domingo, dezembro 04, 2022

O Jogo do Chinquilho

O jogo do chinquilho, da malha ou do fito, é um jogo de origem antiga. A sua prática em Portugal remonta ao tempo da ocupação romana, segundo atestam alguns documentos. A popularidade do jogo é tal, em Portugal nos séculos XVII e XVIII, que o padre Raphaël Bluteau, define o Jogo do Fito no seu Vocabulário Português e Latino em 1713 : "Fito - um pauzinho fincado no chão (...) coisa que atiravam os antigos em diferentes jogos. Fito também se chama o jogo em que se põe um tijolo em pé, a que se atira para o derrubar ou para ficar mais perto dele. Parece-me que se pode usar destes termos por ter este jogo alguma semelhança com o dos antigos atletas romanos."

O jogo do chinquilho (da malha ou jogo do fito) consiste no arremesso de uma malha (discos de metal ou pedras chatas) de forma a derrubar um pino (e/ou deixar a malha - ou o fito - o mais próximo possível deste pino), que se encontra a cerca de dezoito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém um ponto. O jogo termina aos vinte e quatro pontos. No entanto, durante o jogo, os participantes com menos pontuação podem impôr regras, designadamente a mudança de jogo chamado "à sinca", em que o jogador pontua sem que a malha passe a linha de colocação do pino, bem como mandar a malha por baixo da pernas. 

O jogo da malha é um jogo de pontaria aparentado com a galocha bigoden, o jogo da relha e a petanca.

Em Portugal, é jogado após um dia de trabalho, ou ao domingo, e serve para confraternizar, passar um momento de divertimento e companheirismo.

        Notas: 

  1. Nos anos 80, realizavam-se todos os fins-de-semana campeonatos de Chinquilho na tasca das algarvias daí que tenha ficado com este nome. Na mesma altura, também se jogava o chinquilho, aos fins de semana, na freguesia do Lumiar em Lisboa.
  2. O jogo do fito é uma variante nortenha do chinquilho, criada por pastores, praticada assiduamente nas aldeias do distrito de Bragança.
  3. No Brasil, o Jogo da Malha, tanto como o de ferraduras, foi introduzido por imigrantes portugueses.

Sem comentários: