terça-feira, maio 23, 2023

As Calanques de Cassis e Marselha

 Nos arredores da pequena vila piscatória de Cassis fica um grupo selvagem e maravilhoso de enseadas secretas, protegidas pelo Parque Nacional Calanques, que é um dos trechos mais bonitos da costa mediterrânea da França. 

As Calanques de Cassis, localizadas na região da Provença, são pequenas praias formadas entre as falésias, na verdade, são enseadas de enorme beleza natural.

A descoberta destas lindas baías repletas de água azul turquesa são parte da aventura que deve ser feita na Provença francesa. Este é um local dos mais requisitados da França durante o verão e um dos lugares que mais atrai turistas durante todo o ano.

As Calanques de Cassis guardam algumas das praias mais bonitas do sul da França.

Mas quais são as principais Calanques de Cassis?

Para planear a sua viagem e não deixar nenhuma de fora, aqui lhe deixo algumas dicas acerca destas quatro (atenção que há mais) maravilhosas Calanques.

A Calanque de Port Miou:

Esta é a primeira das Calanques de Cassis. É muito acessível e caracteriza-se pelas centenas de barcos ancorados nas suas margens.

A Calanque de Port Pin:

A Calanque de Port Pin fica situada a meio caminho entre Marselha e Cassis. É considerada uma das mais selvagens e preservadas de todas e é ideal para famílias e crianças. A sua praia de areia e cascalho faz do cenário, algo de único!

O acesso até ela só é possível de barco ou a pé, através de um trilho de nível leve. 


Calanque d’en -Vau:

É provavelmente a Calanque mais querida e também a mais visitada de toda a França. Algumas pessoas consideram-na como um dos lugares mais bonitos do mundo!

Este é o destino perfeito para ver as águas mais azuis e as areias mais brancas de todas as Calanques. A Calanque d’en-Vau é realmente um lugar muito especial, que conquista de imediato todos os viajantes.

O acesso é feito de barco ou através de um trilho de dificuldade elevada, que vai de Port Pin até d’en-Vau. A caminhada leva cerca de 1h30min. Em compensação, a vista de todo o trajeto é deslumbrante!

As Calanques de Marselha:

É possível fazer uma travessia completa e conhecer todas as calanques que ficam entre Cassis e Marselha. 

Pelo caminho, passará ainda pelas Calanques Sugiton, Morgiou e Sormiou. Esta última é considerada a maior do Parque Nacional Calanques da França. Ela é bem conhecida por ter paredões que são ideais para a prática de escalada e por ser possível chegar até lá de carro. Devido ao seu tamanho, Sormiou parece uma piscina natural de águas cristalinas. É impossível não se deslumbrar com esta paisagem!

Sem comentários: