sábado, maio 27, 2023

COMO PODE O PR JOÃO LOURENÇO FALAR EM RECONCILIAÇÃO NACIONAL , QUANDO CONDECOROU TORTURADORES DO 27 DE MAIO ?

Maria Luísa Abrantes

COMO PODE O PR JOÃO LOURENÇO FALAR EM RECONCILIAÇÃO NACIONAL , QUANDO CONDECOROU TORTURADORES DO 27 DE MAIO ? 

É anormal e muito triste, que algozes do 27 de Maio continuem a ser louvados, recebendo condecorações como heróis , pela mão do PR JLO.

Se a memória não me falha , vi o nome do famigerado Carlos Jorge e de Wadigimbi da ex DISA , na lista dos mais recentes condecorados pelo Presidente João Lourenço . 

O medo imposto pelas actuais perseguições políticas , prisões arbitrárias e perca de emprego é tanto , que até a comunicação social , em especial a institucional , passou por cima desse absurdo , que equivaleria à exaltação de Hitler e seus mandatários no fuzilamento aos judeus dos campos de concentração nazi . O maior Partido da oposição também ficou mudo , porque viu grandes assassinos das suas hostes também beneficiados . 

Da mesma forma , continua-se a nomear para representar o país no exterior, como nas Nações Unidas e agora Portugal, alguém que não sei como conseguiu em simultâneo fazer carreira completa em dois serviços públicos incompatíveis, obtendo a patente de oficial superior do exército angolano , por ser militar amanuense , Secretária do pai do seu filho , o General Toka. No mesmo dia em que prenderam o Zé Mingas , Adjunto do General Nzagi, a Sra. Maria de Jesus Ferreira , Embaixadora em Portugal, acompanhada de militares , levaram uma ordem de desalojamento à esposa daquele, que teve de sair de imediato com o bebê , no prédio do Jacaré no Bairro do Alvalade . Não lhes foi permitido levar uma única peça de roupa , nem sequer o leite do bebê e o seu dinheiro que aí deixou . 

Corro o risco de ser processada por dizer a verdade , porque pelo que vimos , para protegerem os malfeitores, fizeram possivelmente um pacto de silêncio. Porém , se antes da independência onde tinha tudo , nunca me calei perante da injustiça a outros , para encontrar a liberdade do nosso país , não será agora que vou calar a voz da razão .  

Só conto o que vivi . As vítimas de espoliação que refiro , foram para minha casa e a Sra. que era mais alta que eu , teve que vestir a minha roupa , num período em que não havia nada nas lojas e para ter leite teria de se ir para a bicha . 

De forma similar , a então Secretária do Ministro da Defesa Iko Carreira , Alcina Dias da Silva "Xinda", ocupou a casa de José Van-Dunem, no mesmo dia em que o mesmo e sua esposa Sita Vales foram presos. Apenas porque segundo a Xinda a casa estava bem mobiliada , porque ela até habitava numa vivenda no Bairro do Cruzeiro. Enquanto isso , o apartamento do Zé Mingas era famoso porque tinha sauna . 

A promessa da entrega de certidões de óbito , não passou de uma farsa . 

Até hoje não me foi entregue a certidão de óbito de Tilú Mendonça, onde conste a causa da sua morte por fuzilamento. Sem a causa de morte as certidões de óbito são inválidas. Maior prova da ma' fe' , foi a entrega de umas ossadas quaisquer a algumas famílias. 

O Dr. Tito Mendonça foi um combatente pela liberdade. Não quis continuar como docente da Universidade de Medicina em Lisboa, para regressar ao seu amado país . Foi médico dos SAM , como médico do Hospital Militar , fez parte das Forças Integradas durante o Governo de Transição ( MPLA /FNLA /UNITA ) , foi médico e Delegado Provincial da Saúde do Kwanza Sul , de onde saiu aquando da invasão do exército da África do Sul , foi médico e Delegado Províncial de Saúde da Província de Malange, foi Professor Universitário e médico cirurgião dos Hospitais Américo Boavida e do Prenda e à noite dava aulas . 

 Não se pode propalar a necessidade de reconciliação e fazer jus ao título de Campeão da Paz , com a humilhação das verdadeiras vítimas do 27 de Maio e continuação das perseguições políticas no país . 

É urgente pacificar a nação com humildade , através de uma Comissão de Reconciliação e da Verdade , promover a meritocracia e acabar com as perseguições políticas . 

É imperioso colocar o país e os angolanos em primeiro lugar sempre , à frente de qualquer interesse pessoal. Os assessores do PR tem obrigações acrescidas na matéria."

Sem comentários: