quinta-feira, dezembro 03, 2020

O Labirinto da Saudade: O Filme

 

O Labirinto da Saudade (2018) é um filme do realizador português Miguel Gonçalves Mendes.

O realizador adaptou ao cinema uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa, "O Labirinto da Saudade" (1978) de Eduardo Lourenço, numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante. 

O escritor e filósofo Eduardo Lourenço projeta pelos espaços da sua memória as perguntas que até hoje nele perduram. "O Labirinto da Saudade", é  um filme sobre uma "nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria", mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa. 

Sinopse:

"O Labirinto da Saudade", realizado por Miguel Gonçalves Mendes, é um ensaio documental interpretado e narrado pelo próprio escritor. Aborda os quatro traumas que, segundo o livro, definiram o povo português: quem somos, o que fizemos, que atrocidades cometemos e quais os caminhos que podemos seguir. Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal.

O filme conta com outras figuras importantes da cultura lusófona da atualidade, entre as quais Álvaro Siza Vieira, Gregório Duvivier, Gonçalo M. Tavares, José Carlos Vasconcelos, José Manuel Afonso, Pilar Del Rio, Diogo Dória, Lídia Jorge e Ricardo Araújo Pereira. Cada um assume-se como interlocutor e condutor das reflexões apresentadas na obra. 

O filme tem argumento de Sabrina Marques e Diogo Figueira e foi maioritariamente filmado no Buçaco e na aldeia de Curia.

A cantora Adriana Calcanhoto interpreta a canção "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim, numa partição especial no documentário "O Labirinto da Saudade" do realizador Miguel Gonçalves Mendes (como pode ver no vídeo abaixo).

Sem comentários: