sexta-feira, janeiro 13, 2023

As Nevadas de Penacova

As Nevadas de Penacova seriam originalmente produzidas pelas freiras do Mosteiro do Lorvão, sendo então conhecidas como "Palermos Cobertos". Após a extinção das ordens religiosas, a receita foi adotada pelas gentes locais, tendo recebido o nome de "Nevadas de Penacova". Atualmente este doce conventual é disponibilizado em pastelarias e outros estabelecimentos da região Centro.

As Nevadas de Penacova são pequenos bolos de massa fofa, com um cremoso recheio de ovos e cobertura de açúcar, também conhecidos por "Palermos Cobertos".

Ingredientes
6 Ovos
250 g Farinha
250 g (massa), 100 g (recheio) Açúcar
1 colher de chá bem cheia Fermento
qb Manteiga
12 Gemas de Ovo
1 Pau de Canela
Casca de Limão
Água
Preparação

Para obter a massa bate-se o açúcar com seis gemas e junta-se-lhes a farinha e as claras batidas em castelo. Coloca-se a massa em pequenas formas de queques e leva-se ao forno a cozer, sem deixar tostar.
Depois de prontas retira-se-lhes uma rodinha em forma de tampa, e escava-se, tirando o miolo com cautela para não romper as paredes do bolo. Deve guardar-se a tampa retirada.
Segue-se a preparação do recheio, para o qual são necessárias 12 gemas, 250g de açúcar, 1 pau de canela, casca de limão e água.
Põe-se a água ao lume com o açúcar e obtém-se um ponto baixo.
Afasta-se do lume e junta-se-lhe uma mistura das doze gemas de ovos e o miolo que se obteve da escavação dos bolos, depois de ter sido bem esfarelado.
Bate-se esta mistura muito bem para não talhar e leva-se ao lume brando para cozer as gemas, mas tendo o cuidado de não deixar o creme muito grosso.
Depois de morno deita-se um pouco deste doce em cada bolo e tapa-se com a tampinha.
Finalmente faz-se a cobertura, para qual são necessárias 12 claras de ovo e açúcar, batendo-se bem até obter uma cobertura espessa que cubra bem cada bolinho.
Em seguida, cobre-se com uma cobertura espessa de claras e açúcar peneirado.
Começa-se por colocar a nevada com a parte mais larga para baixo para barrar em volta e no fundo.
Quando estiverem secos viram-se e barra-se a parte de cima.

Nota: A cobertura que confere a cor branca às Nevadas de Penacova e que terá sido responsável pelo seu nome, resulta de um processo delicado e demorado, realizado em duas fases: após ser realizada a cobertura da base do bolo, segue-se um período de secagem, após o qual é voltado o bolo, com a base para baixo, e coberto o topo.

Sem comentários: