segunda-feira, julho 07, 2025

O Macaron

O Macaron é um dos doces franceses mais populares dos últimos tempos, mesmo no nosso país. 

Se for a Paris, nos Champs-Elysées vai encontrar a loja dos macarons mais famosos do mundo, a Laduréeque é uma famosa casa de chá francesa, que já conta com uma filial em Lisboa, na Avenida da Liberdade. 

O macaron é um biscoito redondo, que pode ter entre 3 e 5 centímetros de diâmetro. A massa é feita de claras de ovos em neve, açúcar e farinha de amêndoas, que é cozida até ficar crocante por fora e macia por dentro. Este biscoito tem ainda um recheio cremoso que pode ter diversos sabores, como por exemplo de ganache, de creme de confeiteiro ou de geleia, entre outros. Originalmente, eram produzidos em sabores clássicos, como baunilha, morango, café e chocolate, mas profissionais criativos foram inventando sabores novos. Os macarons são conhecidos também pelas suas cores vibrantes, que podem variar bastante de acordo com o sabor. 

Apesar de ter origem italiana, o macaron popularizou-se em França, principalmente a partir do século XVI, quando foi levado para a corte francesa por Catarina de Médicis

A origem da palavra macaron vem de "maccherone". Na Itália, a palavra "maccherone" é usada para designar uma massa leve. Como o macaron era um biscoitinho leve feito de amêndoas, açúcar e claras, então recebeu esse nome. Quando Catarina de Médicis o levou para França, os franceses não sabiam pronunciar a palavra maccherone. Rapidamente afrancesaram o termo que acabou por se tornar macaron

A receita do "Doce da Rainha" – como eram conhecidos –  foi mantida em segredo e estavam apenas ao alcance da nobreza.

No sec. XVIII as irmãs do Convento de Saint-Sacrement (em Nancy, na Lorena) popularizaram os macarons quando os começaram a produzir e vender.

No século XIX, o confeiteiro Pierre Desfontaines, da Ladurée, teve a ideia de unir dois biscoitos com recheio, criando a versão que conhecemos hoje.

Deixo-lhe a seguir uma receita da Filipa Gomes (24 kitchen) e ainda dois vídeos sobre os macarons

O processo de preparação pode ser um desafio, pois a massa é delicada e requer técnicas específicas. É importante seguir as instruções com atenção, pois o macaron é um doce sensível à humidade e à temperatura. 

Ingredientes:
100 gr Açúcar de Confeiteiro
1 chávena Amêndoas Peladas e Laminadas
1 c. sopa Cacau em Pó
2 Ovos tamanho L
4 c. sopa Açucar Fino
1 lata Leite Condensado Cozido
Ladurée - Paris

Preparação:
1. Aqueça o forno a 175ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
2. Junte amêndoas cruas laminadas e sem pele com açúcar de confeiteiro e triture tudo até ficar bem fino.
3. Adicione o cacau, e continue a triturar.
4. Quando tudo estiver em farinha, peneire para uma taça.
5. De seguida, bata as claras de ovo, e quando começar a formar uma espuma, adicione lentamente o açúcar fino, para que tudo fique bem incorporado.
6. Continue a bater até obter a consistência de picos duros, junte a farinha de amêndoa e envolva tudo suavemente.
7. Transfira a massa para um saco de pasteleiro e coloque no tabuleiro formas redondas com cerca de 3 centímetros cada, mantendo-as afastadas entre si.
8. Deixe repousar alguns minutos, e de seguida leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
9. Por fim, recheie os macarons com leite condensado cozido, e deixe arrefecer antes de poder surpreender os seus convidados.

Aqui vai o 1º vídeo.
E agora o segundo. 

Sem comentários: