sábado, fevereiro 16, 2013

Conceição

Oiça Rui Veloso e Camané interpretando o tema "Conceição"  (com letra de Carlos Tê).


Ela não entra no café sozinha
Tem um bloqueio um modo de ser
Ela tem um receio do que possam dizer
Que alguém lhe passou quando era menina
E como coisas boas nunca ninguém ensina
Ela cora por tudo e por nada

Conceição

Olhos nos olhos olhos no chão
Qualquer coisa a embaraça
Essa conceição
Não sei que lhe faça
E é uma pena que aquele corpo
É todo lume lenha de arder
Mesmo a pedir mão de mexer ...
O amor enviou-me, sou seu missionário
Vim mudar a tua sina
Arejar o teu coração
Guardado em naftalina

Conceição

 

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Água - Operação Secreta

A água é um bem essencial à vida.
A "Água - Operação Secreta: A UE Promove a Privatização da Água" é um vídeo que sugiro que veja com muita atenção.
 Dá que pensar!
 Mais palavras para quê!

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Home

Ouça e veja o vídeo oficial de "Home", música do álbum  "It's Time" d o menino bonito da música canadiana, Michael Bublé.

Another summer day
Has come and gone away
In Paris and Rome
But I wanna go home
Mmmmmmmm

May be surrounded by
A million people I
Still feel all alone
I just wanna go home
Oh, I miss you, you know

And I’ve been keeping all the letters that I wrote to you
Each one a line or two
“I’m fine baby, how are you?”
Well I would send them but I know that it’s just not enough
My words were cold and flat
And you deserve more than that

Another aeroplane
Another sunny place
I’m lucky, I know
But I wanna go home
Mmmm, I’ve got to go home

Let me go home
I’m just too far from where you are
I wanna come home

And I feel just like I’m living someone else’s life
It’s like I just stepped outside
When everything was going right
And I know just why you could not
Come along with me
'Cause this was not your dream
But you always believed in me

Another winter day has come
And gone away
In even Paris and Rome
And I wanna go home
Let me go home

And I’m surrounded by
A million people I
Still feel all alone
Oh, let me go home
Oh, I miss you, you know

Let me go home
I’ve had my run
Baby, I’m done
I gotta go home
Let me go home
It will all be all right
I’ll be home tonight
I’m coming back home



 

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Soneto de Quarta-Feira de Cinzas


Por seres quem me foste, grave e pura
Em tão doce surpresa conquistada
Por seres uma branca criatura
De uma brancura de manhã raiada

Por seres de uma rara formosura
Malgrado a vida dura e atormentada
Por seres mais que a simples aventura
E menos que a constante namorada

Porque te vi nascer de mim sozinha
Como a noturna flor desabrochada
A uma fala de amor, talvez perjura

Por não te possuir, tendo-te minha
Por só quereres tudo, e eu dar-te nada
Hei de lembrar-te sempre com ternura.
Vinicius de Moraes - Rio de Janeiro, 1941.

terça-feira, fevereiro 12, 2013

O Entrudo na Terceira

O Entrudo na ilha Terceira (Região Autónoma dos Açores), é uma manifestação cultural muito apreciada e também muito diferente de outras, não só em Portugal, como noutros países. Pouco se sabe acerca da origem desta manifestação cultural. Pensa-se que estas danças foram trazidas para a ilha Terceira através dos povoadores, pois existem outras expressões culturais ligadas ao teatro e à dança em Portugal Continental. Todavia, há uma forte hipótese de esta tradição ter influências do século XVI, através dos autos vicentinos, ou seja, de Gil Vicente. Por isso, o Entrudo da Terceira é considerado como “o maior encontro de teatro português que se faz em língua portuguesa em todo o Mundo”.
Antigamente estas manifestações teatrais eram realizadas em locais abertos, em largos ou terreiros. Hoje,  para comodidade dos assistentes e dos próprios “actores”, passaram a realizar-se dentro de recintos fechados.
As danças e bailinhos que caracterizam o Entrudo da Terceira, têm vindo a evoluir muito, desde o enredo até ao próprio vestuário. O enredo de uma dança ou bailinho pode ser algo engraçado, ou algo que até pode não ter graça, mas como é cantado e dançado daquele forma, coloca o público a rir, sendo esse o maior objectivo destas manifestações. As danças do Entrudo são sempre dividias em três partes distintas:
A “entrada” ou “saudação”, em que se cumprimenta o povo e o local onde se encontram. O “assunto”, em que se apresenta o argumento da “Dança” e ao qual imediatamente se segue o enredo. Por fim, a “despedida”, em que se agradece a todos os espectadores a atenção dispensada com a “Dança” e se agradece, ao salão, à Casa do Povo, etc, por os ter recebido.
Cada uma destas partes é iniciada e concluída pela “Mestre” da “Dança”, sendo que a maior parte das vezes a “Entrada” e a “Despedida” é cantada apenas por ele.
Existem diversos tipos de danças: a Dança de Espada, a Dança de Pandeiro, o Bailinho e a Comédia. Todas estas manifestações têm uma vertente teatral e de crítica, pois, muitas vezes, os assuntos retratam os problemas da sociedade.
As Danças de Espada possuem um mestre e são puxadas por um apito e por uma espada. Estas, normalmente, tratam de assuntos mais dramáticos, como amores proibidos.
Os Bailinhos, também têm um mestre e são puxados através de um apito ou até mesmo através de uma “vareta”. Estes têm uma vertente mais cómica e retratam problemas da sociedade.
As Danças de Pandeiro são puxadas por um mestre que utiliza um pandeiro e por vezes um apito.
As Comédias estão mais vocacionadas para a crítica social e normalmente, não possuem nem música nem mestre. À excepção das restantes danças ou bailinhos, que demoram cerca de 45 minutos, as comédias não levam muito tempo.
Os trajes das personagens que integram estes grupos são fruto da imaginação dos criadores e do trabalho das costureiras.
Sugiro-lhe que veja, agora, um resumo do bailinho de carnaval, de 2012, "Morte Bem Teimosa", de Santa Cruz da Praia da Vitória (Terceira - Açores). Votos de bom Carnaval!

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Macau: Património da Humanidade

Macau é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China, desde 1999. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colónia europeia na China.
A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) é constituída pela península de Macau e por duas ilhas: Taipa e Coloane. Depois da constituição da RAEM, Macau age de acordo com os princípios do Governo Popular Central da RPC de "um país, dois sistemas", da "Administração de Macau pela Gente de Macau" e de "Alto Grau de Autonomia", gozando por isso de um estatuto especial, semelhante ao de Hong-Kong. Foi também garantido pela RPC, a preservação do seu sistema económico-financeiro e das suas especificidades durante pelo menos 50 anos, isto é, pelo menos até 2049. Macau tem uma superfície total de 28,6 km². Situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do Rio das Pérolas e a 60 km de Hong Kong. Faz fronteira a norte e a oeste com a Zona Económica Especial de Zhuhai, logo é adjacente à província de Guangdong. Macau tem cerca de 538 mil habitantes, sendo a sua esmagadora maioria de etnia chinesa.
A UNESCO aprovou, em 2005, a inclusão de Macau na lista de Património Mundial da Humanidade. Do Largo da Barra, onde está situado o Templo de A-Má, a deusa protectora dos pescadores e da cidade, passando pelo Largo do Lilau, junto ao qual se ergue a denominada Casa do Mandarim e que marca as recordações da comunidade macaense, seguindo pelo Largo de Santo Agostinho, do Senado, da Sé, S.Domingos e da Companhia de Jesus atravessamos parte da cidade marcada por construções chinesas misturadas com a traça europeia. Essa influência europeia está vincada nas fachadas das igrejas como S. Lourenço ou São José. Entre templos chineses, igrejas católicas, edifícios antigos, como o do Leal Senado, e fortalezas como o Quartel dos Mouros, a Fortaleza do Monte ou a Fortaleza da Guia, em redor da qual estavam situados alguns dos principais pontos de defesa da cidade, a história de Macau é revisitada e deixa à vista a evolução da cidade e a convivência de culturas diferentes. "O património histórico de Macau é produto único de mais de 400 anos de intercâmbio cultural entre o Mundo ocidental e a civilização chinesa", lia-se na apresentação da candidatura de Macau. "As origens do desenvolvimento de Macau como porto comercial internacional fazem do mesmo o único e mais consistente exemplo do intercâmbio cultural entre Europa e Ásia", assegura o mesmo texto.
Faça , agora, uma curta visita a Macau, Património Mundial da Humanidade, através da bela apresentação que seleccionei para hoje.

domingo, fevereiro 10, 2013

Empuriabrava

Empuriabrava ou Ampuriabrava (em castelhano) é uma das maiores marinas do mundo. Foi construída, numa região pantanosa, na costa de Girona (Costa Brava, Catalunha). Hoje é uma região turística por excelência e a cidade tem mais de 40 km de canais. Na estação alta (verão) a população atinge cerca de 80 000 pessoas. Venha daí, dar um pequeno passeio por esta pérola do Mediterrâneo, que é mais conhecida como a "Veneza espanhola". "Bora lá", porque não paga nada por este passeio turístico, até à Costa Brava.