalhas, etc.
O amolador, por exemplo, com o seu carro, anunciava a sua presença com o pregão "Amola tisoiras ó nabalhas!". Surgia com uma grande roda e tinha um pedal que servia para mover a pedra, normalmente já bastante gasta, fruto do tempo de trabalho.
Outro pregão possível: "Cá está o amolador, p’ra compor guarda-chuvas. Deito gatos em louça fina, olha o amolador á porta."
As peixeiras anunciavam: "olha sardinha boa bela e fresquinha".
Já os rapazes ou ardinas que vendiam jornais dos vendedores da lotaria anunciavam: "olha a sorte grande segunda-feira anda à roda sai ao vigarista."
E ainda alguns outros pregões: "Fáva tôrradiinha!; Fáva riiica! – Fááá-va rii-ca!"; "Méér-c´ò casál de perús!… Perú salôôiô! É sa-lôôiô!"; "Castanhas quentes e boas, quentinhas…"; "olha sardinha boa bela e fresquinha", etc.
A língua portuguesa tem uma riqueza fantástica. Assim, se quiser conhecer ou recordar outros pregões saloios ou outros pregões populares basta clicar aqui e aqui ou ver os vídeos abaixo.
Ora veja!
Sem comentários:
Enviar um comentário