O jogo do chinquilho (da malha ou jogo do fito) consiste no arremesso de uma malha (discos de metal ou pedras chatas) de forma a derrubar um pino (e/ou deixar a malha - ou o fito - o mais próximo possível deste pino), que se encontra a cerca de dezoito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém um ponto. O jogo termina aos vinte e quatro pontos. No entanto, durante o jogo, os participantes com menos pontuação podem impôr regras, designadamente a mudança de jogo chamado "à sinca", em que o jogador pontua sem que a malha passe a linha de colocação do pino, bem como mandar a malha por baixo da pernas.
O jogo da malha é um jogo de pontaria aparentado com a galocha bigoden, o jogo da relha e a petanca.
Em Portugal, é jogado após um dia de trabalho, ou ao domingo, e serve para confraternizar, passar um momento de divertimento e companheirismo.
Notas:
- Nos anos 80, realizavam-se todos os fins-de-semana campeonatos de Chinquilho na tasca das algarvias daí que tenha ficado com este nome. Na mesma altura, também se jogava o chinquilho, aos fins de semana, na freguesia do Lumiar em Lisboa.
- O jogo do fito é uma variante nortenha do chinquilho, criada por pastores, praticada assiduamente nas aldeias do distrito de Bragança.
- No Brasil, o Jogo da Malha, tanto como o de ferraduras, foi introduzido por imigrantes portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário