sábado, junho 05, 2010

Será que é possível?

O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas, estimula a consciencialização mundial acerca do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção.
Ruanda, um país do Leste Africano, que está a adoptar uma transição para uma economia verde, será o anfitrião global do Dia Mundial do Ambiente 2010. O tema deste ano é: Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro. Esta é uma mensagem que põe ênfase na importância central da riqueza global de espécies e ecossistemas para a humanidade.
O Dia Mundial do Ambiente 2010, terá como objectivo mobilizar as pessoas mais do que nunca para o ambiente. Para isso, propõe uma enorme variedade de actividades que vão desde a plantação de árvores nas escolas, as limpezas nas diferentes localidades, os dias sem carro, os concursos de fotografia sobre biodiversidade, as caminhadas ao ar livre, as iniciativas de limpeza em parques urbanos, as exposições, as petições e as campanhas globais em prol do meio ambiente, etc.
O site oficial do Dia Mundial do Ambiente 2010 servirá para inspirar, informar e envolver as pessoas através de uma interactividade sem precedentes, oferecendo dicas, informações e estatísticas diárias sobre biodiversidade. As pessoas ao redor do mundo disporão, ainda, de uma plataforma onde podem registar as suas actividades, as campanhas de redes sociais e as competições que conectam as pessoas de todos os continentes.
O mais importante é ajudar a incrível variedade de vida no nosso planeta para que não aconteça o que sucede na Indonésia. Veja, já a seguir, aquele que é considerado o rio mais poluído do mundo.

sexta-feira, junho 04, 2010

Sinto

Sinto
que em minhas veias arde
sangue,
chama vermelha que vai cozendo
minhas paixões no coração.

Mulheres, por favor,
derramai água:
quando tudo se queima,
só as fagulhas voam
ao vento.
Federico García Lorca, in 'Poemas Esparsos'
Tradução de Oscar Mendes

quinta-feira, junho 03, 2010

O Aquecimento Global




Antecipando o Dia Mundial do Ambiente que se comemora dia 5 de Junho, proponho-lhe que veja a apresentação elaborada pelo aluno do 12º A, Nelson Figueiredo. O tema está na ordem do dia, porque vivemos já as consequências deste fenómeno. Não perca!

quarta-feira, junho 02, 2010

A Solidão Por...

Francisco (Chico) Buarque de Holanda definiu de forma exemplar a Solidão. Leia devagar. Dá que pensar!

Solidão não é falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
ISTO É CARÊNCIA.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
ISTO É SAUDADE.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...
ISTO É EQUILÍBRIO.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...
ISTO É UM PRINCíPIO DA NATUREZA.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
ISTO É CIRCUNSTÂNCIA .
Solidão é muito mais que isto.
SOLIDÃO É QUANDO NOS PERDEMOS DE NÓS MESMOS E PROCURAMOS EM VÃO PELA NOSSA ALMA.
Chico Buarque.

terça-feira, junho 01, 2010

Menino

No colo da mãe
a criança vai e vem
vem e vai
balança.
Nos olhos do pai
nos olhos da mãe
vem e vai
vai e vem
a esperança.

Ao sonhado
futuro
sorri a mãe
sorri o pai.
Maravilhado
o rosto puro
da criança
vai e vem
vem e vai
balança.

De seio a seio
a criança
em seu vogar
ao meio
do colo-berço
balança.

Balança
como o rimar
de um verso
de esperança.

Depois quando
com o tempo
a criança
vem crescendo
vai a esperança
minguando.
E ao acabar-se de vez
fica a exacta medida
da vida
de um português.

Criança
portuguesa
da esperança
na vida
faz certeza
conseguida.
Só nossa vontade
alcança
da esperança
humana realidade.
Manuel da Fonseca, in "Poemas para Adriano"

segunda-feira, maio 31, 2010

Vai pensamento, sobre asas douradas...

"Nabucco" é uma ópera de Verdi (com libreto de Temistocle Solera), escrita em meados do século XIX (1842), durante a ocupação austríaca do norte de Itália. A acção da ópera conta a história do rei Nabucodonosor da Babilónia. O "Coro dos Escravos" hebreus Va pensiero sull'ali dorate (vai pensamento, sobre asas douradas), devido a várias analogias, tornou-se uma espécie de hino nacionalista e o símbolo do nacionalismo o italiano. O próprio nome Verdi, que aparecia naquela época, escrito nas paredes, queria também na realidade significar, "Vitor Emanuel Rei de Itália". Vítor Emanuel viria a ser rei, mais tarde, já depois da unificação italiana. É um dos mais belos coros jamais escritos e ouve-se sempre com prazer.
A ópera Nabuco relata a história bíblica do cativeiro dos hebreus, na Babilónia, no século sexto a.C. Na ópera o coro " Va, pensiero" é cantado por exilados, junto às margens do Rio Eufrates, que lamentam a perda da sua terra natal. Por isso, rapidamente, se transformou num hino para os italianos que lutavam pela sua liberdade em relação à Áustria.
Giuseppe Verdi (1813) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner o era na Alemanha. Após a morte de Verdi, em 1901, enquanto o caixão era levado para o cemitério, uma multidão de cerca de 25000 pessoas entoou, espontaneamente, o coro "Va pensiero".
Va pensiero sull'ali dorate (tradução da letra do coro dos escravos Hebreus, da ópera Nabuco, de Verdi)
Vai, pensamento, sobre asas douradas
Vai e pousa sobre as encostas e as colinas
Onde os ares são tépidos e macios
Com a doce fragrância do solo natal!
Saúda as margens do Jordão
E as torres abatidas do sião.
Oh, minha pátria tão bela e perdida!
Oh lembrança tão cara e fatal!
Harpa dourada de desígnios fatídicos,
Porque choras a ausência da terra querida?
Reacende a memória no nosso peito,
Fala-nos do tempo que passou!
Lembra-nos o destino de Jerusalém.
Traga-nos um ar de lamentação triste,
Ou o que o senhor te inspire harmonias
Que nos infundam a força para suportar o sofrimento.

domingo, maio 30, 2010

Paixão em Santorini

Hoje proponho-lhe três formas falar de paixão. A primeira através de uma história de amor entre dois polvos. A segunda é um pequeno filme de animação que nos conta de forma exemplar esta bela história de amor. A outra é o prazer e a paixão que as viagens podem proporcionar, quanto mais não seja em sonhos ou através da net. O local por trás destas paixões é Santorini. Esta ilha é o elo de ligação entre estas três formas de paixão: o cinema, as viagens e um história bem contada. Como vai ver, Santorini é uma terra que suscita paixões.Paixões de vários tipos.
Santorini ou Santorino é um arquipélago vulcânico circular localizado no extremo sul do grupo de ilhas gregas das Cíclades, no mar Egeu, a cerca de 200 km a sueste da cidade de Atenas.Tem uma área total de aproximadamente 73 km² e uma população de 13.600 habitantes (2001). Deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallístē (que em grego significa "a mais bela"). Santorini é também o vulcão mais activo do denominado Arco Egeu. A forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que ocorreu há aproximadamente 3.500 anos atrás. Em Santorini pode passar o dia entre ruínas arqueológicas, a bronzear-se ao sol numa espreguiçadeira junto ao Mar Egeu, a subir a pé ou no lombo de um burrinho do Porto de Skala Firon até o centro de Fira. Deve passar o final do dia, na vila de Óia. Aí pode refrescar-se com a brisa fresca ou banhar-se numa piscina construída sobre o mar. Aprecie então o pôr do sol, de preferência com uma tacinha de vinsanto (o vinho fortificado local) na mão. Imagine (ou veja) o sol enorme, a descer lentamente até desaparecer no mar atrás da vila. Observe, então, as tonalidades que o céu adquire. Os tons que vão do vermelho ao roxo e do rosa ao lilás. É um espectáculo deslumbrante. Tudo o que sempre imaginou sobre as ilhas gregas está aqui: as casas brancas orladas a azul, as igrejinhas com cúpulas azuis, os sinos e os gatos. Mas, se quiser desfrutar de praia vá até à mais badalada: Red Beach. É uma praia de areia vermelha porque o arquipélago é de origem vulcânica, por isso, as praias têm areia escura. Se Marte tivesse praia, provavelmente seria como Red Beach, na extremidade sul, uma pequena baía de águas verdes emoldurada por uma falésia... vermelha, claro. Mas, continue a passear-se pelas encantadoras vilas encarrapitadas no alto das montanhas. É ali, nas vielas e nos becos tortuosos, nos cafés e nos terraços ou varandas debruçados sobre o mar, que está todo o charme da ilha. O encanto de Santorini está na sua geografia. Se não gosta de andar de burro ou a pé alugue um quadriciclo. Deste modo, fácil, divertido e barato pode conhecer a ilha toda. Pode passear-se por ruas floridas e de casas impecavelmente caiadas com fachadas de portas coloridas e flores nas janelas. Se tiver oportunidade, puder e quiser, vá de barco. Vai conseguir observar a melhor vista de Santorini.
Agora, veja como tudo isto e muito mais, está retratado neste pequeno filme de animação.