Jaipur é a capital e a maior cidade do estado do Rajastão, na Índia. Tem cerca de 3 milhões de habitantes e foi fundada em 18 de novembro de 1728 pelo Marajá Sawai Jai Singh II, o governante de Amber.
Ela evoca a família real que governou a região e, em 1727, fundou o que hoje é conhecido como Cidade Antiga ou Cidade Rosa, que é a sua marca registada. No centro da sua organizada rede de ruas (algo pouco comum na Índia) encontra-se o luxuoso complexo do Palácio da Cidade, com seus jardins, colunas, pátios e museus. Parte do palácio ainda serve como residência real.
É conhecida como "A Cidade Rosa" (antigamente era denominada como a Cidade dos Marajás), já que em 1876 o seu marajá a mandou pintar dessa cor, para a visita do Príncipe de Gales.
Atualmente Jaipur é um importante centro de negócios, com todos os requisitos de uma cidade metropolitana. Jaipur foi incluída, em 2019, na lista de Património Mundial da UNESCO.
É uma cidade cheia de história pelo que há locais com muito interesse a visitar: o Palácio Real, o Palácio dos Ventos (um dos cartões postais do país) e o Jantar Mantar um observatório muito interessante para se conhecer. Mas, um passeio pela zona histórica da cidade é obrigatório!
Jaipur pertence ao famoso Triângulo Dourado: Delhi, Jaipur e Agra. Abriga várias outras atrações como o Templo Govind Devi, Vidhan Sabha, o Templo Birla, Rajput, entre outras.
Se não pode viajar até Jaipur proponho-lhe, agora, uma viagem virtual até esta bela cidade, através de dois vídeos do Louco Por Viagens).
Sem comentários:
Enviar um comentário