sábado, janeiro 14, 2023

Niue ou Niuê

Niue ou Niuê é um país insular localizado na Oceania. Situa-se a 2,4 mil Km a nordeste da Nova Zelândia, a leste de Tonga, ao sul de Samoa e a oeste das Ilhas Cook. A área terrestre de Niue é de cerca de 261 Km2, e sua população, predominantemente polinésia, era de cerca de 1,6 mil em 2016 (Niue é considerado o segundo menor país do mundo em população). A ilha é conhecida como a "Rocha da Polinésia".

Niue é uma das maiores ilhas de coral do mundo. O terreno da ilha tem dois níveis notáveis. O nível mais alto é formado por uma falésia de calcário ao longo da costa, com um planalto no centro da ilha, atingindo aproximadamente sessenta metros acima do nível do mar. O nível mais baixo é um terraço costeiro de aproximadamente 0,5 km de largura e cerca de 25 a 27 m de altura, que desce e encontra o mar em pequenas falésias. Um recife de coral rodeia a ilha, a única abertura no recife localiza-se na costa ocidental central, perto de Alofi, a capital de Niue. Uma característica fantástica deste país é a existência de várias cavernas de calcário localizadas perto da costa.

Niue é um estado autónomo em livre associação com a Nova Zelândia. Assim, a Nova Zelândia realiza a maioria das relações diplomáticas (embora não todas) em seu nome. 

Os niueanos são cidadãos da Nova Zelândia, e o rei Charles III é chefe de estado, na sua condição de rei da Nova Zelândia. Entre 90% a 95% dos niueanos vivem na Nova Zelândia, juntamente com cerca de 70% dos falantes da língua niueana. 

Niue não é um membro da ONU, mas as organizações da ONU aceitaram o seu estatuto de estado em livre associação, equivalente à independência, para os propósitos do direito internacional. Como tal, Niue é um membro pleno de algumas agências especializadas da ONU (como a UNESCO e a OMS e é convidado, juntamente com o outro estado não membro da ONU, as Ilhas Cook, para participar de conferências abertas a "todos os estados" das Nações Unidas.

E agora um outro vídeo sobre este paraíso no meio do Pacífico Sul.

Sem comentários: